[quote name='pivA' timestamp='1458038726' post='3406531']
Porque você utiliza somente o juízo de valor para dar maior valor ao que lhe convém, isso é uma falácia. É um protesto de famílias? Concordo. De gente de caráter? Como você pode julgar isso? Civilizada? Como você define isso?
Não quero impor espiral de silêncio alguma, só que por ter esse juízo você valora como melhor uma manifestação do que outra, sendo que se é pra ser democrático qualquer manifestação tem seu próprio valor para aquele grupo de pessoas.
Eu não quero mesmo ir contra a sua posição, eu concordo que essas manifestações tem que ocorrer, que o governo atual é uma merda e graças a essas manifestações tem se afundado cada vez mais desde 2013. Só não gosto de ver atribuído um valor "comum" a todos que foram reclamar.
Se você tivesse se limitado ao que é real: pessoas insatisfeitas com o governo atual, na maioria famílias e não grupos de militância eu não teria que ter escrito nada, quando você atribui o valor de "gente de caráter e civilizada" você acaba perdendo justamente isso, a realidade em troca do seu juízo.
Só por anedota: a maioria das pessoas que eu vi no meu FB postando foto indo pra lá são as mesmas que compraram a CNH, pagaram pra deixar ela limpa depois de tomar multa até no rabo. Um deles já matou pedestre atropelado quando tava bêbado, etc etc. Eu poderia usar todas essas anedotas pra rebater que na verdade só tem pessoas de mau caráter ali, só que não acredito nessa generalização porque, como sempre, ela acaba sendo burra.
[/quote]
Insisto na minha primeira resposta, não é possível fazer nenhuma análise construtiva sócio-política sobre qualquer acontecimento se a exigência for a correção estatística e a obrigatoriedade de expressar precisamente todas as vozes individuais da multidão em qualquer texto que se escreva sobre o assunto.
Além disso, qualquer manifestação é feita para causar confrontos de valores, que ocorrem através de juízos. Isso é a democracia. Se cada manifestação não pudesse ter seu valor julgado, mas automaticamente aceito como um valor válido e igual a todos os outros, cada manifestação seria uma imposição de uma minoria à maioria, o conceito exato da anti-democracia.
Adiante, em uma resposta sua ao SeanBean, você escreveu:
Citar:E aqui só quis colocar um contraponto de como ele não poderia generalizar DAQUELA maneira, sem um contraposto para comparar com o que ele quis dizer de "civilizado" e de "bom caráter". Se ele usasse o contraposto de "gente mais civilizada e de melhor caráter do que os militantes do PT/PSTU/MST/CUT que fizeram o protesto pró-Dilma" eu aceitaria o argumento, só que usar o juízo de valor sozinho soa como colocar esse grupo num pedestal, como um "povo iluminado", o que não é verdade, convenhamos.
O seu exemplo de contraposto, que negritei, está implícito no meu post. Qual foi a voz predominante no protesto? "Fora Dilma, Lula e PT" além de uma difusa rejeição à classe política como um todo. As manifestações do PT (e seus braços) são notoriamente bárbaras, e o PT, assim como boa parte da classe política, são reconhecidos cara de paus, "sem caráter".
No fim das contas, o que acontece de verdade é que você não concorda totalmente com meus valores, apesar de concordar, talvez, com uma ou outra coisa que escrevo. E eu não posso deixar de valorar minhas análises somente para agradar a gregos e troianos, pois senão não terei absolutamente nada a escrever que não seja um Brender News. A espiral do silêncio...