11-28-2014, 02:38 PM
Eu tinha escrito um wall of text aqui, mas meu teclado bosta me fez voltar a página e perder tudo, logo eu posto novamente.
|
Arte ao Lápis
|
|
11-28-2014, 02:38 PM
Eu tinha escrito um wall of text aqui, mas meu teclado bosta me fez voltar a página e perder tudo, logo eu posto novamente.
11-29-2014, 12:22 AM
Antes de mais nada, acredito q vc está bem a minha frente, pois ainda estou afiando o machado e vc já começou (não faço ideia de quando vou começar, pretendo pensar bastante antes).
Na verdade eu até cheguei a começar, mas vi que tinha muitas pontas soltas e precisava pensar melhor antes de começar de fato. Meu processo de criação está sendo todo mental no momento, pensei no esqueleto da história do início ao fim...agora estou pensando em mais personagens que poderiam ser adicionados. Minha inspiração eh Game of Thrones, em que o autor trabalha todos os personagens de uma forma bem realistica e investe atenção a todos - -o que tenho achado difícil, pois minha tendência tem sido investir mais no personagem q mais gosto, mas pretendo criar uma história sem personagem principal). Uma coisa que pretendo fazer mais pra frente eh montar todo o mapa mundi no RPGmaker (algo que aprendi na Adolescência, eh bem fácil de usar) para ter uma referência quando for descrever o ambiente. Outros fatores q tenho como norte são: -Ser imprevisivel o máximo q puder; -Deixar o leitor na expectativa ao final de cada capítulo; -Fazer brainstorm em cada ponto interessante da jornada, e escrever no mínimo 3 caminhos possíveis (para escolher o melhor); -Tentar passar algum conhecimento para o leitor (já vi em um artigo que o leitor gosta disso); -Criar personagens q inspirem e que as pessoas se identifiquem. Eu tenho que aprender a explorar melhor as emoções, algo que acho fundamental e que tenho buscado aprender através da leitura. Eu tenho bastante conhecimento em história militar, e explorei bastante isso no esqueleto da história principal....ultimamente eu venho lendo sobre filosofia, história em geral, psicologia, relações internacionais, e romances (sim eu sou meio doido, mas adoro esses assuntos e pretendo deixar o cenário e os personagens o mais realistico que puder). Tb tenho estudado português, pois estou mt enferrujado =d Tenho gostado bastante do processo de criação, tenho certeza que vou escrever esse livro. E vc, segue algum norte ao escrever? tem tido alguma dificuldade? como tem sido seu processo criativo
11-29-2014, 12:07 PM
[quote name='-Gunner' timestamp='1417227730' post='3271416']
Antes de mais nada, acredito q vc está bem a minha frente, pois ainda estou afiando o machado e vc já começou (não faço ideia de quando vou começar, pretendo pensar bastante antes). Na verdade eu até cheguei a começar, mas vi que tinha muitas pontas soltas e precisava pensar melhor antes de começar de fato. Meu processo de criação está sendo todo mental no momento, pensei no esqueleto da história do início ao fim...agora estou pensando em mais personagens que poderiam ser adicionados. Minha inspiração eh Game of Thrones, em que o autor trabalha todos os personagens de uma forma bem realistica e investe atenção a todos - -o que tenho achado difícil, pois minha tendência tem sido investir mais no personagem q mais gosto, mas pretendo criar uma história sem personagem principal). Uma coisa que pretendo fazer mais pra frente eh montar todo o mapa mundi no RPGmaker (algo que aprendi na Adolescência, eh bem fácil de usar) para ter uma referência quando for descrever o ambiente. Outros fatores q tenho como norte são: -Ser imprevisivel o máximo q puder; -Deixar o leitor na expectativa ao final de cada capítulo; -Fazer brainstorm em cada ponto interessante da jornada, e escrever no mínimo 3 caminhos possíveis (para escolher o melhor); -Tentar passar algum conhecimento para o leitor (já vi em um artigo que o leitor gosta disso); -Criar personagens q inspirem e que as pessoas se identifiquem. Eu tenho que aprender a explorar melhor as emoções, algo que acho fundamental e que tenho buscado aprender através da leitura. Eu tenho bastante conhecimento em história militar, e explorei bastante isso no esqueleto da história principal....ultimamente eu venho lendo sobre filosofia, história em geral, psicologia, relações internacionais, e romances (sim eu sou meio doido, mas adoro esses assuntos e pretendo deixar o cenário e os personagens o mais realistico que puder). Tb tenho estudado português, pois estou mt enferrujado =d Tenho gostado bastante do processo de criação, tenho certeza que vou escrever esse livro. E vc, segue algum norte ao escrever? tem tido alguma dificuldade? como tem sido seu processo criativo [/quote] Eu também passei pelo processo mental durante uns bons bocados. As histórias mais complicadas de serem escritas sempre começam com um conjunto de pensamentos que habitam a mente do escritor durante um tempo para só depois se tornarem escrito. Creio que seja um processo necessário já que leva algum tempo para nós fecharmos os primeiros ciclos de sentido da história (tapar as primeiras lacunas de composição). E quanto mais você progride em tapar essas lacunas, criando uma ambientação crescente, mais fácil se torna continuar a história porque ela passa a ser cada vez mais intuitiva - quase chegando ao ponto de se tornar um jogo de tabuleiro em que você, como escritor, tem apenas que mexer as peças. Por isso, creio eu que a maior dificuldade de uma história seja o início (que foi uma das coisas que mais me deu trabalho até então). Em se tratando do início (que na minha história é um dos pontos mais críticos), eu tive que escrever sobre coisas que o leitor não saberá - pelo menos não diretamente - para que eu mesmo pudesse entender porque as coisas aconteceram daquela maneira. Não precisei escrever um livro a parte, apenas algumas páginas. Mas que realmente foram necessárias para minha própria compreensão. Sobre um norte a se seguir: Em se tratando de escrever, eu gosto de enfatizar os sentimentos e as emoções dos personagens. Por isso, nesta história, creio que não haverá muitas "trocas de cenas" já que a grande graça de tudo estará especialmente concentrada na relação entre três personagens e como eles chegaram a ter que "andar juntos" e o que eles aprenderão com isso. Então, diria que - até agora - eu tenho três personagens com alto poder de carisma e que são os grandes responsáveis pela funcionamento da narrativa. É claro que não é apenas isso. Como sou ligado a exploração sentimental, todos os demais personagens, especialmente os maus, terão suas emoções exploradas. E creio que, em referência aos personagens maus, será uma grande oportunidade de dramatizar muito a história e até de deixá-la sombria em alguns pontos. Quero uma ideia do tipo: "estamos seguros neste vilarejo e nos amamos. Mas, precisaremos sair e encontraremos um ambiente de medo em que nossos amores estarão seriamente ameaçados". Outra questão que gosto muito é o uso da linguagem/imagem figurativa (que é a minha opção pela fantasia). Por exemplo: a falsidade, a maldade e a mentira podem ser representadas por personagens mágicos com habilidades de enganar as pessoas, mas que, na verdade, escondem um monstro horrível dentro de si. Isso também ajuda a definir o bem e o mal com um pouco mais de clareza (uma situação importante na minha história), embora eu possa muito bem envolver o leitor com algum personagem bonzinho e trucidar suas expectativas relevante uma terrível maldade e falsidade por parte do tal personagem. O limite é o céu para essas coisas e o escritor pode brincar com isso. Dificuldades: As lacunas são normais na medida em que se escreve uma história. E o desafio é fazer a história crescer tapando suas lacunas. Isso exige em parte pesquisa e parte criatividade. No meu caso, como lido com uma história de fantasia, dependo mais da minha engenhosidade em tapar essas lacunas do que propriamente pesquisa - já que a fantasia não tem obrigação de seguir os ritos da realidade histórica, por exemplo. Penso que a habilidade de criar uma história sem lacunas profundas tenha a ver com o exercício (a prática) de escrever histórias e contos. Fora isso, no meu caso, a dificuldade também está no desenho - que estou diariamente procurando meios de nivelar minhas habilidades para ilustrar meus personagens da melhor maneira possível. Processo criativo: Arte e escrita, no meu caso, andam e paralelo. Diria até que a escrita surge do desenho, como também ocorre o inverso. Eu sou dependente do desenho para escrever, pois, como tenho tal habilidade, necessito de uma referência visual dos personagens para imaginá-los perfeitamente na história. É por essa questão que estou fazendo um conjunto de ilustrações monocromáticas dos personagens até agora. Como disse, desenho e escrita são complementares pra mim e, quando trabalho nos dois, me sinto inteiramente satisfeito como escritor. Nos comentários anteriores, você poderá ver boa parte do processo criativo até agora. Acredite na sua ideia. Há muita gente no Brasil fazendo as coisas acontecerem, produzindo novas formas de cultura. Editora Crás, do Thiago Apyked (que publica no youtube dicas valiosas de desenho) e a Super Nova Produções que trabalha com uma linguagem diferenciada de HQ sem deixar de lado a qualidade do traço e uma boa história. São iniciativas que muitos não conhecem, mas que existem e estão se sedimentando no mercado. É tudo uma questão de querer e acreditar nisso. Gostei da tua ideia e gostaria de saber mais sobre a tua história. Grande abraço! ![]() "Monstros são reais e fantasmas são reais também. Vivem dentro de nós e, às vezes, vencem." Acompanhe-me na Central de Quadrinhos: http://centraldequadrinhos.com/forum/ind...or/page-67
11-29-2014, 01:46 PM
Minha história precisa de muitos retoques ainda, basicamente oq posso adiantar:
-A história é uma transição entre mundo clássico e medieval, em um continente fictício; -Muitos dos personagens são inspirados em personagens reais do passado, assim como alguns eventos...pq isso? Seguindo o exemplo de Game of thrones novamente, para dar profundidade aos eventos e personagens artigo: http://estantegeek.com.br/inspiracoes-hi...f-thrones/ -A história envolve todos os países do continente, com toda brutalidade do mundo antigo -- com bastante jogadas políticas. -Batalhas bem detalhadas, pensadas milimetricamente, -Eu quero colocar bastante situações empreendedoras e liderança, já vi em um artigo q as pessoas gostam disso tb =d Já percebeu oq deixa naruto tão legal? Pra mim foi o fato de ter uma história desconhecida (bem longa e itneressante) atrás da história principal....algo q venho desenvolvendo tb, a história por trás da história. Quando a história estiver mais desenvolvida eu posto aqui mais detalhado, pois não quero começar no esqueleto q pensei...quero criar uma história anterior ao esqueleto e depois avaliar por onde vou começar.
11-29-2014, 06:00 PM
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 11-29-2014, 06:01 PM por Zelador.)
Parece ser uma boa história. E essa técnica de pegar elementos históricos (envolvendo os interesses da política, do clero corrupto etc) para produzir personagens e realidades fictícias pode ser bastante interessante, a julgar pelo próprio George Martin que conquistou muitos fãs com esse tipo de abordagem narrativa. E creio que a brutalidade seja necessária em toda história para dramatizar o negócio e dar um quê a mais de seriedade.
Espero que você poste os seus passos por aqui. Não precisa revelar, se não quiser, mas os passos da produção seriam interessantes. Rsss! [size="5"]. . .[/size] E aqui a pintura pronta da minha personagem principal: ![]() Uma grande satisfação já que se trata de um trabalho feito inteiramente com materiais profissionais. Pela primeira vez, consegui um bom resultado com os lápis de cor profissionais que, por serem tão diferentes dos comuns, me deram muito trabalho até finalmente me adaptar à mecânica de trabalho. Valeu muito a pena apesar de eu ter demorado tanto para produzir minha segunda pintura completa (a primeira foi uma sereia) com esses materiais. Tudo porque, como disse, não sabia usá-los corretamente. É, amigos, a paciência é uma bênção que quase chegou a me faltar devido às dificuldades constatas logo de início, assim que recebi meu primeiro estojo de lápis de cor profissionais. Mas, era apenas uma questão usá-los corretamente. E que, embora seja algo muito simples, eu tive que descobrir vagarosamente fazendo um sem-número de testes até chegar a essa pintura. Por isso, uma coisa eu gostaria de deixar aqui: paciência sempre e em todas as questões da sua vida. Quando um trabalho parecer grande demais ou difícil, respire fundo e comece devagar... e do começo. Sem pensar em mais nada. Abração! ![]() "Monstros são reais e fantasmas são reais também. Vivem dentro de nós e, às vezes, vencem." Acompanhe-me na Central de Quadrinhos: http://centraldequadrinhos.com/forum/ind...or/page-67
11-29-2014, 06:51 PM
Claro, vou compartilhar sim!
Só não quero falar da história ainda por estar mt seca e mal acabada, mas pretendo compartilhar minhas experiências com a produção sim. Infelizmente não posso contribuir mt agora, pois ainda n comecei, mas tenho mais algumas perguntas para vc q já começou =D - Vc elaborou diversos eventos separados ou está elaborando tudo de forma linear? -Tem algum autor que seja sua inspiração? -Vc já pensou em como vai comercializar esse produto? -Vc estabeleceu um público-alvo antes de começar a escrever? -Vc já pensou em todo o esqueleto da história? Tem usado algum modelo para auxiliar na produção (digo, alguma tecnica usada para elaborar a história e passar para o papel); - Chegou a pensar em um número de páginas que espera do seu livro ou tem deixado fluir? on Topic: Seus desenhos são mt bons, tenho certeza que te inspiram no desenvolvimento da história....eu tenho uma curiosidade, quanto tempo vc gasta em média em cada desenho?
11-30-2014, 12:59 PM
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 12-27-2014, 12:21 PM por Zelador.)
Beleza! Fico no aguardo, então.
[size="5"]. . .[/size] - Vc elaborou diversos eventos separados ou está elaborando tudo de forma linear? Os eventos ocorrem de formar não linear, geralmente são frutos de lampejos que ocorrem antes de dormir - que é um dos períodos de "maior inspiração" . A mente, quando estimulada a pensar muito numa coisa, trabalha sozinha em momentos de pouca atividade, contribuindo para novas ideias. A regra aí é apenas alocar os eventos no lugar certo - descartar alguns ou melhorá-los. Tudo depende. -Tem algum autor que seja sua inspiração? Vários. Desde Tolkien, passando pelo George Martin, Stephen King, até a J.K Rowling... Tem também os autores visuais, mas que me inspiram também por suas histórias: Norihiro Yagi (autor de Claymore), Roger Cruz, Simon Bisley, Boris Valejo, Julie Bell. Além de séries, animes, histórias em quadrinhos que contribuem muito para a minha ideia medieval voltada para a fantasia. Sempre estou comprando materiais, desde artbooks até HQs, que possam contribuir de alguma forma com isto. -Vc já pensou em como vai comercializar esse produto? Penso em fazer um e-book e uma boa publicidade. As editoras costumam botar muita banca na publicação física e até descaracterizam o trabalho do escritor. Logo, mandar para alguma editora não me parece uma proposta atraente. Mas, nunca se sabe. O mundo dá voltas e as coisas mudam. -Vc estabeleceu um público-alvo antes de começar a escrever? Penso em adolescentes em diante. Nunca gostei de escrever coisas para crianças. -Vc já pensou em todo o esqueleto da história? Tem usado algum modelo para auxiliar na produção (digo, alguma tecnica usada para elaborar a história e passar para o papel); O esqueleto, diria que é a coisa mais fácil a se fazer em todo o processo. E ainda bem, já que é a também a mais necessária. Então, foi uma das primeiras coisas que surgiu. Com base nele, penso que a mente trabalhe focada nessa estrutura. E, mesmo que ofereça ideias cronologicamente separadas, sempre conseguem se encaixar em alguma lugar desse esqueleto. - Chegou a pensar em um número de páginas que espera do seu livro ou tem deixado fluir? Penso em aproximadamente 300 páginas para cada livro, perfazendo um total de 3 volumes. Mas, isso vai depender, se a coisa ficar ainda mais excitante de se fazer, pode ser seja um pouco mais. - ...eu tenho uma curiosidade, quanto tempo vc gasta em média em cada desenho? Uma pintura completa, com os materiais profissionais, aproximadamente dez horas. Um tempo muito razoável, já que com lápis de cor comum, numa folha A4, chegava a superar as vinte horas de trabalho. Já com nanquim, muito menos, umas três horas no máximo e dependendo da complexidade do que eu esteja desenhando. Terminado (e por questões comparativas, coloquei o anterior - feito em nanquim - ao lado): ![]() ![]() Essa ilustração em lápis foi feita com a intenção principal de usar a borracha para criar efeitos. Quando bem usada, esta ferramenta pode fazer coisas muito interessantes numa mera folha em branco de papel. Os cortes laterais, por exemplo, foram feitos com o auxílio de uma régua. Diria até que uma borracha bem usada é quase um brush do Photoshop - possibilitando uma gama gigantesca de possibilidades visuais. Outra coisa que observei foi a capacidade de o grafite interagir com o branco total. Depois de escanear, você sabe, é preciso fazer certos consertos na imagem digitalizada para se aproximar do original. Então, eu trabalhei a imagem de modo a chegar no branco opaco sem prejudicar a textura do grafite. A versão digital está muito fiel ao original e com o branco total em torno. Essa preocupação com o branco tem a ver com a possibilidade de eu colocar ilustrações soltas (sem cenários ou quadrados) nas páginas. Uma forma de enriquecer o texto quando não for necessário uma ilustração completa. [size="5"]. . .[/size] Caricaturas e uma brincadeira qualquer, sem relação com o livro: ![]() ![]()
![]() "Monstros são reais e fantasmas são reais também. Vivem dentro de nós e, às vezes, vencem." Acompanhe-me na Central de Quadrinhos: http://centraldequadrinhos.com/forum/ind...or/page-67
12-16-2014, 10:09 AM
Interessante ver como sofremos inspirações criativas diferentes, vejo que vc se inspira escrevendo...já eu me inspiro ouvindo música.
Tb me inspira mt ler sobre história.
12-18-2014, 10:30 PM
Realmente, a escrita expande muito a minha capacidade criativa. Mas, isso se deve ao fato de eu ser desenhista também - porque desde criança, eu sempre fazia desenhos que tivessem alguma historinha por trás. Nem que fosse uma texto bobo (coisa infantil mesmo).
E por causa dessa veia escritora, eu nunca senti prazer em desenhar super heróis ou coisas das quais eu era fã. Para falar a verdade, eu nunca desenhei um super herói e nem sinto vontade de fazê-lo. Eu sempre gostei mesmo foi de desenhar coisas de minha autoria. Mas, somente na idade adulta que isso começou a se concretizar com mais seriedade. No teu caso, acho que ler história e ouvir músicas agrega positivamente ao processo criativo. Eu também gosto de músicas e também preciso ler história para situar o universo do meu livro com base na realidade. Alguma novidade no teu processo até agora? [size="5"]. . .[/size] E aqui, algum treinamento de anatomia e proporções femininas:
![]() "Monstros são reais e fantasmas são reais também. Vivem dentro de nós e, às vezes, vencem." Acompanhe-me na Central de Quadrinhos: http://centraldequadrinhos.com/forum/ind...or/page-67
12-20-2014, 08:26 AM
Sim, eu peguei o personagem principal e o vilão principal eos expandi.
Heroi = 3 novos personagens, Vilão = divido em 2 novos personagens; Aqui segue meu objetivo de não ter um personagem principal, tinha me concentrado mt no ''heroi e no vilão'', agora os divide em novos personagens, A história desses persgonagens está parcialmente pronta, preciso pensar em novos personagens agora., especialmente pro lado dos vilõos...quero criar um ambiente que ambos os lados esteja parcialmente certo, para que não tenha mocinho nem vilão. Já pensei no mapa, mas preciso melhor isso...pois será mt importante para as sacadas políticas e econômicas que quero colocar. Já pensei tb algumas sacadas emocionais que posso usar para prende o leitor, mas estou longe do que preciso. Tem vários pontos a pensar ainda, mts mesmo, tenho certeza que vai sair um bom livro desse processo. E vc, já avançou no desenvolvimento da história? Edit: Lembra q eu te falei q as pessoas gostam de aprende algo em suas atividades recreativas? http://forum.hangarnet.com.br/index.php?...pic=142387 |
|
« Mais Antigo | Mais Recente »
|