Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Arte ao Lápis
Atualmente, eu ando focado nas pesquisas históricas do livro.



[Imagem: AgY0cn2.jpg]

Não. Eu não usei apenas a lapiseira. Usei vários lápis de diversas gradações.



Meu objetivo é criar um plano de fundo realístico, de modo que o leitor tenha acesso a informações reais sobre a idade média. Além disso, também quero criar pequenas histórias dentro da história total - enriquecendo a identidade dos personagens e dando-lhes mais carisma na medida em que será possível aprofundar seus sentimentos. Eu já imaginei isto com alguns personagens maus e já percebi o quanto isto pode ser engrandecedor no sentido de, por exemplo, passar a ideia de que o mau pode resguardar "uma ponta de bem" - dividindo um pouco a opinião do leitor.



As informações históricas, por sua vez, serão fundamentais para criar um clima ainda mais dramático - na medida em que será possível revelar (e dar ênfase a isso) a crueldade daquele tempo. Será uma história bem dramática, com certeza.



Já em se tratando da arte: acredito que as ilustrações em preto e branco a lápis combinarão bem com o clima antigo e sombrio.



[Imagem: 14ZrNkS.jpg]



Os personagens estão sendo artisticamente elaborados de acordo com suas características descritas. Não deverá haver distorções entre escrita e arte de modo a contribuir com a familiarização imediata. Além disso (e isto tem muito a ver com minhas preferências de leitor), personagens aparentemente bonzinhos podem ser ferozmente malignos e causadores de grandes desgraças para outros personagens. Suspeitas, clima de insegurança e de medo serão elementos que ampararão boa parte da narrativa.



Naturalmente, este é um trabalho minucioso e que exigirá tempo e capricho. Sem dúvidas, não vou terminar isso em breve. Vou precisar de um bom tempo. Alguns anos, diria...


[Imagem: AJEkgLo.png]

"Monstros são reais e fantasmas são reais também. Vivem dentro de nós e, às vezes, vencem."



Acompanhe-me na Central de Quadrinhos: http://centraldequadrinhos.com/forum/ind...or/page-67
Responder
Estou tendo dificuldades em alguns pontos tb, agora mesmo estou pensando em mudar algumas coisas que já havia escrito.



Acho que não adianta apressar o barco, tb não devo acabar esse ano.





O que eu tenho certo até agora:



- Uma meia dúzia de personagens bem pensados -- acho mt pouco;

- Cenário está basicamente todo pensando;

- Consegui criar um pano de fundo -- eu criei um esboço na minha mente da história principal, em cima dela eu criei à história que levou a ela;

- Já montei as principais batalhas;





Estava lendo sobre à obra de Camões -- ' Os Lusíadas'', ele escreveu partes do livro separadas e depois as juntou, como um quebra-cabeças...então a cada inspiração que tinha ele escrevia, eu gostei bastante dessa ideia...vou experimentar nos próximos dias.
Responder
No meu caso, o que tenho até agora é:



- Mapa completo.

- Modelo econômico e social bem definidos.

- Alguns personagens muito bem trabalhos e outros ainda em fase de "produção mental".

- A história dos três livros. E a trama do primeiro está sendo elaborada com o roteiro.

- Definição do bem e do mal bem definidos.

- O cenário das narrativas, o teor das palavras e o "espírito" da história elaborados.



Tem que ir devagar mesmo, não adianta. É preciso tomar cuidado para não sair da linha e isso exige minuciosidade, o que leva tempo.



[size="5"]. . .[/size]



Desenhos de uma personagem:



[Imagem: 1IxeKwl.jpg][Imagem: khYhCjS.jpg]



Até essa personagem chegar a esse formado, foram diversos estudos de feições e vestuário (muito papel com esboços e mais esboços, além de pesquisas para dar um contexto histórico o minimamente realista). Tudo nela é pensado, desde o formato do nariz (levemente levantada e largo), os olhos (grandes e cheios de cílios), o cabelo ondulado, as roupas etc.



Esse é uma das personagens mais desenvolvidas até agora. O contexto sentimental, emocional e os pequenos sinais de sua personalidade já estão bem definidos e se encaixam muito bem na narrativa.



É isso aí, trabalhando. Desistir não é uma opção.



[/size]



Aqui um primeiro material de pesquisa para o fomento do horizonte histórico do livro.



[Imagem: cKMEPFF.jpg]



Três livros sobre a idade média falando sobre religião, cavalaria, templários, magia, hereges e uma série de outras peculiaridades daquele tempo.



Além disso, também comprei uma leitura recreativa: A Trilogia Nikopol. Uma HQ de crítica social num ambiente de ficção científica. A leitura é humorística, satírica e a arte segue o mesmo ideal - sendo muito bem trabalhada, no estilo tradicional, por Enki Bilial.



[size="5"]. . .[/size]



Um pouco de nanquim recreativo:



[Imagem: HR2dKww.png][Imagem: SSdY8RD.png]



E mais caricaturas (50 pila cada):





[Imagem: AJEkgLo.png]

"Monstros são reais e fantasmas são reais também. Vivem dentro de nós e, às vezes, vencem."



Acompanhe-me na Central de Quadrinhos: http://centraldequadrinhos.com/forum/ind...or/page-67
Responder
Parabéns pelos desenhos. Algumas artes lembraram os desenhos do Magic..


kamehameha
Responder
Obrigado, kame. Grande abraço! <img src='http://forum.hangarnet.com.br/public/style_emoticons/<#EMO_DIR#>/biggrin.gif' class='bbc_emoticon' alt='Big Grin' />





[size="5"]. . .[/size]



Aqui a iniciação da próxima pintura completa:



[Imagem: 5vFm6h3.png]



Como não podia deixar de ser: do livro também. Estou procurando desenhar coisas relacionadas somente aos personagens e cenários criados até então.



[Imagem: wfanUOh.png]


[Imagem: AJEkgLo.png]

"Monstros são reais e fantasmas são reais também. Vivem dentro de nós e, às vezes, vencem."



Acompanhe-me na Central de Quadrinhos: http://centraldequadrinhos.com/forum/ind...or/page-67
Responder
fiquei 3 meses semconseguir desenhar nada com a mão machucada, hoje saiu o primeiro rabisco depois de melhorar



[Imagem: TgAx4wb.jpg?1]
Responder
Boa sofá, curti bastante o teu desenho.



Você usou caneta esferográfica para fazer o cachorro?


[Imagem: AJEkgLo.png]

"Monstros são reais e fantasmas são reais também. Vivem dentro de nós e, às vezes, vencem."



Acompanhe-me na Central de Quadrinhos: http://centraldequadrinhos.com/forum/ind...or/page-67
Responder
Nossa senhora, depois de algum tempo resolvendo umas pendengas na vida, resolvi rabiscar essa figura.



Ô vida confusa... Mas, tudo bem. O legal é saber que a gente pode resolver tudo com paciência e controle emocional.



E vamos pra frente porque atrás vem gente.



[size="5"]. . .[/size]



A mesma personagem em estilos diferentes.



[Imagem: yOYkf1n.png]



Essa personagem fazer parte de um conto que eu escrevi há algum tempo e que me deu vontade de desenvolvê-lo a ponto de, quem sabe, transformar num único livro. Uma colega minha descobriu esse conto enterrado em algum lugar da minha papelada e sugeriu que eu o desenvolvesse. Rssss! Vamos ver se vai rolar mesmo.



Uma pergunta:
na opinião de vocês, qual o estilo mais bonito? Opiniões e sugestões serão muito importantes.


[Imagem: AJEkgLo.png]

"Monstros são reais e fantasmas são reais também. Vivem dentro de nós e, às vezes, vencem."



Acompanhe-me na Central de Quadrinhos: http://centraldequadrinhos.com/forum/ind...or/page-67
Responder
Estilo entre o grafite da esquerda e o nanquim da direita?



Eu particularmente prefiro o nanquim.
Responder
Obrigado pela opinião, hsg!



[size="5"]. . .

[/size]

E finalmente, depois de instalar o scanner e arrumar coragem para configurá-lo, aqui vão os desenhos recentes:



[Imagem: Zzdl6NT.png]

[Imagem: j8FHWqQ.png]



Esses desenhos retratam a mesma figura, mas com mudança de vestuário. Além disso, o objetivo principal foi comparar os estilos: lápis, o primeiro, e o nanquim, o segundo. Essa comparação foi importante para decidir o tipo de ilustração que mais agrada.



E o troféu foi para o lápis. Pelos menos em se tratando de contos que tenham um teor mais antigo e sombrio. Naturalmente, o nanquim, um estilo tão fascinante, não pode ser abandonado por completo.



No entanto, para as minhas necessidades artísticas, o lápis, apesar de um pouco mais trabalhoso, traz uma infinidade de possibilidades de brilhos, texturas, volume etc. Consigo trabalhar com luz direta e criar degradês, reflexos e uma série de outras coisas que dão um ar mais realista e clássico aos desenhos. Visualmente, chega a não parecer desenho - causando uma fascinação peculiar nas pessoas que viram esses desenhos pessoalmente. Claro que boa parte delas preferiram o nanquim, pela intensidade do preto em contraste com o branco, mas outra parte preferiu o lápis pela caracterização mais precisa e realista. Enfim, não houve consenso. Rssss!



No mais, dou por encerrada a longa pesquisa sobre o melhor estilo: o lápis ou o nanquim. Chegando a conclusão que ambos são excelentes e a escolha por um deles é apenas uma questão de gosto. Rssss!!



É isso aí!



E depois de ter entregue o troféu ao lápis, resolvi comemorar conhecendo um pouco mais da personagem:



[Imagem: 1mlt5eG.png]

[Imagem: wZpIO5X.png][Imagem: BOQ8XyM.png]



Algumas coisas sobre lápis e papel:




Se você é daqueles que não troca o velho e bom lápis por nada neste mundo, então talvez eu tenha algumas coisas para te dizer...



A primeira coisa que você deve saber sobre lápis é que eles são as ferramentas mais versáteis para se trabalhar. O lápis é usado até mesmo no espaço, visto que canetas lá não funcionam pela falta de gravidade. Sendo assim, compreenda que, com eles, você poderá fazer muitas coisas em qualquer lugar.



Agora, mesmo sendo os mais versáteis, existem diferenças entre eles que variam conforme o seu propósito. Sendo assim, se o seu objetivo é fazer desenhos de alto nível, sem dúvida você precisa de uma marca de qualidade.



E esta é uma delas:



[Imagem: 44727.jpg]



Os lápis STAEDTLER Mars Lumograph são usados ao redor do mundo por diversos artistas. Segundo rumores, esses lápis possuem um segredo de mercado relacionado a maciez da mina e, tal como a fórmula da Coca-Cola, nunca foi revelado.



Eu passei a usar esses lápis há algum tempo e posso dizer que, em comparação com os da Faber-Castell (os que eu usava antes), são mesmo mais macios e vibrantes. Tão fáceis de soltar o grafite que precisei de uma readaptação na pressão que exercia sobre os lápis. Demorei um tempo até conseguir fazer trabalhos completos com eles.



Não. Não são baratos. Um estojo com 12 unidades está custando R$ 123,80. Na época em que comprei, foi metade do preço (há aproximadamente um ano). Mas, apesar disso, tenha certeza que são muito duráveis. Tenho dois estojos e ainda estou usando o primeiro.



Além dos lápis, o papel é decisivo na hora de fazer um trabalho de qualidade.



Tem gente que gostar de usar o sulfite 180g. Neste caso, vai depender muito do gosto. O sulfite, por exemplo, é ligeiramente duro - o que facilita para o lápis. Mas, você também pode usar o papel Bristol:





[Imagem: 7898481585412_G1.jpg]



É um tipo de papel Opalina, muito liso e extra branco. Extremamente macio e proporciona muita suavidade no preenchimento das formas. Elimina aquele efeito "chiado" dos preenchimentos. No entanto, existem pessoas que detestam esse papel pelo fato de ser muito liso. Mas, no meu caso, eu me adaptei muito bem à textura e não consigo mais usar o velho papel sulfite. Eu nunca gostei de trabalhar com papel texturizado, então, esse papel aí representou para mim o verdadeiro paraíso artístico.



É relativamente barato: um bloco com 30 folhas custa em torno de R$ 16,72. Lembrando que você não vai comprar esse papel para rabiscar, mas para ilustração completas. Então, nesse preço, vale muito a pena.



No entanto, caso você prefira usar o bom e velho sulfite (também muito recomendado), sugiro o Lay-Out da Canson:



[Imagem: Papel%20Sulfite%20A3%20180g%20Canson%20Layout.jpg]



Diferente do Bristol, o sulfite "dissolve" o grafite com mais facilidade, o que permite um trabalho mais suave e prático.



Além disso, uma ou duas borrachas de qualidade: uma maior e outra de precisão. A recomendada é a Mono.



[Imagem: tombo-mono-eraser.jpg]

[Imagem: p1035_01.jpg]



Ambas representam um custo de aproximadamente R$ 30,00.



É claro que esses mateirais não são baratos, mas são as melhores ferramentas do mercado para quem curte arte ao lápis. As mesma ferramentas usadas por muitos artistas profissionais ao redor do mundo.



Além do básica, várias outras coisas podem ser adicionar: guache branca, caneta gel, boleador, estuminho (para suavizar o lápis) e muitas outras coisas que vão depender do teu gosto como artista na hora de transformar uma simples folha de papel em branco numa única e belíssima arte tradicional.



É isso aí!



<img src='http://forum.hangarnet.com.br/public/style_emoticons/<#EMO_DIR#>/fodasticamentemasturbatorio.jpg' class='bbc_emoticon' alt=':mmfodasticamentemasturbatorio:' /> <img src='http://forum.hangarnet.com.br/public/style_emoticons/<#EMO_DIR#>/fodasticamentemasturbatorio.jpg' class='bbc_emoticon' alt=':mmfodasticamentemasturbatorio:' /> <img src='http://forum.hangarnet.com.br/public/style_emoticons/<#EMO_DIR#>/fodasticamentemasturbatorio.jpg' class='bbc_emoticon' alt=':mmfodasticamentemasturbatorio:' /> <img src='http://forum.hangarnet.com.br/public/style_emoticons/<#EMO_DIR#>/fodasticamentemasturbatorio.jpg' class='bbc_emoticon' alt=':mmfodasticamentemasturbatorio:' /> <img src='http://forum.hangarnet.com.br/public/style_emoticons/<#EMO_DIR#>/fodasticamentemasturbatorio.jpg' class='bbc_emoticon' alt=':mmfodasticamentemasturbatorio:' />



[Imagem: yotxBX4.png]


[Imagem: AJEkgLo.png]

"Monstros são reais e fantasmas são reais também. Vivem dentro de nós e, às vezes, vencem."



Acompanhe-me na Central de Quadrinhos: http://centraldequadrinhos.com/forum/ind...or/page-67
Responder


Saltar Fórum:


usuários a ver este tópico: 2 Visitante(s)