Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Arte Digital e Animações em 3D
#61
nunca que o blender vai ser usado nas grandes empresas.. só se a autodesk falir

e não é que ele é pior ou não que os outros (apesar de ser), mas é que o mercado não precisa dele pra nada atualmente.

maya/3ds/xsi ainda é bem superior a ele em modelagem, zbrush/mudbox tá mil anos na frente em esculpir, e por ai vai.. mas pode sim ser feitos bons trabalhos com ele



btw, o 'soft do futuro' em que vale apostar é o Houdini, cada vez ganhando mais espaço no mercado.

mas ele é mais voltado pra vfx
Responder
#62
Eu não disse que ele vai ser adotado, eu disse que "até pode acontecer", eu não disse que vai acontecer. Ao menos pelas atuais, pq com certeza das pequenas empresas que hoje nascem, alguma vai se tornar grande e várias que estão nascendo hoje estão utilizando ferramentas livres e a tendência é que mantenham a utilização delas mesmo grande, a não ser por uma necessidade muito específica precise utilizar alguma ferramenta não livre. E outra, essa sua afirmação "nunca" é muito forte e dogmática, nunca diga nunca, uma coisa que eu aprendi observando o mercado (em diversos setores) é a capacidade da indústria (seja ela qual for) se adaptar por alguma necessidade.



De fato, o mercado (a maior parte dele) não precisa dele pelo motivo que eu disse, eles (Max, Maya) estão há muito tempo no mercado, 3D Max se não estou enganado existe desde a década de 80. Então, para uma indústria que utiliza 3D Max de longa data, para que iria mudar para um software que surgiu em 1998 e que na época era, de fato, bem inferior?



Por fim, quanto a ele ser inferior HOJE, isso é muito questionável, não vou fazer deste simples reply em um flame war. Mas somente para dar de exemplo, ele modela tão bem ou até melhor (por conta do sistema de atalhos que aumentam em muito a produtividade) que Max ou Maya. Todos os conceitos de modelagem presente nestes 2 estão no Blender. Pelos relatos que eu li pela internet, o sistema de UV Mapping do Blender é melhor que do Max e do Maya, é mais simples e fácil de fazer as coisas. Enfim, se podia falar que o Blender era de fato bastante inferior ao Max e Maya há uns 3 anos atrás na antiga versão dele. Hoje em dia isto é muito relativo. O programa evoluiu muito nos últimos 2 anos.


"Acreditar é mais fácil do que pensar. Daí existem muito mais crentes do que pensadores." (Bruce Calvert)

[Imagem: 10396.gif]
Responder
#63
A verdade é que, independente do programa, se você aprendeu como fazer X coisa em um, você aprende a fazer no outro com bastante facilidade.

O difícil é masterizar a técnica, não o software - imho -
Responder
#64
Sim com certeza. Este negócio de ter falado que o Blender na modelagem é inferior mexeu com meus neurônios (hauahauahau) e agora eu lembrei de funcionalidades que foram implementadas no Blender recentemente que me dão a convicção que na modelagem o Blender está no mínimo igual, se não estiver superior, ao Maya e Max:



Modificador Remesh (serve para refazer a topologia de algo sem muito esforço):

[media]http://vimeo.com/21096739[/media]



Modificador de Pele (ainda não incluída na versão oficial pois está em desenvolvimento) que permite fazer modelagem sem usar uma mesh, mas sim por meio do esqueleto:

http://vimeo.com/20774773



Pose Sculpt (usando o modo de escultura do Blender para deformar o modelo proporcionalmente - o que pode resultar num menor uso dos esqueletos):

http://vimeo.com/36000777



Modelagem no Blender no estilo Zbrush:

http://vimeo.com/9084198

http://vimeo.com/10715723

http://vimeo.com/10695820

http://vimeo.com/11459598



Enfim, Blender inferior em modelagem? Sim, na versão 2.49. Na 2.63, não.


"Acreditar é mais fácil do que pensar. Daí existem muito mais crentes do que pensadores." (Bruce Calvert)

[Imagem: 10396.gif]
Responder
#65
Sério que voce não enxerga que o blender ainda tá atrás dos outros softs ?

Você deve ser um dos únicos com essa visão.. eu posso fazer ou procurar uma lista comparando, mas nem vou perder tempo com isso, pq isso é bem obvio

não to querendo apontar o que é melhor pra se usar ou não, mas ele ainda perde sim pros outros grandes



o que tem de mais nesse remesh? zbrush já tem isso faz tempo, que é o decimation

mas não existe um processo automatico que ainda seja bom

retopologia boa mesmo se faz na mão, poly by poly



esse modificador de pele não é nada mais que as zspheres do zbrush, que já tem há anos tbm

enfim, vc não ta sabendo comparar

vc quer comparar ferramentas de escultura como essas do blender com o maya e o max, que não tem nada do tipo, é com o zbrush e o mudbox que vc tem que fazer isso

agora outra coisa diferente é a modelagem poly, nurbs etc, e vc vai me desculpar mas não tem nem como comparar a maturidade dessa técnica em softs como maya/xsi/3ds com o blender

mas whatever <img src='http://forum.hangarnet.com.br/public/style_emoticons/<#EMO_DIR#>/biggrin.gif' class='bbc_emoticon' alt='Big Grin' /> não vou discutir isso tbm
Responder
#66
Sua postagem comprova que vc NÃO LEU o que eu escrevi. Eu NÃO COMPAREI Blender x Zbrush, comparei ele com Max e Maya. Vc quem comparou o Blender x Maya e Max afirmando que eles são superiores em modelagem e mostrei com esses vídeos aí que o Blender possui ferramentas de modelagem que estes 2 não possuem.



1º ponto: não entrei no mérito do remesh ser bom ou ruim, eu disse que o Blender possui. Qualquer um sabe que remesh bom é feito na mão. Mas esta ferramenta é útil para quem faz uma malha totalmente zuada e dá uma melhorada por esta ferramenta e após isto, faz a retopologia.

2º ponto: mais uma fez, NÃO COMPAREI BLENDER X ZBRUSH, num tem nem o que discutir, na arte de esculpir o Zbrush está anos luz a frente, o único que chega perto é o Mudbox.

3º ponto: mesmo que Maya e Max não tenham qualquer ferramenta de escultura, vc comparou modelagem do Blender com os 2 afirmando que o Blender é inferior. E daí se o Maya e o Max não tem? O simples fato do Blender ter escultura, mesmo que não seja das melhores, já dá vantagem na modelagem. Ou a escultura agora não é modelagem?


"Acreditar é mais fácil do que pensar. Daí existem muito mais crentes do que pensadores." (Bruce Calvert)

[Imagem: 10396.gif]
Responder
#67
pq ter ferramentas de escultura no blender faria dele um soft melhor que os outros em modelagem, se eu posso ir do maya/3ds pro zbrush em 3 cliques e fazer uso de um soft completo nessa área, e voltar em mais 2 cliques ?

sem contar que o termo não é "modelar no zbrush", modelagem poligonal é uma coisa e escultura é outra
Responder
#68
Bem porto não quero extender essa discussão. Só pra deixar claro, escultura não deixa de ser um tipo de modelagem. Pode-se dizer que modelagem é espécie e escultura é um gênero. Escultura resulta numa malha poligonal de algo, portanto é modelagem. Mesmo que o modelo high poly não seja usado de fato, dele pode se extrair normal maps para aplicar em modelos low poly. No mais, não quero fazer deste tópico uma birra, mas apenas defendi o meu ponto de vista. Fuis.


"Acreditar é mais fácil do que pensar. Daí existem muito mais crentes do que pensadores." (Bruce Calvert)

[Imagem: 10396.gif]
Responder
#69
Galera, por favor.

Independente do programa, quem faz a diferença é o usuário/artista, não o software.
Responder
#70
Sim Drumlord, não se preocupe, não vou mais falar disto.



Mas vou mostrar este vídeo aqui, pelo que eu soube, é o resultado de 2 garotas japonesas que fizeram um curso de CG e fizeram TOTALMENTE no Google Sketchup. Os cenários elas simplesmente pegaram modelos gratuitos disponíveis na internet. O resto foi elas.



[media]http://www.youtube.com/watch?v=kdEyuLs_L5k[/media]


"Acreditar é mais fácil do que pensar. Daí existem muito mais crentes do que pensadores." (Bruce Calvert)

[Imagem: 10396.gif]
Responder


Saltar Fórum:


usuários a ver este tópico: 1 Visitante(s)