Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Clubes mais valiosos do Brasil
#1
Flamengo, Corinthians e São Paulo valem, cada um, mais de meio bilhão de reais

Estudo da Crowe Horwath RCS revela valores das marcas dos 12 maiores clubes do Brasil. Apesar do crescimento, diferença para europeus é grande



Não adianta perguntar para um torcedor o valor do seu clube. É provável que a resposta seja "não tem preço". Mas paixão e glórias também se medem por cifras. Um estudo da Crowe Horwath RCS, divulgado pelo jornal “O Estado de S. Paulo”, aponta o potencial de mercado das principais marcas do futebol brasileiro. Ainda que longe das assustadoras cifras dos europeus, três brasileiros se apresentam como grandes potências.







Líderes em popularidade, Flamengo, Corinthians e São Paulo são os mais valiosos do Brasil. Cada um vale mais de meio bilhão de reais, segundo a pesquisa. Os números são significativos para o mercado interno - Flamengo e Corinthians valem, por exemplo, mais do que o somatório de Atlético-MG, Botafogo, Fluminense, Vasco e Santos. Mas, em comparação com o cenário internacional, o futebol brasileiro ainda deixa a desejar. O Manchester United, clube com a marca mais valiosa do mundo, é cotado a R$ 3.204 bilhões.



O levantamento levou em consideração os 12 clubes de maior torcida e o número de títulos de cada um deles entre 1971 (início do Campeonato Brasileiro) e 2009. Os avaliados são os quatro grandes de São Paulo, os quatro do Rio, dois de Minas Gerais e os dois do Rio Grande do Sul.



De acordo com o estudo, a evolução nas receitas dos clubes entre 2003 e 2008 foi de 115%. As que apresentaram maior crescimento foram a exploração do marketing e a venda de ingressos. Para chegar aos números finais, foram usadas informações como os dados financeiros, perfil e hábito dos torcedores, marketing e mercado nacional e local. O resultado é baseado em marketing, estádio, sócios e mídia.



Para o futuro, essa arrecadação pode ser ainda maior. Hoje, as marcas dos doze principais clubes valem R$ 1,9 bilhão. Daqui a quatro anos, após a Copa de 2014, o número pode chegar a R$ 3,4 bilhões.



Já de olho no Mundial, o São Paulo espera manter, com seu estádio, a força que o projeta hoje como o terceiro da lista. O Tricolor se aproxima dos líderes graças a uma evolução de 234% em bilheteria e 93% em marketing.



______________________________________

[url="http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/Times/Sao_Paulo/0,,MUL1428280-9875,00-FLAMENGO+CORINTHIANS+E+SAO+PAULO+VALEM+CADA+UM+MAIS+DE+MEIO+BILHAO+DE+REAIS.html"]Clique aqui para ver a lista completa dos mais valiosos do Brasil + Fonte[/url]
Responder
#2
oxi...cade o fortaleza?! ranking mediocre.
Responder
#3
Eu vi isso ontem no globoesporte.

Agradeçam as respectivas torcidas.


[Imagem: BxMjR8R.png]



[Imagem: tqiNjZE.png]
Responder
#4
Cacete!

Achei que o Palmeiras não ia figurar nem entre os 10 mais...

<img src='http://forum.hangarnet.com.br/public/style_emoticons/<#EMO_DIR#>/ohnoes.gif' class='bbc_emoticon' alt=':naughty:' />


"People don't change".
Responder
#5
Que piada
Responder
#6
O Vasco ficou 8 anos nas mãos de um verme, mas dai ser apenas a 9ª MARCA do futebol brasileiro... não é possível.
Responder
#7
[quote name='Tio Jobson' post='1989623' date='Dec 29 2009, 02:47 PM']O Vasco ficou 8 anos nas mãos de um verme, mas dai ser apenas a 9ª MARCA do futebol brasileiro... não é possível.[/quote]



Verdade, um dos clubes mais tradicionais além de ter a 4° maior torcida do Brasil de acordo com essas pesquisas que eles fazem é meio nonsense mesmo.
Responder
#8
[quote name='louz' post='1989601' date='Dec 29 2009, 02:27 PM']Que piada[/quote]





[Imagem: Simpsons_nelson_haha.jpg]





Sério agora, estranhei o inter ta em quinto só.


[Imagem: 44002484.png]
Responder
#9
Flamengo e Corinthians por qtde de torcedores. Nada mais....
Responder
#10
[quote name='CaquinhO' post='1989715' date='Dec 29 2009, 04:40 PM']Flamengo e Corinthians por qtde de torcedores. Nada mais....[/quote]



Discordo que seja apenas por isso, Flamengo é hexa campeão brasileiro, campeão da Libertadores e mundial. Pelo que eu entendi, eles não estão avaliando quanto custa o clube no sentido de estrutura, mas sim a MARCA. Que chance tem por exemplo o Atlético-MG que, mesmo sendo um clube grande, não ganha nada de expressivo faz tempo? Ou o Botafogo, que é considerada a menor torcida do Rio, e não vive um bom período há um tempão?



Agora, eu discordo por exemplo da posição do Vasco, os caras realmente têm uma marca bem abrangente. O São Paulo tem uma marca fortíssima pelos títulos, mas perde no "conjunto da obra" pro Flamengo e Corinthians.
Responder


Saltar Fórum:


usuários a ver este tópico: 1 Visitante(s)