08-12-2015, 01:02 AM
[quote name='Dark_Rebirth' timestamp='1439333704' post='3350794']
Por isso que LoL sendo praticamente o jogo mais lucrativo atualmente não tem praticamente nada de features novas, eventos são uma piada, cliente é um lixo... etc.
Por isso que Diablo 3 recebe 1/5 dos updates do PoE.
...
Empresa ganhar + grana é diferente dela investir esse dinheiro nos jogadores... e esse é o problema. Riot pra quem não lembra era uma ótima empresa com ótimas idéias e que gostava dos jogadores, a idéia deles era criar um jogo que eles pudessem manter e que os jogadores, caso quisessem pudessem jogar tranquilamente sem gastar grana. Isso foi verdade por um bom tempo, era bem tranquilo comprar heróis, runas e talz... problema que com tempo isso mudou, reduziram gaha de ip pela metade, dobraram os preços dos heróis e pararam de fazer qualquer coisa pra melhorar realmente o jogo.
O problema do LoL é que ele e um exemplo de como a empresa não deve ser com os jogadores e de como os jogadores não podem defender essa porra enquanto estão sendo enrrabados.
[/quote]
Sim, eu concordo com tudo que tanto você como o Satanikk falaram. Meu ponto não é defender a Riot, até porquê nem jogar Lol eu não jogo.
Meu ponto é sobre muito das comparações que são feitas entre Dota2 e LoL do ponto de vista de monetização. Ambos são modelos completamente diferentes, e ambas tratam marketing, investimentos no jogo/competitivo de forma totalmente diferente.
A Riot utiliza LOL como não apenas um jogo em si, mas toda uma marca, seja no competitivo ou em especies de parcerias com patrocinadores/third partys. O "negócio" deles não é exclusivo no JOGO/SOFTWARE League of Legends, seja desenvolver engine/tools/client e outras porras de engenharia de sowftware que eu não tenho conhecimento. Boa parte do negócio deles também é midia/estrutura/propaganda e coisas do tipo.
A Valve é única na maneira como ela trata Dota2, embora ela tenha sim suas cagadas, é quase utopia qualquer outra empresa (Riot, Blizzard, etc) tratar o jogo da mesma forma. A Valve foca praticamente que 100% no desenvolvimento do jogo, tools/engine/client e deixa o resto para quem quer tentar monetizar em cima disso com criação de conteúdo artistico/mídia/esport e coisas do tipo. Um exemplo claro disso, é o próprio The International, se tu reparar, o evento é 100% focado nos players e na comunidade, não existe nenhuma propaganda. Porra, nem mesmo a marca VALVE tu ve associada ao maior evento que eles mesmos organizam, e o maior fator apelativo do The International, que é a gigante prize pool, é derivado de ferramentas criadas dentro do próprio jogo.
Na parte do jogo em sí, eu acho que não existe nenhuma empresa que faz igual a Valve, em relação a arrumar bugs, atender a pedidos da comunidade com relação a features dentro do jogo. Mas no lado midiático/esport, isso tem certos lados negativos sim, seja a instabilidade e falta de um cenário amador seja liga ou qualquer coisa do tipo que ajude a classificar times por região. Além em relação a criação de conteúdo, não existe nenhuma politica imposta pela Valve em relação a como é definido conteúdo criado dentro do jogo e como alguém possui algum direito de imagem sobre isso, inclusive isso é uma drama fodido em relação a galera que faz stream e vários youtubers da vida que constroem canais inteiros com videos de stream dessas pessoas. No caso o próprio streamer não consegue capitalizar em cima de algo que ele mesmo está fazendo. Não sei como é isso em outros jogos, mas em Dota2 alguns caras como Hexor e NoobfromUA são exemplos claros disso, os caras possuem um canal gigante baseado em conteúdo criado por jogadores, o que resulta num choro imenso...
Essa comparação com Dota2 é algo que o pessoal que joga LOL se queixa pra caralho, é só ver o reddit dos caras, qualquer tópico envolvendo comparação com tools/engine de dota2 possui altos upvotes com comentários falando sobre como Dota2 é realmente melhor. Mas é aquela, a maioria continua jogando, e a Riot não consegue jogadores apenas pela otimização/funcionalidades/especificação do jogo, existe muito marketing em cima, fora o efeito snowball de quando o jogo foi lançado. Eu só acho meio irreal o pessoal esperar as mesmas coisas de Dota2 no LOL tb. Claro que o pessoal que joga tem razão em reclamar, mas acho que a maioria não entende esse lado, e de quão diferente é a maneira como o jogo é tratado por ambas as empresas...
Por isso que LoL sendo praticamente o jogo mais lucrativo atualmente não tem praticamente nada de features novas, eventos são uma piada, cliente é um lixo... etc.
Por isso que Diablo 3 recebe 1/5 dos updates do PoE.
...
Empresa ganhar + grana é diferente dela investir esse dinheiro nos jogadores... e esse é o problema. Riot pra quem não lembra era uma ótima empresa com ótimas idéias e que gostava dos jogadores, a idéia deles era criar um jogo que eles pudessem manter e que os jogadores, caso quisessem pudessem jogar tranquilamente sem gastar grana. Isso foi verdade por um bom tempo, era bem tranquilo comprar heróis, runas e talz... problema que com tempo isso mudou, reduziram gaha de ip pela metade, dobraram os preços dos heróis e pararam de fazer qualquer coisa pra melhorar realmente o jogo.
O problema do LoL é que ele e um exemplo de como a empresa não deve ser com os jogadores e de como os jogadores não podem defender essa porra enquanto estão sendo enrrabados.
[/quote]
Sim, eu concordo com tudo que tanto você como o Satanikk falaram. Meu ponto não é defender a Riot, até porquê nem jogar Lol eu não jogo.
Meu ponto é sobre muito das comparações que são feitas entre Dota2 e LoL do ponto de vista de monetização. Ambos são modelos completamente diferentes, e ambas tratam marketing, investimentos no jogo/competitivo de forma totalmente diferente.
A Riot utiliza LOL como não apenas um jogo em si, mas toda uma marca, seja no competitivo ou em especies de parcerias com patrocinadores/third partys. O "negócio" deles não é exclusivo no JOGO/SOFTWARE League of Legends, seja desenvolver engine/tools/client e outras porras de engenharia de sowftware que eu não tenho conhecimento. Boa parte do negócio deles também é midia/estrutura/propaganda e coisas do tipo.
A Valve é única na maneira como ela trata Dota2, embora ela tenha sim suas cagadas, é quase utopia qualquer outra empresa (Riot, Blizzard, etc) tratar o jogo da mesma forma. A Valve foca praticamente que 100% no desenvolvimento do jogo, tools/engine/client e deixa o resto para quem quer tentar monetizar em cima disso com criação de conteúdo artistico/mídia/esport e coisas do tipo. Um exemplo claro disso, é o próprio The International, se tu reparar, o evento é 100% focado nos players e na comunidade, não existe nenhuma propaganda. Porra, nem mesmo a marca VALVE tu ve associada ao maior evento que eles mesmos organizam, e o maior fator apelativo do The International, que é a gigante prize pool, é derivado de ferramentas criadas dentro do próprio jogo.
Na parte do jogo em sí, eu acho que não existe nenhuma empresa que faz igual a Valve, em relação a arrumar bugs, atender a pedidos da comunidade com relação a features dentro do jogo. Mas no lado midiático/esport, isso tem certos lados negativos sim, seja a instabilidade e falta de um cenário amador seja liga ou qualquer coisa do tipo que ajude a classificar times por região. Além em relação a criação de conteúdo, não existe nenhuma politica imposta pela Valve em relação a como é definido conteúdo criado dentro do jogo e como alguém possui algum direito de imagem sobre isso, inclusive isso é uma drama fodido em relação a galera que faz stream e vários youtubers da vida que constroem canais inteiros com videos de stream dessas pessoas. No caso o próprio streamer não consegue capitalizar em cima de algo que ele mesmo está fazendo. Não sei como é isso em outros jogos, mas em Dota2 alguns caras como Hexor e NoobfromUA são exemplos claros disso, os caras possuem um canal gigante baseado em conteúdo criado por jogadores, o que resulta num choro imenso...
Essa comparação com Dota2 é algo que o pessoal que joga LOL se queixa pra caralho, é só ver o reddit dos caras, qualquer tópico envolvendo comparação com tools/engine de dota2 possui altos upvotes com comentários falando sobre como Dota2 é realmente melhor. Mas é aquela, a maioria continua jogando, e a Riot não consegue jogadores apenas pela otimização/funcionalidades/especificação do jogo, existe muito marketing em cima, fora o efeito snowball de quando o jogo foi lançado. Eu só acho meio irreal o pessoal esperar as mesmas coisas de Dota2 no LOL tb. Claro que o pessoal que joga tem razão em reclamar, mas acho que a maioria não entende esse lado, e de quão diferente é a maneira como o jogo é tratado por ambas as empresas...

