Mensagens: 2.565
Tópicos: 27
Registrado: Sep 2009
Reputação:
-5
CUBA SÓ NÃO SE TORNOU POTÊNCIA MUNDIAL POR CAUSA DO EMBARGO CAPITALISTA DOS ESTADOS UNIDOS.
/dj
...editando a assinatura :/
(...) é exatamente aquele lance de game girl, que quer aparecer falnado ''OMG I PLAY 30 HOURS OF WORLD OF WARCRAFT PER YEAR IM SO HARDCORE OMGG'' - Kilix.
Mensagens: 7.549
Tópicos: 865
Registrado: Oct 2004
Reputação:
8
minha mae falava q comunista eh igual os cheirador de maconha: TUDO VAGABUNDO !!!!
Mensagens: 3.489
Tópicos: 29
Registrado: Aug 2010
Reputação:
6
Soulhunter achar que o Fidel cometeu erros depois que chegou no poder é NÃO ENTENDER A ESSÊNCIA DO ESPÍRITO REVOLUCIONÁRIO. Pelo amor de deus, até hoje você não entendeu cono funciona a mentalidade revolucionária?? O controle é inerente a manutenção do regime.
Mensagens: 9.598
Tópicos: 196
Registrado: Jul 2002
Reputação:
5
11-27-2016, 01:23 PM
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 11-27-2016, 01:26 PM por SoulHunter.)
1-> O video é sim otimo. Mas cuidado pra não usar como biblia. O Video por exemplo ignora fatores externos (Países vizinhos ou potencias) pra simplificar a explicação.
A muitas coisas que mechem com o balanço do vídeo. Mas ele explica brilhantemente o que ocorre principalmente em países que sofrem pouca ou nenhuma pressão externa.
Na guerra fria isso não existia. Vc sofria pressão dos EUA ou da USSR. Escolher lado era uma obrigação.
Cuba estava nesse cenário. Era 1959. Auge da guerra fria.
Analisar Cuba como um quadrado fechado não adianta. È preciso analisar toda a situação de Batista, Fidel, EUA e USSR pra se ter o cenário completo e entender porque Fidel conseguiu tomar e manter o poder.
2->
Pebolas, vc tem um problema serio de tentar analisar a historia pela ótica do de 2016.
Historia se analisa pela época em que as pessoas, dentro de suas experiencias e com o conhecimento que elas tinham.
Analisar a situação cubana, 1959, com a USSR no seu auge de poder.
Escolher entre comunistas x capitalistas não era uma escolha tão easy quanto é hoje.
3-> Quanto a Marx.
Ele errou em muita coisa e acertou tb em muita coisa.
Maior erro que todo mundo faz ao analisar Marx é tentar tirar O Capital de 1867, ja quase 150 anos e tentar traze-lo pro século XX.
O livro já estava defasado em 1900.
Mas em 1867? Era revolucionário.
E foi essencial pra gerar os principais economistas do século XX. Seja como base de inspiração ou de criticas.
E creditar todas as ideias de O Capital a marx tb é errado. Ele não era tão gênio assim.
Muito do que foi escrito ali ja estava em formação por centenas de pessoas ao redor do mundo. Eram consequencias de uma epoca onde pessoas trabalhavam 12-16h por dia sem direitos, um dos raros momentos da historia humana em que a qualidade de vida Caiu drasticamente independente do crescimento econômico absurdo.
Essa situação que gerou essas ideias. È uma consequência. Elas não surgiram do nada.
[url="http://sterrius.mypersonality.info"]
![[Imagem: 39867.png]](http://badges.mypersonality.info/badge/0/3/39867.png)
[/url][url="http://sc2sig.com/s/us/596347-1.png"]
[/url]
Mensagens: 9.819
Tópicos: 481
Registrado: Jun 2003
Reputação:
15
Só vejo uma galera apoiando Fulgencio Batista.
Junte-se ao partido cogumelo camarada.