11-19-2014, 01:59 AM
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 11-19-2014, 02:01 AM por brender.)
![[Imagem: 141118-toyota-mirai-4a_4ac1b79d649ef1b0d...02dcbe.jpg]](http://media3.s-nbcnews.com/i/newscms/2014_47/771886/141118-toyota-mirai-4a_4ac1b79d649ef1b0d32c7680f402dcbe.jpg)
A Toyota acaba de anunciar o primeiro carro movido a hidrogênio que deverá ser produzido em grandes quantidades e vendido ao público geral, o Mirai. Ele vai começar a ser vendido nos Estados Unidos e no Japão em 2015, será lançado primeiro em quatro cidades no Japão em 15 de dezembro. As vendas nos Estados Unidos e na Europa virão depois no quarto trimestre de 2015, disse a maior montadora do mundo, revelando o carro simultaneamente em Tóquio e no Estado norte-americano da Califórnia.
Toyota agora confirma o preço do sedã que chega ao mercado norte-americano, mais precisamente na Califórnia, avaliado em US$ 57.500. Mas alguns incentivos estaduais devem baixar o valor para até US$ 44.500.
Além disso, so potenciais compradores podem participar de um programa de parcelamento pagando 36 mensalidades de US$ 499, mais US$ 3.649 pela assinatura.
No Japão, o Toyota Mirai vai custar a partir de ¥ 7 milhões ou R$ 156.800. Literalmente significando “futuro” em japonês, o sedã híbrido pretende ser a alternativa para quando o fim do petróleo chegar.
No entanto, a Toyota também oferece um serviço de assistência por 8 anos, manobristas 24h, três anos de manutenção e três anos de hidrogênio cortesia.
Conforme divulgado, o Mirai oferece 153 cv e tem autonomia para rodar até 483 km, e necessita de apenas cinco minutos para ser recarregado. O sedã acelera de 0 a 100 km/h em 9 segundos.
O Mirai – nome que significa futuro em japonês – é um sedã de quatro portas com o mesmo tamanho do Camry vendido no Brasil. Segundo a Toyota, ele vai rodar 480 km com um tanque de hidrogênio, será reabastecido em 5 minutos e seu escapamento vai soltar apenas vapor d’água.
O Mirai possui uma célula de combustível onde o hidrogênio se combina com o oxigênio do ar, produzindo água e eletricidade. É como uma bateria. Mas, em vez de recarregá-la com eletricidade, coloca-se mais hidrogênio para que a reação química possa continuar.
A eletricidade liberada pela célula é armazenada numa bateria convencional. De lá, ela alimenta o motor elétrico que move o veículo. Freios regenerativos reforçam a carga da bateria durante as frenagens.
A Toyota diz que a energia gerada com um tanque de hidrogênio seria suficiente para abastecer uma casa durante uma semana.
Barreiras
Essa tecnologia é conhecida desde os anos 60 e já foi testada por boa parte das grandes montadoras de automóveis. Automóveis, barcos, motocicletas e até um avião da Boeing já foram equipados com células de combustível.
Os "carros verdes" perfeitos, veículos movidos a célula combustível funcionam com eletricidade gerada ao misturar combustível de hidrogênio e o oxigênio do ar --uma tecnologia usada pela primeira vez no projeto Apollo na década de 1960. Os únicos derivados são calor e água --uma água tão pura que os astronautas na Apollo a beberam.
Mas essa fonte de energia nunca foi usada em larga escala por ter custo elevado e diversas barreiras práticas. Uma delas é necessidade de haver postos onde os proprietários possam reabastecer seus carros com hidrogênio.
A Toyota fechou convênios com distribuidoras de combustível para a montagem de uma rede de postos no nordeste dos Estados Unidos e na Califórnia. No início, o Mirai será vendido apenas nessas duas regiões dos Estados Unidos e no Japão.
A Honda e a Hyundai já vendem veículos a hidrogênio em alguns países. Mas elas fornecem esses carros para empresas que têm seu próprio posto para abastecê-los. O Mirai deve ser o primeiro carro desse tipo vendido ao público geral.
![[Imagem: Toyota-Mirai-1.jpg]](http://yournewsticker.com/wp-content/uploads/2014/07/Toyota-Mirai-1.jpg)
Momento de mudança
“Estamos num momento de mudança na história dos automóveis”, diz Akio Toyoda, o presidente da Toyota, no vídeo em que apresenta o Mirai (veja no final do texto).
Ele acrescenta que o Mirai percorreu milhões de milhas na pista de teste e vem sendo testado em estradas há dez anos. “Agora estamos prontos para entregá-lo”, diz.
Toyoda aparece dirigindo protótipos no vídeo. Ele diz que o baixo centro de gravidade torna o carro muito agradável de dirigir.
Um problema óbvio do Mirai é que, como outros veículos que usam célula de combustível, ele será um carro caro. No Japão, vai custar o equivalente a 156 mil reais. Isso deve limitar bastante o volume de vendas
![[Imagem: 219574279477953556.jpeg]](http://msalx.quatrorodas.abril.com.br/2014/11/18/1304/YFffO/219574279477953556.jpeg)
![[Imagem: 15472_2_L.jpg]](http://images.immedia.com.br//15/15472_2_L.jpg)
Este é o vídeo em que Akio Toyoda apresenta o Mirai (em inglês):
http://www.youtube.com/watch?v=9DFtqu4o1qI
http://www.youtube.com/watch?v=GUjYIaUGmqU
Fonte: Exame


![[Imagem: Kriannor.png]](http://card.psnprofiles.com/1/Kriannor.png)
[/right]