07-14-2010, 01:45 AM
Yip Man/Ip Man é um filme que depende necessariamente de como você vê a cultura chinesa. Se você não tem afinidade ou simplesmente desconhece certos eventos históricos, personagens etc., vai se limitar a um filme de porradaria bem feito. Já no meu caso é diferente. Eu gostei dele e recomendei aqui por N motivos. Primeiramente porque trata de uma figura fantástica que foi o Yip Man de uma maneira bem interessante, sem ser uma biografia monótona. Segundo que o filme lidou com os fatos livremente deixando mais emocionante e bastante dramático às vezes. Mesmo com essa liberdade dos fatos, tratou muito bem as questões históricas (e certos personagens - fato mais notado no Ip Man 2) nas quais a vida do Yip Man se inseriu.
Falar que filme oriental é quase a mesma coisa é demonstrar grande desconhecimento do cinema oriental, haja vista o já mencionado Old Boy logo acima.
Ip Man é o melhor filme de luta desde Enter The Dragon, na minha opinião. Aliás, essa opinião virou algo corrente pro pessoal que acompanha filmes de luta.
PS: o melhor filme feito no oriente, na minha opinião, não é um filme com pessoas reais e sim uma animação, que é Akira do Katsuhiro Otomo. <img src='http://forum.hangarnet.com.br/public/style_emoticons/<#EMO_DIR#>/smile.gif' class='bbc_emoticon' alt=':gordice:' />
PS2: minha única crítica aos filmes (talvez mais ao diretor) é a seguinte. Como provavelmente não vai ser o terceiro (o Donnie Yen já disse isso algumas vezes, mesmo que indiretamente), teria sido mais interessante pegar a vida do Yip Man na adolescência dele. Dessa forma, inúmeros eventos da vida dele (mais exatamente combates importantes e relações com mestres) poderiam ter sido relatadas, aí no caso o 1 seria o 2 e o 2 seria o 3, fechando a trilogia.
Falar que filme oriental é quase a mesma coisa é demonstrar grande desconhecimento do cinema oriental, haja vista o já mencionado Old Boy logo acima.
Ip Man é o melhor filme de luta desde Enter The Dragon, na minha opinião. Aliás, essa opinião virou algo corrente pro pessoal que acompanha filmes de luta.
PS: o melhor filme feito no oriente, na minha opinião, não é um filme com pessoas reais e sim uma animação, que é Akira do Katsuhiro Otomo. <img src='http://forum.hangarnet.com.br/public/style_emoticons/<#EMO_DIR#>/smile.gif' class='bbc_emoticon' alt=':gordice:' />
PS2: minha única crítica aos filmes (talvez mais ao diretor) é a seguinte. Como provavelmente não vai ser o terceiro (o Donnie Yen já disse isso algumas vezes, mesmo que indiretamente), teria sido mais interessante pegar a vida do Yip Man na adolescência dele. Dessa forma, inúmeros eventos da vida dele (mais exatamente combates importantes e relações com mestres) poderiam ter sido relatadas, aí no caso o 1 seria o 2 e o 2 seria o 3, fechando a trilogia.
[center]
[/center]

