Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Por que eu quero que meus filhos me vejam nua
#61
[quote name='legalz' timestamp='1415849220' post='3266017']

Isso significa que complexo de édipo é uma ladainha?

[/quote]



Cara, o complexo de édipo é uma teorização de como a psiquê humana se estrutura: ele não é uma teoria sociológica, não é uma fenomenologia e nem pode ser comprovado empiricamente. Sua utilidade é vista somente no ambiente clínico e só vai existir enquanto for útil clinicamente, até porque os analistas contemporâneos estão se deparando, atualmente, com problemas. Você pode ler a obra de Jorge Forbes, a clínica do real. Em Freud você pode ler o caso Hans no volume 10 das obras completas.


157."Eu conheço um décimo segundo:

se eu vejo sobre o alto de uma árvore

um homem enforcado balançando,

de tal modo eu entalho

e nas runas eu pinto

de modo que o homem caminha

e fala comigo". O Hávamál

Salve o Altíssimo, Wotan
Responder
#62
[quote name='MuldeR' timestamp='1416158176' post='3267251']

Cara, o complexo de édipo é uma teorização de como a psiquê humana se estrutura: ele não é uma teoria sociológica, não é uma fenomenologia e nem pode ser comprovado empiricamente. Sua utilidade é vista somente no ambiente clínico e só vai existir enquanto for útil clinicamente, até porque os analistas contemporâneos estão se deparando, atualmente, com problemas. Você pode ler a obra de Jorge Forbes, a clínica do real. Em Freud você pode ler o caso Hans no volume 10 das obras completas.

[/quote]

Não entendi o que a obra do Forbes e o caso Hans tem a ver com o resto do teu comentário lol. Os problemas são explicitados na obra do Forbes? A clínica do real faz parte do último ensino de Lacan e ainda é bastante criticada por muito psicanalistas. Esses dias eu conversava com um prof da federal aqui que fez análise baseada na clínica do real, com cortes traumatizantes nas sessões, e ele comentando que não concordava muito com deixar as interpretações do simbólico em segundo plano.



A questão resumidamente é: existem duas posições na psicanálise hoje, ou você é da galera que acredita numa foraclusão do sujeito do simbólico, ou seja, um sujeito moderno cada vez mais psicotizado que apresenta sintomas no real do corpo, ou você ainda acredita na clínica freudiana das neuroses (e do primeiro lacan), e acredita que a histeria e a obsessão só mudaram de envelopes.



Pra mim a crise da psicanálise com as outras disciplinas é a ausência da aplicabilidade da mesma no âmbito social. Por este motivo que o marxismo ganha força na psicanálise, eu particularmente gosto muito do Zizek, um filósofo eslovênio que faz leituras sociais com a psicanálise. O problema epistemológico começa com a psicanálise sendo a clínica do um a um. Se todos são únicos, como fazer uma análise generalista?


[Imagem: 193006.png]
Responder
#63
O maior problema da psicanálise tá na raiz dela, na pretensão por universalidade. Isso é falho por si só, e exatamente por isso não existe e nem nunca vai existir uma abordagem da psicanálise aplicada ao social, sem um porrilhão de "poréns".



Além de que a visão moderna da psicanálise "psicotizante" é uma das coisas mais facepalm que eu já vi. É como querer forçar a barra dizendo que o sujeito ainda assim precisa ter um porém em qualquer atitude, e não simplesmente um desdobramento sócio-histórico onde o corpo por si só deixou de ser uma instituição sagrada e inquebrável. O corpo se tornou uma de tantas outras cosias, a sociedade evoluiu e com isso não to dizendo que se tornou melhor, mas obviamente, ela se tornou incomparavelmente mais complexa e aberta a possibilidades.



Não consigo entender como pessoas que NÃO atuam com clínica conseguem trabalhar com psicanálise sem sentir que estão forçando a barra.



Ps.: Frango, digo mais, se tudo é um a um, como diabos você validar qualquer conceito? É tudo abstrato, tu pode trocar qualquer palavra por abacaxi que vai estar de boa. Quem não gosta de Lacan pode dizer isso melhor ainda (eu gosto e acho que ele, assim como Jung, fizeram a Psicanálise se tornar algo popular no passar dos anos, caso contrário acho difícil que ela tivesse sobrevivido bem).



Pps.: E no mais, vocês 2 são duas bixas, porque não se rendem ao todo poderoso Behaviorismo que é muito mais radical e descolado?
Responder
#64
[quote name='Eddy' timestamp='1416166155' post='3267283']

O maior problema da psicanálise tá na raiz dela, na pretensão por universalidade. Isso é falho por si só, e exatamente por isso não existe e nem nunca vai existir uma abordagem da psicanálise aplicada ao social, sem um porrilhão de "poréns".



Além de que a visão moderna da psicanálise "psicotizante" é uma das coisas mais facepalm que eu já vi. É como querer forçar a barra dizendo que o sujeito ainda assim precisa ter um porém em qualquer atitude, e não simplesmente um desdobramento sócio-histórico onde o corpo por si só deixou de ser uma instituição sagrada e inquebrável. O corpo se tornou uma de tantas outras cosias, a sociedade evoluiu e com isso não to dizendo que se tornou melhor, mas obviamente, ela se tornou incomparavelmente mais complexa e aberta a possibilidades.



Não consigo entender como pessoas que NÃO atuam com clínica conseguem trabalhar com psicanálise sem sentir que estão forçando a barra.



Ps.: Frango, digo mais, se tudo é um a um, como diabos você validar qualquer conceito? É tudo abstrato, tu pode trocar qualquer palavra por abacaxi que vai estar de boa. Quem não gosta de Lacan pode dizer isso melhor ainda (eu gosto e acho que ele, assim como Jung, fizeram a Psicanálise se tornar algo popular no passar dos anos, caso contrário acho difícil que ela tivesse sobrevivido bem).



Pps.: E no mais, vocês 2 são duas bixas, porque não se rendem ao todo poderoso Behaviorismo que é muito mais radical e descolado?

[/quote]



Eddyzão, acho que nunca vai existir um discurso sobre o relacionamento humano sem um monte de poréns. A linguagem está sempre mudando e o comportamento está sempre mudando. Mas há algumas coisas que se mantém ao longo da história da humanidade, acredito que estas coisas são passíveis de análises sócio-históricas. Não tenho dúvidas que aliar psicanálise à história e sociologia seja fundamental hoje, pois vivemos num mundo pós-moderno que praticamente resetou a história humana (tema longo pra ser trabalho num post).



Eu particularmente não gosto de falar na queda dos ideais como algo psicotizante, mais alienador do que a própria neurose. Acho uma abordagem moralista e não ética como deve ser a psicanálise. Muitos pararam de ler o Miller por causa desse papo novo de psicoses/autismos etc. Eu sigo mais a linha de novas formas de sofrer neuroticamente.



Quanto a frase sublinhada, eu diria que qualquer trabalho com a psicanálise é clínico, seja por causa ou por consequência. Eu possuo um projeto de trabalhar com análises de filmes à partir da psicanálise. Se eu me dirigir a estudantes de psicologia, estarei falando de aspectos clínicos, se eu me dirigir a dependentes quimicos, estarei trabalhando com terapia de grupo, e etc. O importante é estar trabalhando com o sujeito do insconsciente!



A Psicanálise ainda é viável por se tratar de um discurso subversivo, por seu propósito ser dar nome aos mal-estares da civilização hehe. Quem vai desmascarar a obsessividade da ciência de hoje? O Behaviorismo é aliado com o discurso científico, então nos resta a psicanálise!


[Imagem: 193006.png]
Responder
#65
[quote name='Frango' timestamp='1416152157' post='3267240']

HAHAH The-dude. Broxei vendo vocÊ recomendar o Nasio, acho ele tão bronze rs. Este é um dos livros aceitáveis dele? Já li uns 3 dele bem meia-boca.

[/quote]



Tem que ver que livro você leu. Tem umas conferências do Nasio que foram transformadas em livro para capitalizar em cima da fama dele. Esses livros em particular eu achei bem ruins. Os que ele escreveu, eu gostei. Acho que pra iniciantes é um dos melhores autores lacanianos.
Responder
#66
[quote name='the-dude' timestamp='1416174793' post='3267303']

Tem que ver que livro você leu. Tem umas conferências do Nasio que foram transformadas em livro para capitalizar em cima da fama dele. Esses livros em particular eu achei bem ruins. Os que ele escreveu, eu gostei. Acho que pra iniciantes é um dos melhores autores lacanianos.

[/quote]

Édipo / Como agir com um adolescente difícil / não lembro.


[Imagem: 193006.png]
Responder
#67
[quote name='Eddy' timestamp='1416166155' post='3267283']

O maior problema da psicanálise tá na raiz dela, na pretensão por universalidade. Isso é falho por si só, e exatamente por isso não existe e nem nunca vai existir uma abordagem da psicanálise aplicada ao social, sem um porrilhão de "poréns".[/quote]



Pode esclarecer o que você quer dizer com universalidade?



Pergunto porque tenho a suspeita de que você possa estar falando de distorções cometidas pela dita ortodoxia freudiana. Que, na realidade, foi quem mais distorceu a Psicanálise. Aliás, o Jung já dizia isso bem no começo da Psicanálise.



Mas, enfim, para comentar, seria importante entender melhor o que você quer dizer.

[quote name='Frango' timestamp='1416174973' post='3267306']

Édipo / Como agir com um adolescente difícil / não lembro.

[/quote]



Édipo é um dos melhores livros escritos especificamente sobre o tema. Esse segundo eu não conheço, mas li a sinopse e achei bizarra. Me parece que o Nasio está escrevendo para outro público. Parece destoar do restante da obra dele.



O Édipo e as introduções às obras de Freud e Lacan são muito boas para quem está começando a tomar contato com Psicanálise.



Na verdade, eu deveria ter te indagado em que momento da sua trajetória psicanalítica você as leu. Talvez isso faça bastante diferença. A obra do Nasio foi das primeiras coisas que li quando estudei Psicanálise, muitos anos atrás.

[quote name='Frango' timestamp='1416174172' post='3267302']

A Psicanálise ainda é viável por se tratar de um discurso subversivo, por seu propósito ser dar nome aos mal-estares da civilização hehe. Quem vai desmascarar a obsessividade da ciência de hoje? O Behaviorismo é aliado com o discurso científico, então nos resta a psicanálise!

[/quote]



Pior: Quem vai se opor ao Discurso do Capitalista? As alternativas ao saber psicanalítico para fazer esse contra-ponto não são muito animadoras.
Responder
#68
[quote name='the-dude' timestamp='1416175224' post='3267307']

[/size]



Pode esclarecer o que você quer dizer com universalidade?



Pergunto porque tenho a suspeita de que você possa estar falando de distorções cometidas pela dita ortodoxia freudiana. Que, na realidade, foi quem mais distorceu a Psicanálise. Aliás, o Jung já dizia isso bem no começo da Psicanálise.



Mas, enfim, para comentar, seria importante entender melhor o que você quer dizer.







Édipo é um dos melhores livros escritos especificamente sobre o tema. Esse segundo eu não conheço, mas li a sinopse e achei bizarra. Me parece que o Nasio está escrevendo para outro público. Parece destoar do restante da obra dele.



O Édipo e as introduções às obras de Freud e Lacan são muito boas para quem está começando a tomar contato com Psicanálise.



Na verdade, eu deveria ter te indagado em que momento da sua trajetória psicanalítica você as leu. Talvez isso faça bastante diferença. A obra do Nasio foi das primeiras coisas que li quando estudei Psicanálise, muitos anos atrás.

[/quote]



Tô sabendo que esse Édipo é muito bem cotado. Foi o primeiro livro que eu lino segundo período da faculdade e que me afastou inicialmente da psicanálise. O reli ano retrasado e achei demasiadamente repetitivo, tanto para leigos como para psicanalistas. Este estilo dele de ficar explicando a mesma coisa por N metáforas me incomoda bastante. O livro dele que eu achei razoável até é o Histeria.


[Imagem: 193006.png]
Responder
#69
[quote name='Frango' timestamp='1416175538' post='3267309']

Tô sabendo que esse Édipo é muito bem cotado. Foi o primeiro livro que eu lino segundo período da faculdade e que me afastou inicialmente da psicanálise. O reli ano retrasado e achei demasiadamente repetitivo, tanto para leigos como para psicanalistas. Este estilo dele de ficar explicando a mesma coisa por N metáforas me incomoda bastante. O livro dele que eu achei razoável até é o Histeria.

[/quote]



Sim, é muito bom. Mas ainda acho o próprio livro do Freud sobre o tema melhor, e mais simples.
Responder
#70
[quote name='TheZueraNeverEnd' timestamp='1416150202' post='3267234']

Nem terminei de ler e já tava com a mao esquerda no pau e mordendo os lábios já. E se eu fosse vc ficaria esperta comigo, já que vc esta lidando com o king of webcam...

[/quote]





Cala a boca
Responder


Saltar Fórum:


usuários a ver este tópico: 1 Visitante(s)