01-07-2013, 02:19 PM
Você quer estudar o que ?
3dsmax vc vai encontrar bastante tutorial em português, se idioma não for problema eu estudaria maya.. mas se encontra muitos tutos bons em inglês pra 3dsmax tbm.
Tente usar os 2 e vê com qual vc se acostuma melhor.. eu acho o 3dsmax ultrapassado demais em termos de UI, ele é todo blockado e duro, o maya te permite muito mais customizações.. sem contar que o max não vem tendo updates decentes faz tempo, só enche linguiça e ainda piora algumas coisas..
Sobre a segunda pergunta, depende o que vc quer fazer
Se for modelagem/escultura, não precisa estudar tanto iluminação/composição (vc vai ter que se preocupar com outras coisas, como anatomia, proporção etc), agora se vc quiser fazer trabalho arquitetônico, design de produto e coisas relacionadas a uma "imagem final" é importantíssimo pra se fazer um bom render
Se for animação/rigging, eu iria pro maya sem pensar 2 vezes.
3dsmax vc vai encontrar bastante tutorial em português, se idioma não for problema eu estudaria maya.. mas se encontra muitos tutos bons em inglês pra 3dsmax tbm.
Tente usar os 2 e vê com qual vc se acostuma melhor.. eu acho o 3dsmax ultrapassado demais em termos de UI, ele é todo blockado e duro, o maya te permite muito mais customizações.. sem contar que o max não vem tendo updates decentes faz tempo, só enche linguiça e ainda piora algumas coisas..
Sobre a segunda pergunta, depende o que vc quer fazer
Se for modelagem/escultura, não precisa estudar tanto iluminação/composição (vc vai ter que se preocupar com outras coisas, como anatomia, proporção etc), agora se vc quiser fazer trabalho arquitetônico, design de produto e coisas relacionadas a uma "imagem final" é importantíssimo pra se fazer um bom render
Se for animação/rigging, eu iria pro maya sem pensar 2 vezes.

