09-10-2017, 01:34 PM
i5 4460 sofre um pouco com o clock baixo, e PODE ser gargalo em algumas situações. Mas nada significativo, viu? Mudar o CPU vai transferir o gargalo pra GPU e o desempenho não vai mudar tantu.
|
Ryzen 5 ou 7?
|
|
09-10-2017, 01:34 PM
i5 4460 sofre um pouco com o clock baixo, e PODE ser gargalo em algumas situações. Mas nada significativo, viu? Mudar o CPU vai transferir o gargalo pra GPU e o desempenho não vai mudar tantu.
09-10-2017, 06:02 PM
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 09-10-2017, 06:02 PM por brender.)
[quote name='WiseDuck' timestamp='1505025694' post='3488025']
A previsão inicial da Intel era 2014. [/quote] Mas estou falando 7nm do RYZEN Próximo ano 7nm do RYZEN e até 2020 outro 7nm+ mas aperfeiçoando o processo vulgo RYZEN.
09-11-2017, 01:47 PM
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 09-11-2017, 01:55 PM por Tequila.)
Cara, tudo é muito relativo e sempre é bom pesquisar. Passei pela mesma coisa e digo a mesma coisa em todo novo tópico que aparece. HOJE, não faz sentido algum voce comprar um i5 7500/7600 que custa a mesma coisa, senão mais caro que um Ryzen 5 1600.
Voce pode achar que estarão te dizendo besteira desse negócio núcleos, mas com o crescimento da linha Ryzen, a Intel já se prontificou e lançou a 8ª geração dos processadores com 6 núcleos, PORÉM com socket diferente da 7ª geração. Como frisado pelo Brender, a AMD manterá o socket am4 por uns anos ainda. Sobre sua escolha entre R5 ou R7, irá depender da sua mobo. Tem gente que não se importa em colocar uma R7 em um chipset b350, mas recomendaria um x370 se for adiquirir o processador da família 7, por quê? Simples, a mobo x370 consegue segurar overclocks mais altos sem dar crash (e pelo amor de Deus, não vá nessa papinho fresco de não fazer overclock. Hj é a coisa mais ridículo a ser feita). Minha atual config é um r5 + mobo b350 + gtx 1070... o pc faz tudo de uma vez em uma velocidade incrível. Mês q vem vou investir num water cooler pra meter um over mais alto. http://www.terabyteshop.com.br/produto/7...e-16mb-am4 http://www.terabyteshop.com.br/produto/6...e-lga-1151
09-11-2017, 02:50 PM
Se overclock é tão simples de fazer, porque os processadores já não vem de fábrica com over ?? E so questão de economizar energia ??
![]()
09-11-2017, 02:58 PM
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 09-11-2017, 03:12 PM por Ares.)
[quote name='blizzlikes' timestamp='1505148630' post='3488091']
Se overclock é tão simples de fazer, porque os processadores já não vem de fábrica com over ?? E so questão de economizar energia ?? [/quote] Porque eles tem que vir absurdamente estáveis para não dar merda, então são testados e é medido algo como "esse chip vai até 3.7 aparentemente, mas a partir de 3.5 começa a gastar muita energia, sinal que tá forçando, então vamos garantir que em 3.5 tá suficientemente estável e marcar essa frequência". Talvez dê para pegar até uns 4.0 estável naquele chip, mas eles marcam um tanto abaixo por estabilidade e baixo consumo, o overclocker que suba até onde conseguir. Sem contar que gasto de energia sobe de forma não linear, logo acaba precisando de um bom cooler e fonte, principalmente se você alterar a tensão, o que é mais dinheiro gasto que poderia ser utilizado em outra coisa. Por isso não gosto muito desse bagulho, principalmente pelo fato que em geral os processadores são mais que suficientes para pegar 60 fps cravado nos jogos... para mim só é justificável se você tiver monitor 144 ou estiver jogando algum jogo muito intensivo na CPU que não tá pegando 60fps... https://www.pcper.com/reviews/Processors...eal-Winner Olha isso, o único que tem com e sem OC é o R7 1700 e eles mediram consumo. O único jogo que o processador stock fica abaixo de 60fps é no Civ6 que ele fica a 59fps. Overclocado vai para 66fps... Só que o consumo de pico sobe de 110W para 210W. Pra que diabo gastar o dobro da energia para 10% a mais de performance que você mal vai perceber? Outro: http://www.legitreviews.com/amd-ryzen-5-...z_194024/9 R5 1500X dos caras sobe de uns 100W para 150W de consumo para um aumento de 500MHz (0,5/3,7 = 14%). 14% a mais de performance para aumentar 50% do consumo. Resultado é quarto mais quente, conta de energia mais cara e você nem vai perceber bosta nenhuma no jogo... O problema de overclock não é que é fácil ou não de fazer, é que não compensa! Ainda mais se você gastar algumas centenas de reais em cooler + fonte melhor. ![]()
09-11-2017, 07:01 PM
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 09-11-2017, 07:04 PM por Rokelm.)
Uma coisa que eu sempre gostei da AMD ~e a capacidade absurda pra OC deles, tinha um phenon 945 antigamente fiquei quase 6 anos com o proc sem problemas ocndo sempre que alguma coisa nova saia. Nunca me deu problema.
tanto que sai dele pra esse i5 4460 aqui. que peguei em 2013. Vou dar uma segurada até a BF mesmo, esperando baixar os preços um pouco ainda, o proc em si não é caro mas as MB tão meio carinhas ainda. dai ja pego alguma coisa pra um up de VGA no futuro. peguei a 1060 BF passada. e fonte eu to bem. 850w da corsair comprei em 2008 eu acho. tinha comprado uma 650 dai os caras n tinham mais e me mandaram essa. eu tb to jogando em 2.5k acho que tinha esquecido de falar isso [color="#000000"]MB:Gigabyte Z97M-D3H[/color]; [color="#0000FF"]PROC: i5 4460[/color]; [color="#000000"]VGA: Gigabyte GTX 1060 6gb[/color]; [color="#0000FF"]MEM: 12GB Corsair 1600MHZ[/color]; [color="#000000"]FONTE: Corsair 850w[/color]; [color="#0000FF"]HD: 1Tera[/color]
09-12-2017, 02:21 AM
A questão do overclock não é tanto estabilidade e nem consumo de energia, apesar de influirem. O negócio é o processo de produção de processadores em lote, por exemplo, eles produzem mil processadores R7 que vendem por $500, mas sabem que só vão vender 600 por esse preço, então ao invés de reduzir o valor, eles vendem os outros 400 como processadores de classe inferior. Não perdem dinheiro pois produzir um ou outro é praticamente o mesmo preço.
09-12-2017, 09:19 PM
[quote name='Ares' timestamp='1505149087' post='3488092']
O problema de overclock não é que é fácil ou não de fazer, é que não compensa! Ainda mais se você gastar algumas centenas de reais em cooler + fonte melhor. [/quote] Compensar ou não, é situacional. Sem aumentar voltagem, o consumo não aumenta significativamente, ainda sendo "linear", e somente quando o computador é exigido. Sou a favor de fazer OC assim, sem mexer na voltagem. Tenho meu i5 2500k (3.3ghz) com overclock a 4.1ghz, e não precisei subir a voltagem. Em questão de temperaturas, não mudou muita coisa, e ele ajuda muito especialmente em situações de framerate mínimo. Esse post mostra como overclock pode extender a vida útil de um CPU velho. Ele fica no nível de processadores novos. Ao meu ver, nesse caso compensaria fazer o OC, pois você economiza MB e CPU novos! http://www.eurogamer.net/articles/digita...e-i5-2500k P.S.: há incluse estudos mostrando que overclock, sem overvolt (ou até com undervolt) aumentam a eficiência do conjunto todo, ao terminar certas tarefas mais rapidamente, se isso lhe permitir desligar o equipamento antes. Como por exemplo, em tarefas de renderização.
09-12-2017, 09:48 PM
É, o i5 2500k realmente é um dos casos que tenho que concordar que vale a pena um over... eu tem vez que me arrependo de não ter comprado ele quando montei o pc (pra variar fui mão de vaca e peguei processador barato) que estou agora, estaria overclocando até dizer chega para não comprar outro pc em breve...
Mas esse processador é exceção, via de regra a maioria não sobe algo significante sem overvolt e overvolt fode com tudo... (enfase no significante, 6 frames a mais num jogo que já roda a 60 pra mim não significa nada, talvez se tivesse um monitor top poderia significar, logo é meio situacional). ![]() |
|
« Mais Antigo | Mais Recente »
|