Avaliação do Tópico:
  • 4 votos - 2 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Depois de sete meses, será que tem alguma outra solução?
[quote name='Star.' timestamp='1461602530' post='3417051']

Adoro quando as pessoas comparam o imposto pago no Brasil com outros países utilizando o imposto de renda.

[/quote]

Pois compare tudo e me mostre que deveríamos ter os serviços públicos do mesmo nível da Suécia e Dinamarca.

Estou esperando.

[quote name='Hawk' timestamp='1461605265' post='3417063']

Sua hipótese é valida, mas a argumentação não.

Comparar só o IR não é válido. Como já discuti com o piva umas páginas pra trás, tem que se olhar como um todo.

E sim, no todo os países da Escandinávia tem uma cobrança maior de impostos. O IBPT estima cerca de 150 dias de imposto no ano para o brasileiro e cerca de 160 e 170 dias para Suécia e Dinamarca, respectivamente.

Mas olhe que interessante. Percentual é um número que engana.

Ao se pegar a renda média dda Escandinávia e cobrar 46% do seu ganho anual e 41% sobre o ganho anual do tupiniquim, no bruto, quanto se sobra, que é o que importa para viver? Percentualmente, menos. Mas no bruto, mais.

Enquanto na Escandinávia sobraria algo como 1700 usd após impostos sobre o salário medio mensal, no huehuebr sobraria 318 usd sobre o salário medio mensal, nesse dólar bizu de 2009.

Ao se analisar isso, vê-se que o problema é muito mais profundo do que uma simples diferença de impostos (que seria praticamente desprezivel), mas sim que aqui é um país que não sabe gerar riqueza.

Dei uma aproximada nos valores aí, mas o pensamento é esse.

[/quote]

Claro que uma comparação de impostos entre países é BEM mais complexo do que o meu ou o seu post. Eu quis justamente mostrar como brincando com números pode-se chegar a várias conclusões diferentes.

E deixar claro duas coisas:

1- Não somos o país que paga mais imposto do mundo

2- Não dá pra sair comparando serviços publicos do Brasil com os da Noruega/Dinamarca/etc. só porque a taxa de imposto é parecida.

E pra quem não entendeu: não defendo mais impostos. Na verdade tem que baixar e muito. Mas o MAIOR problema no Brasil não é o valor cobrado e sim a burocracia da cobrança e a injustiça social da maioria dos impostos.
Responder

Mensagem neste Tópico
Depois de sete meses, será que tem alguma outra solução? - por Cyrus - 04-26-2016, 07:20 AM

Saltar Fórum:

usuários a ver este tópico: 1 Visitante(s)