03-30-2016, 08:37 PM
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 03-30-2016, 08:48 PM por SoulHunter.)
[quote name='HellForce(FK)' timestamp='1459369462' post='3410425']
Soulhunter sou formado em direito, sei bem como são formadas as casas do congresso, das assembleias estaduais e camara dos vereadores, eu estou justamente discutindo estas imposições constitucionais.
Nem quero entrar na questão do presidencialismo, mas ao adotar sistemas norte americanos, nossa história, diferentemente da deles, possui estados irrelevantes criados na canetada, tocantins, amapa, etc..... ainda mais levando em consideração que não temos a proporcionalidade distrital, logo nossa representatividade política é muito falha.
faça uma reflexão simples e honesta: Você se sente representado lá em Brasília????????? QUEM TE REPRESENTA?????????? QUAL PARTIDO TE REPRESENTA???????
Vamos começar a pensar essa crise de representatividade com mais atenção
[/quote]
Estado criado por canetada metade dos Estados americanos o foram. Principalmente o Centro Oeste e Sudeste americano que eram colonias francesas e não tinham a mesma divisão que as 12 colonias. Toda fronteira de estado ou mesmo país é por definição uma fronteira artificial.
Com exceção de Alagoas e Sergipe (Estados criados pra punir uma rebelião de pernambuco, isso ainda pré império, todos os outros estados brasileiras foram criados conforme suas populações cresciam e ficava impossível administrar bem o estado. Ou seguiram raízes históricas ligadas ao centro econômico/cultural do local. Os estados Brasileiros são muito grandes, principalmente o do norte do país. E isso obviamente levou as formulas de presentatividade de cada estado atual.
Pra relembrar uma historia do formato dos estados Brasileiros de 1822 > 1888 > 1943 >1988 .
![[Imagem: 583px-Brazil_%281822%29.svg.png]](https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/6/65/Brazil_%281822%29.svg/583px-Brazil_%281822%29.svg.png)
![[Imagem: 607px-Brazil_%281889%29.svg.png]](https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/7/7b/Brazil_%281889%29.svg/607px-Brazil_%281889%29.svg.png)
![[Imagem: 607px-Brazil_%281943%29.svg.png]](https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/7/7b/Brazil_%281943%29.svg/607px-Brazil_%281943%29.svg.png)
![[Imagem: 607px-Brazil%2C_administrative_divisions...ed.svg.png]](https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/2/24/Brazil%2C_administrative_divisions_%28states%29_-_en_-_colored.svg/607px-Brazil%2C_administrative_divisions_%28states%29_-_en_-_colored.svg.png)
Maioria destes estados não tinham poderes plenos.
EX: Roraima e Amapá so viraram estados de fato em 1888. E apenas na década de 90 passaram a ter legislativo e judiciário. Guanabará era a capital igual hoje é o DF, Oeste do paraná era territorio pq era despovoadíssimo até a década de 50-60. (Cidades como maringá não tem 100 anos e Itaipu levo um grande fluxo de pessoas pra região).
E os Estados brasileiros continuarão a evoluir. A Tendencia é os Estados do Norte se dividrem mais conforme suas populações crescem e viram centros urbanos próprios. (Lembrar plebiscito do sul do pará). Sul, Sudeste e Nordeste se consolidaram e não deverão +ter mudanças.
Nada impede o centro oeste tb ganhar umas novas fronteiras no futuro.
Tudo depende de como seus centros econômicos e populacionais vão se desenvolver no futuro. E no fim quem decidirá é a própria população destes Estados. (Como previsto na CF 88).
Tocantins por exemplo foi criado porque a área era extremamente abandonada pelo estado de goias. Os repasses públicos não iam pra região e a população queria sim se separar de Goias.
Se vc procurar o PIB verá que a região se beneficiou bastante e teve crescimentos acima da média nacional. (Dificil achar números de 88-00, mas isso já prova meu ponto).
![[Imagem: TOCANTINS.png]](https://2.bp.blogspot.com/-pNqPZxgA8uk/VqVu_umo0lI/AAAAAAAADzM/lwyqyHbcOhg/s640/TOCANTINS.png)
Ponto 3: Vc ta fazendo uma salada de mistura de representatividade de candidato com partido com representatividade federativa de cada estado dentro da câmara.
O que vc botou em discussão acima foi a representatividade de cada Estado na câmara de Deputados e no Senado. Insinuando que a estados mais fracos do que parecem e estados +fortes do que deveriam.
No Senado cada Estado ganha 3 votos. È pra ser igualitário logo não entra em discussão se é ou não justo. È assim no mundo todo em legislativos Bicamerais.
Na camara. O minimo é 8. (muitos estados caem nisso) e o máximo é 70 (SP apenas chego no limite).
È atualizado a cada 4 anos de acordo com a população de cada Estado. Logo Estados +populosos tem +votos como RJ com 56 e estados menos populosos como Roraima ganham 8 pra terem um minimo de representatividade. (Não tem sentido vc tb dar representatividade fantasma, Mesmo sendo um estado pequeno o estado precisa ter uma voz).
Logo foi explicado no meu post e acima que sim, os estados são relativamente bem representados. Aqui ta a quantidade de cada Estado e pode ver facilmente que quando um tema converge e uma região vota Unida ela tem bastante força, principalmente sul e sudeste.
A formula não é perfeita mas ela tb ta longe de ser uma bagunça total.
maioria das criticas a formula é a complexidade dela, ela podia ser +simples pra facilitar o entendimento.
Quanto as votações ae que o bicho pega, pq a união dos Estados em votação não é tão homogênea assim. Minas e RJ nem sempre bicam com SP e ambos os Estados juntam conseguem vencer o SP em votos. Nordeste Bahia nem sempre bica com Fortaleza e Pernambuco por exemplo. RN e PE varias vezes brigam tb.
Norte é tão grande que é raro todos concordarem em algo ,exceto alguns temas federais que afeta a todos igualmente.
Existem sim temas em que todos de uma região convergem, mas não é uma regra sedimentada.
E economia não entra na conta da representatividade. Nem deve.
Agora se vc quer discutir representatividad de partido/candidatos. Nos saimos da representatividade federativa e passamos pra representatividade individual. Isso é outro tema.
Soulhunter sou formado em direito, sei bem como são formadas as casas do congresso, das assembleias estaduais e camara dos vereadores, eu estou justamente discutindo estas imposições constitucionais.
Nem quero entrar na questão do presidencialismo, mas ao adotar sistemas norte americanos, nossa história, diferentemente da deles, possui estados irrelevantes criados na canetada, tocantins, amapa, etc..... ainda mais levando em consideração que não temos a proporcionalidade distrital, logo nossa representatividade política é muito falha.
faça uma reflexão simples e honesta: Você se sente representado lá em Brasília????????? QUEM TE REPRESENTA?????????? QUAL PARTIDO TE REPRESENTA???????
Vamos começar a pensar essa crise de representatividade com mais atenção
[/quote]
Estado criado por canetada metade dos Estados americanos o foram. Principalmente o Centro Oeste e Sudeste americano que eram colonias francesas e não tinham a mesma divisão que as 12 colonias. Toda fronteira de estado ou mesmo país é por definição uma fronteira artificial.
Com exceção de Alagoas e Sergipe (Estados criados pra punir uma rebelião de pernambuco, isso ainda pré império, todos os outros estados brasileiras foram criados conforme suas populações cresciam e ficava impossível administrar bem o estado. Ou seguiram raízes históricas ligadas ao centro econômico/cultural do local. Os estados Brasileiros são muito grandes, principalmente o do norte do país. E isso obviamente levou as formulas de presentatividade de cada estado atual.
Pra relembrar uma historia do formato dos estados Brasileiros de 1822 > 1888 > 1943 >1988 .
Maioria destes estados não tinham poderes plenos.
EX: Roraima e Amapá so viraram estados de fato em 1888. E apenas na década de 90 passaram a ter legislativo e judiciário. Guanabará era a capital igual hoje é o DF, Oeste do paraná era territorio pq era despovoadíssimo até a década de 50-60. (Cidades como maringá não tem 100 anos e Itaipu levo um grande fluxo de pessoas pra região).
E os Estados brasileiros continuarão a evoluir. A Tendencia é os Estados do Norte se dividrem mais conforme suas populações crescem e viram centros urbanos próprios. (Lembrar plebiscito do sul do pará). Sul, Sudeste e Nordeste se consolidaram e não deverão +ter mudanças.
Nada impede o centro oeste tb ganhar umas novas fronteiras no futuro.
Tudo depende de como seus centros econômicos e populacionais vão se desenvolver no futuro. E no fim quem decidirá é a própria população destes Estados. (Como previsto na CF 88).
Tocantins por exemplo foi criado porque a área era extremamente abandonada pelo estado de goias. Os repasses públicos não iam pra região e a população queria sim se separar de Goias.
Se vc procurar o PIB verá que a região se beneficiou bastante e teve crescimentos acima da média nacional. (Dificil achar números de 88-00, mas isso já prova meu ponto).
![[Imagem: TOCANTINS.png]](https://2.bp.blogspot.com/-pNqPZxgA8uk/VqVu_umo0lI/AAAAAAAADzM/lwyqyHbcOhg/s640/TOCANTINS.png)
Ponto 3: Vc ta fazendo uma salada de mistura de representatividade de candidato com partido com representatividade federativa de cada estado dentro da câmara.
O que vc botou em discussão acima foi a representatividade de cada Estado na câmara de Deputados e no Senado. Insinuando que a estados mais fracos do que parecem e estados +fortes do que deveriam.
No Senado cada Estado ganha 3 votos. È pra ser igualitário logo não entra em discussão se é ou não justo. È assim no mundo todo em legislativos Bicamerais.
Na camara. O minimo é 8. (muitos estados caem nisso) e o máximo é 70 (SP apenas chego no limite).
È atualizado a cada 4 anos de acordo com a população de cada Estado. Logo Estados +populosos tem +votos como RJ com 56 e estados menos populosos como Roraima ganham 8 pra terem um minimo de representatividade. (Não tem sentido vc tb dar representatividade fantasma, Mesmo sendo um estado pequeno o estado precisa ter uma voz).
Logo foi explicado no meu post e acima que sim, os estados são relativamente bem representados. Aqui ta a quantidade de cada Estado e pode ver facilmente que quando um tema converge e uma região vota Unida ela tem bastante força, principalmente sul e sudeste.
A formula não é perfeita mas ela tb ta longe de ser uma bagunça total.
maioria das criticas a formula é a complexidade dela, ela podia ser +simples pra facilitar o entendimento.
Quanto as votações ae que o bicho pega, pq a união dos Estados em votação não é tão homogênea assim. Minas e RJ nem sempre bicam com SP e ambos os Estados juntam conseguem vencer o SP em votos. Nordeste Bahia nem sempre bica com Fortaleza e Pernambuco por exemplo. RN e PE varias vezes brigam tb.
Norte é tão grande que é raro todos concordarem em algo ,exceto alguns temas federais que afeta a todos igualmente.
Existem sim temas em que todos de uma região convergem, mas não é uma regra sedimentada.
E economia não entra na conta da representatividade. Nem deve.
Agora se vc quer discutir representatividad de partido/candidatos. Nos saimos da representatividade federativa e passamos pra representatividade individual. Isso é outro tema.
[url="http://sterrius.mypersonality.info"]
[/url][url="http://sc2sig.com/s/us/596347-1.png"][/url]


Spoiler