Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
duvidas em C
vou tentar postar aqui mesmo e foda-se.

DISCLAIMER: não sou programador... então é 100% de certeza que o código está um lixo kkkk

o código está em https://paste.ofcode.org/35pjwe4pUbSaMWi2q3DZ47r

o gargalo começa na linha 33. Esse loop gira kk vezes, onde kk é o indice do vetor tempo. Por exemplo: se eu tenho um vetor de 10s, com sample rate de 100hz, então o vetor tem kk vai de 0 até 10/0.01 - 1. Normalmente eu trabalho com vetores de 10 a 180s. E ainda concateno vários vetores de tempo nesse tamanho aí. É ponto pra cacete pra um loop.

Enfim, se só rodasse uma vez o loop não era problema. O negócio fica lento um pouco mais pra baixo, na linha 38. Esse for loop é feito com o número de parâmetros a serem identificados. Esse número varia de 7 a 30. E aí meu sistema dinâmico tem suas equações de estado "calculadas" na função gradrespH. O problema maior ainda é que dentro dessa função gradrespH, é feito outro loop de kk vezes do vetor tempo.

Isso é necessário pq estou avaliando a sensibilidade da dinâmica do sistema para cada parâmetro a ser estimado. Eu já vi esse método rodando em C e era ridículo de rápido.

o código do gradresph está em https://paste.ofcode.org/QqkNPpAanP4Vtev3BTQGEW

Em resumo... tem que começar a mexer no gradresph. Se eu já conseguir acelerar esse for loop usando jit, numba ou qualquer outro artíficio maluco do numpy já vai ajudar. Se alguém puder dar uma luz...

[00:20] <rav3n> #hnet rlz pq vai de pasta de dente passada no saco ao determinismo q o machado de assis quebrou em umas 20 linhas de chat

http://internetisseriousbusiness.com/
Responder
Única coisa que sei com C é /format c:/ espero ter ajudado.
Responder
como eu n entendo mt bem o que faz, nao dá pra fazer o principal, q seria tentar algo realmente diferente (tipo preprocessar igual eu falei antes).

em todo caso, tu pode tentar ir otimizando aos poucos. se eu n tiver enganado, xrange é 1 pouco mais lento q range; tu copia o param pra paramp em toda iteraçao mas só edita o paramp no indice ip, entao nem precisava ter tantas copias do paramp.
Responder
Do pouco que conheço de python 2, acredito que o xrange seja mais rápido que o range, porque ele cria um lazy range (generator), enquanto o range aloca a lista de valores de uma vez.

Sugestões para o código:

- Veja se é possível e faz sentido usar classes para agrupas parâmetros da função. É muito parâmetro, rsrsrs

- Evite fazer qualquer aritmética diretamente em python, se você tiver alguma função de biblioteca que a faça. Por exemplo, o seu primeiro loop é um while em função de kzi, que é incrementado no fim com kzi+=1. Parece besta, mas essa aritmética com while é de 10 a 100 vezes mais lenta do que fazer um for kzi in xrange(0,Nzi).

- Diminuir a quantidade de linhas de código também pode aumentar o desempenho em linguagens interpretadas, tipo python. Por exemplo:

Código:
if kzi == 0:

iParX = NparID

iParX0 = NparID

else:

iParX = NparID + np.count_nonzero(parFlagX0[:,0:kzi])

iParX0 = NparID + np.count_nonzero(parFlagX0[:,0:kzi])

pode virar:

Código:
iParX0 = iParX = NparID if kzi == 0 else NparID + np.count_nonzero(parFlagX0[:,0:kzi])

- Começe otimizando essas coisas do loop mais interno, aninhado, para os mais externos.
Responder
Já testei trocar o while por for. Tinha lido isso. Mas o gargalo não é o while. Sequer dá diferença no tempo total de execução do programa.

O cprofile mostra que se gasta muito tempo nas funções de integração. A função de integração “integra-te.ruk4” é bem simples. O problema é que ela é chamada um caralhão de vezes, dentro de um for loop. A função é rápida, mas a quantidade de chamadas é insana.

Então eu entendo que, de alguma forma, eu teria que descer o nível desse for loop que chama a função de integração

Vou setar um repositório no github e mudar alguns arquivos pra um exemplo de um livro que tenho. Aí não dá problema... vou precisar de um tempinho, mas aí coloco o projeto completo

[00:20] <rav3n> #hnet rlz pq vai de pasta de dente passada no saco ao determinismo q o machado de assis quebrou em umas 20 linhas de chat

http://internetisseriousbusiness.com/
Responder
O seu maior problema é a complexidade desse algoritmo, tem muito for um dentro do outro, pelo o que observei brevemente.

Não é possível que você esteja repetindo o mesmo cálculo várias e várias vezes? Não sei, talvez os parâmetros se repitam.

Você pode utilizar programação dinâmica, que nada mais é do que armazenar os parâmetros e o resultado dos cálculos e antes de fazer novos cálculos buscar se o resultado já existe.

Se quiser apenas traduzir o código para C me parece tranquilo, mas trabalhoso. Vai precisar implementar varias funções que está chamando via bibliotecas, ou encontrar bibliotecas semelhantes em C. Outro problema é que em Python você não precisa se preocupar com overflow de variáveis inteiras, em C sim (não sei se é o seu caso).

Se tiver alguma dúvida mais específica sobre a tradução Python -> C estamos aí. Mas a primeira coisa que eu faria seria definir os tipos de cada parâmetro do seu método (int? unsigned? double? vetor? uma estrutura?, etc.)
Responder
Com aquele tanto de parâmetros nas funções que são chamadas, acho tiver estar havendo overlap, mas em python é tão fácil memoizar que não custa experimentar em um benchmark. Se um link ensinando a fazer: [url="https://www.python-course.eu/python3_memoization.php"]Clique aqui[/url]
Responder

Saltar Fórum:

usuários a ver este tópico: 1 Visitante(s)