Mensagens: 11.552
Tópicos: 320
Registrado: Jul 2003
Reputação:
0
[quote name='Felipolv000' timestamp='1318612880' post='2648970']
Só eu achei esse mangá extremamente parecido com Evangelion?
[/quote]
Em que sentido?
Em termos de personagens e como é tratado é mais parecido com uma versão shonen de Eden. Em tema já não me parece ter alguma similaridade, um é era contemporânea post apocalypse e outro é mais um fantasy que talvez tenha hints de temas post apocalypse (temas medievais tem coisas relacionadas a queda da humanidade por outra raça). Já os "vilões" e as batalhas também não fluem igual também. Eva já lembra os old school Super Robots nesse requisito.
Acho que seria mais fácil correlacionar com Eden do que Evangelion, por exemplo.
[url="http://myanimelist.net/profile/AlecPyron"] ![[Imagem: akagisigcopy.jpg]](http://img29.imageshack.us/img29/8645/akagisigcopy.jpg) [/url]
[url="http://www.playfire.com/AlecPyron"]My PlayFire[/url]
[size="1"]Eo tempore, cum tibi occuri,
Mihi vita laeta fuit,
Cum autem te nusquam conspexi,
Eo tempore mortem cognovi[/size]
Mensagens: 912
Tópicos: 12
Registrado: Jan 2003
Reputação:
0
Os dois são post apocalypse, um por causa do Segundo Impacto o outro por causa dos gigantes.
Tanto os anjos/apóstolos quanto os gigantes têm origem e objetivos desconhecidos, tudo que dá pra saber é que eles são inimigos dos humanos. O modo como os dois aparecem de lugar nenhum atacando uma cidade humana já toda planejada pro combate como são Tokyo 3 e Wall Maria/Wall Rose também me faz um lembrar bastante o outro.
Isso pra não falar no Eren virando gigante. Quando eu vi, a primeira coisa que veio na cabeça foi o Eva 01, ainda mais quando o bicho deu o berserk lá e pra completar o cara entra em transe do mesmo jeito que acontecia com o Shinj.
Claro que muda bastante o background, não tem as boiloagens do Shinji e tal, que são coisas bem características de Evangelion, mas pelo menos eu tive essa sensação de semelhança
Nunca vi/li Eden, então não posso falar =(
Mensagens: 11.552
Tópicos: 320
Registrado: Jul 2003
Reputação:
0
Bom, esse tipo de comparação até que é ok e quem sabe tenha alguma inspiração, mas não concordo com o tema de Shingeki no Kyojin ser post apocalíptico. Ainda é fantasy e fantasy é comum temas de queda da humanidade sem ser chamados desse tema. Shingeki no Kyojin pode ser isso dependendo de como desenrola o tema, mas por enquanto é ainda do reino da fantasia em termos de tema. De resto posso ver o por quê de imaginar o Eva 01 quando ele se transforma em gigante e também o berserk mode dele, mas isso não é exatamente somente trademark de Eva.
Agora comparando com Eden, os dois têm nada a ver, apenas tem similaridade a visão niilista de como trata as situações e temas em seus respectivos mangás.
[url="http://myanimelist.net/profile/AlecPyron"] ![[Imagem: akagisigcopy.jpg]](http://img29.imageshack.us/img29/8645/akagisigcopy.jpg) [/url]
[url="http://www.playfire.com/AlecPyron"]My PlayFire[/url]
[size="1"]Eo tempore, cum tibi occuri,
Mihi vita laeta fuit,
Cum autem te nusquam conspexi,
Eo tempore mortem cognovi[/size]
Mensagens: 1.365
Tópicos: 83
Registrado: May 2007
Reputação:
0
Po pessoal, inspiração há em todos os lugares, ninguém cria do zero e sim baseado no que viveu, viu, leu, assistiu, conheceu em sua vida.
Se for assim e pensar mais além, shingeki basea-se em outras questões q evangelion tb se baseia, que é o encontro do homem com o desconhecido e a aparente falta de lógica, como no caso da humanidade desconhecer mecânicas biológicas, temporais e por assim em diante e atribuir à uma força maior conhecida como deus.
É uma odisséia sobre a ignorância humana, que todos nós estamos sempre vivenciando, tentando resolver seus "monstros", que se não o fizer, será o seu próprio fim.
No aspecto visual, há varios pesares, e não sei se ja repararam, mas o estilo dos gigantes é diferente do estilo dos humanos. Pq? Existe de certo uma motivação para isso, provavelmente seria a falta de emoções dos gigantes, em busca do remorso humano, sei lá.
Mensagens: 11.552
Tópicos: 320
Registrado: Jul 2003
Reputação:
0
Yeah, mas quando falamos em inspiração também não elevamos o escopo assim e sim comparamos trabalhos antigos. Por exemplo, o que você falou não tenho certeza se isso foi realmente inspiração mesmo a não ser que o diretor tenha dito isso, pelo menos em todas as entrevistas que vi nunca vi ele tocar nesse tipo de assunto. O aspecto religioso em Evangelion só está lá mais para diferenciar de outros mechas, é pura estética basicamente dizendo. Se for para falar o que inspirou realmente Evangelion, um deles seria Space Runaway Ideon. Agora fazer o mesmo entre Evangelion e esse mangá, a não ser que o mangaká tenha dito algo que possa levar a essa conclusão, é apenas especulação. Todavia, Evangelion influenciou e ainda influencia trabalhos até hoje, então não seria nenhuma surpresa.
Boas séries (ou pelo menos séries que causem polarização) são suceptíveis a várias interpretações, o que é um charme, não que isso seja a intenção dos autores/diretores/whatever. Esse é o caso desse mangá também. Por isso é excelente. Agora se é inspirado no que vocês pensam, se o autor não falou é apenas especulação. Pode ser apenas coincidência. Apesar de quando estamos falando da indústria de mangá, inspiração e plagiarismo nos trabalhos dos outros ocorrem com extrema frequência.
[url="http://myanimelist.net/profile/AlecPyron"] ![[Imagem: akagisigcopy.jpg]](http://img29.imageshack.us/img29/8645/akagisigcopy.jpg) [/url]
[url="http://www.playfire.com/AlecPyron"]My PlayFire[/url]
[size="1"]Eo tempore, cum tibi occuri,
Mihi vita laeta fuit,
Cum autem te nusquam conspexi,
Eo tempore mortem cognovi[/size]
Mensagens: 912
Tópicos: 12
Registrado: Jan 2003
Reputação:
0
Só pra deixar claro: a minha intenção nem de longe era insinuar que um trabalho era plágio do outro ou qualquer coisa assim.
Eu to achando Shingeki no Kyojin excelente e se for ver, essa última expedição que eles estão fazendo já segue um rumo completamente diferente da linha comparativa que eu tava adotando
Mensagens: 11.552
Tópicos: 320
Registrado: Jul 2003
Reputação:
0
10-16-2011, 06:37 PM
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 10-16-2011, 06:53 PM por Naruto.)
Nah, só falei algo genérico que não envolve a discussão em si.
Mas voltando a lembrar Evangelion, tem uma parte que lembrou uma cena de Eva, quando eles interrogam o protagonista depois da primeira transformação. O pessoal está com medo dele e manda tiro, ai ele se transforma parcialmente e protege seus amigos. Essa parte lembra Shinji protegendo Rei. O design dos gigantes inteligentes lembra os evas, especialmente sem as máscaras. Na verdade me tinha me lembrado de um outro trabalho, mas não lembro qual no momento qual.
[url="http://myanimelist.net/profile/AlecPyron"] ![[Imagem: akagisigcopy.jpg]](http://img29.imageshack.us/img29/8645/akagisigcopy.jpg) [/url]
[url="http://www.playfire.com/AlecPyron"]My PlayFire[/url]
[size="1"]Eo tempore, cum tibi occuri,
Mihi vita laeta fuit,
Cum autem te nusquam conspexi,
Eo tempore mortem cognovi[/size]
Mensagens: 1.480
Tópicos: 10
Registrado: Sep 2005
Reputação:
0
lendo freneticamente , não consigo parar rs
Mensagens: 4.794
Tópicos: 89
Registrado: Jun 2002
Reputação:
1
10-18-2011, 01:44 PM
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 10-18-2011, 01:45 PM por Magus.)
Já tem o capítulo 26. <img src='http://forum.hangarnet.com.br/public/style_emoticons/<#EMO_DIR#>/smile.gif' class='bbc_emoticon' alt='  ' /> "The Expedient Path"
Mistério... Quero ver quem vai sair daquela titan foda.
Mensagens: 1.216
Tópicos: 55
Registrado: Nov 2005
Reputação:
0
10-19-2011, 11:04 PM
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 10-19-2011, 11:19 PM por [Just].)
Muito bom o novo capítulo
Nunca imaginei que iriam ter bolas para capturar aquela descarada, genial!
[color="#808080"]
- "You've heard of animals chewing off a leg to escape a trap? There's an animal kind of trick. A human would remain in the trap, endure the pain, feigning death that he might kill the trapper and remove a threat to his kind."
[/color]
|