[quote name='Vinland' timestamp='1439074590' post='3349972']
22 milhões? Bullshit.
A wikipedia fala em 22 milhões de baixas militares na WWII. É logisticamente impossível matar 22 milhões de civis.
[/quote]
A mesma Wikipedia diz que foram cerca de 45 milhões de civis mortos do lado aliado e 4 milhões do lado do eixo.
https://en.wikipedia.org/wiki/World_War_II
E a mesma Wikipedia cita de 17 a 21 milhões civis chineses mortos
https://en.wikipedia.org/wiki/Second_Sino-Japanese_War
Sim, é possível matar 22 milhões de civis. Os japoneses fizeram e os alemães também.
Só na URSS foram 13 milhões, e deve passar os 22 milhões chineses se somar com o resto das populações que sofreram na mão dos nazistas (judeus, poloneses, gregos, sérvios, ciganos etc)
https://en.wikipedia.org/wiki/World_War_...ian_losses
Os alemães só foram mais "eficientes" porque mataram isso em menos tempo (cerca de 3 anos) enquanto a guerra sino-japonesa durou 8 anos, começando mesmo antes do inicio oficial da WWII.
Eu já estudei muito sobre WWII, não sei dizer se tudo que foi citado no artigo do Góris aconteceu, ou se todas as fotos foram reais ou não, mas garanto que a grossa maioria são verdade sim.
EU sei que o anti-americanismo é legal, bem aceito e ajuda a pegar umas cocotinhas do DCE, mas tem que saber separar as coisas. Vocês podem ser contra o ataque nuclear, essa discussão vale até hoje e é uma questão de opinião. Mas isso não minimiza em nada os crimes japoneses que foram tão ruins quanto dos nazistas.
Tem basicamente três motivos que levam as atrocidades contra chineses a serem menos conhecidas, mesmo tendo morrido mais chineses do que qualquer outro povo na WWII:
1) Os chineses eram fracos militarmente. Mesmo com o Japão prostrado pelos EUA no final da guerra, eles pouco conseguiram fazer contra o Japão no front chinês. Logo não há batalhas memoráveis ou coisas para se orgulhar que ficaram famosas
2) Os próprios chineses exploraram pouco isso por causa da vitória dos comunistas na guerra civil, como foi citado no artigo do Góris
3) Os americanos também não exploraram muito isto porque não queriam prostrar toda a liderança japonesa da época da guerra, por um simples motivo: queria os comunas fora do Japão. Logo diversos comandantes mal foram julgados, o imperador continuou sendo imperador e os americanos fizeram o possível para acabar com o sentimento anti-japonês, que era muito forte na época da guerra.
De qualquer maneira hoje o Japão é um dos países mais pró-EUA que existem, com uma opinião popular mais favorável aos EUA do que na maioria dos países do mundo. Se eles tem essa opinião positiva é porque, mesmo com a destruição do Japão na guerra, os EUA foram muito importantes na sua liberação e reconstrução.
http://www.pewglobal.org/database/indica...untry/109/
Resumindo, tem mais gente que gosta de ficar querendo colocar na mesma balança bombardeios e genocídio aqui do que no país onde as bombas caíram.
[quote name='Gawayne' timestamp='1439206980' post='3350253']
Só digo duas coisas:
- Um erro não justifica do outro.
- A história é escrito pelos vencedores.
Exemplo simples? Engraçado como Hitler é pintado pelo menos umas 10 mil vezes pior que Stalin. E mencionado pelo menos umas 100 vezes mais quando se falam das desgraças da segunda guerra.
E vou dizer que o único motivo que sabemos de todas as merdas que a Russia fez é por que ela comprou briga com os EUA depois. Caso contrário Stalin seria um anjo até hoje.
[/quote]
Então você acha que os EUA cometeram tantos crimes quanto a URSS de Stalin mas é acobertado até hoje porque a história é contada pelos vencedores?