[quote name='Shadowik' timestamp='1354715152' post='2948161']
Naruto, você disse sobre fazer o hooby pagar por si mesmo.
Só que não vejo como fazer isso com magic, alguma dica?
[/quote]
Depende donde vive e sua dedicação ao hobby. Com paper Magic creio que é mais difícil, pois depende da premiação do local e skill level da turma que frequenta. Dedicação vem em ler artigos sobre Magic e se tem parças, treinar com eles com uma certa frequência (especialmente se pensa em participar em eventos mais pros).
Tipo onde vivo em LA tem 3 lojas. A que vou dá premiação em cash, boosters e store credit. Se tem 8 pessoas em Draft, sai uns 18 boosters (8, 6, 4) para os 3 primeiros de prêmio e o equivalente a isso em store credit. Se tiver mais de 16 negos, premiação sobe para até top 8. O skill level do pessoal que joga é mediano, apenas tem um ou dois negos que jogam PTQ regularmente. O resto é casual. Diria que o meu placing rate é de 30%. Booster draft custa $15. Em store credits com média de 12 pessoas (com RtR sendo popular, está tendo média de 20), se tiro primeiro lugar, store credits dá uns 30. Segundo receberia uns 20 e terceiro 15. Se perco, com as cartas que abro, posso pegar o suficiente para pagar o próximo Draft. No momento com o meu winrate, o Draft que faço paga por si mesmo. Com win rate pior, provavelmente deve dar para pagar 50% ~ 75% do Draft.
Já Standard, a maioria aqui tem deck bem competitivo. Diria que 50% terá listas similares a usadas em top 8 dos eventos principais daqui. Meu placing rate é similar ao Draft. A premiação é um pouco menor, pois o entry é 5 apenas. Todavia, você pode ganhar o promo do FNM mesmo sem estar top 3 e essa cartas, às vezes, cobre esse valor. Com o meu placing rate, está me pagando o suficiente até para pegar mais cartas com store credits. Imagino que com um winrate pior, dê para pelo menos manter-se. Ai você tem que ser bom negociador e atento a tendências do metagame local e dos campeonatos para ir adaptando o seu deck para que ele se mantenha competitivo. Infelizmente Modern e Legacy não são muito populares na loja, então não dá para treinar isso por lá.
Tem um artigo legal sobre isso: FNM Hero lá com o Medina (famoso por tornar um booster de Zendikar em um Power 9 em trocas). O artigo dele é justamente sobre isso. Como fazer o seu hobby se auto-sustentar:
http://legitmtg.com/
Logicamente nos EUA é bem mais fácil. Então tem que adaptar o que lê por ai para a sua realidade local.
Todavia, há uma ferramenta melhor agora como MODO. MODO permite grindar sem fronteiras basicamente. Não sou expert em MODO, apenas jogo na conta do meu cunhado ocasionalmente. Jogo lá block e draft. O meu winrate é também similar por lá e dá para mais ou menos pagar o que gasto. Imagino que com certa dedicação, pague por si mesmo e talvez dê uma certa grana para comprar mais cartas que necessita (caso tenha objetivo certo). Sem falar que MODO te ensina pacas como jogar melhor.
No final é ser dedicado e realmente apreciar todos os aspectos do seu hobby (especialmente financeiro) e tentar adaptar isso em alguma forma com o seu objetivo que você tem com ele.
[url="http://myanimelist.net/profile/AlecPyron"]
![[Imagem: akagisigcopy.jpg]](http://img29.imageshack.us/img29/8645/akagisigcopy.jpg)
[/url]
[url="http://www.playfire.com/AlecPyron"]My PlayFire[/url]
[size="1"]Eo tempore, cum tibi occuri,
Mihi vita laeta fuit,
Cum autem te nusquam conspexi,
Eo tempore mortem cognovi[/size]