Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Toyota anuncia Mirai, seu revolucionário carro a hidrogênio
#1
[Imagem: 141118-toyota-mirai-4a_4ac1b79d649ef1b0d...02dcbe.jpg]



A Toyota acaba de anunciar o primeiro carro movido a hidrogênio que deverá ser produzido em grandes quantidades e vendido ao público geral, o Mirai. Ele vai começar a ser vendido nos Estados Unidos e no Japão em 2015, será lançado primeiro em quatro cidades no Japão em 15 de dezembro. As vendas nos Estados Unidos e na Europa virão depois no quarto trimestre de 2015, disse a maior montadora do mundo, revelando o carro simultaneamente em Tóquio e no Estado norte-americano da Califórnia.



Toyota agora confirma o preço do sedã que chega ao mercado norte-americano, mais precisamente na Califórnia, avaliado em US$ 57.500. Mas alguns incentivos estaduais devem baixar o valor para até US$ 44.500.



Além disso, so potenciais compradores podem participar de um programa de parcelamento pagando 36 mensalidades de US$ 499, mais US$ 3.649 pela assinatura.



No Japão, o Toyota Mirai vai custar a partir de ¥ 7 milhões ou R$ 156.800. Literalmente significando “futuro” em japonês, o sedã híbrido pretende ser a alternativa para quando o fim do petróleo chegar.



No entanto, a Toyota também oferece um serviço de assistência por 8 anos, manobristas 24h, três anos de manutenção e três anos de hidrogênio cortesia.



Conforme divulgado, o Mirai oferece 153 cv e tem autonomia para rodar até 483 km, e necessita de apenas cinco minutos para ser recarregado. O sedã acelera de 0 a 100 km/h em 9 segundos.



O Mirai – nome que significa futuro em japonês – é um sedã de quatro portas com o mesmo tamanho do Camry vendido no Brasil. Segundo a Toyota, ele vai rodar 480 km com um tanque de hidrogênio, será reabastecido em 5 minutos e seu escapamento vai soltar apenas vapor d’água.



O Mirai possui uma célula de combustível onde o hidrogênio se combina com o oxigênio do ar, produzindo água e eletricidade. É como uma bateria. Mas, em vez de recarregá-la com eletricidade, coloca-se mais hidrogênio para que a reação química possa continuar.



A eletricidade liberada pela célula é armazenada numa bateria convencional. De lá, ela alimenta o motor elétrico que move o veículo. Freios regenerativos reforçam a carga da bateria durante as frenagens.



A Toyota diz que a energia gerada com um tanque de hidrogênio seria suficiente para abastecer uma casa durante uma semana.



[Imagem: toyota-fcv-concept-tms1_653.jpg]



Barreiras



Essa tecnologia é conhecida desde os anos 60 e já foi testada por boa parte das grandes montadoras de automóveis. Automóveis, barcos, motocicletas e até um avião da Boeing já foram equipados com células de combustível.



Os "carros verdes" perfeitos, veículos movidos a célula combustível funcionam com eletricidade gerada ao misturar combustível de hidrogênio e o oxigênio do ar --uma tecnologia usada pela primeira vez no projeto Apollo na década de 1960. Os únicos derivados são calor e água --uma água tão pura que os astronautas na Apollo a beberam.



Mas essa fonte de energia nunca foi usada em larga escala por ter custo elevado e diversas barreiras práticas. Uma delas é necessidade de haver postos onde os proprietários possam reabastecer seus carros com hidrogênio.



A Toyota fechou convênios com distribuidoras de combustível para a montagem de uma rede de postos no nordeste dos Estados Unidos e na Califórnia. No início, o Mirai será vendido apenas nessas duas regiões dos Estados Unidos e no Japão.



A Honda e a Hyundai já vendem veículos a hidrogênio em alguns países. Mas elas fornecem esses carros para empresas que têm seu próprio posto para abastecê-los. O Mirai deve ser o primeiro carro desse tipo vendido ao público geral.



[Imagem: Toyota-Mirai-1.jpg]



Momento de mudança



“Estamos num momento de mudança na história dos automóveis”, diz Akio Toyoda, o presidente da Toyota, no vídeo em que apresenta o Mirai (veja no final do texto).



Ele acrescenta que o Mirai percorreu milhões de milhas na pista de teste e vem sendo testado em estradas há dez anos. “Agora estamos prontos para entregá-lo”, diz.



Toyoda aparece dirigindo protótipos no vídeo. Ele diz que o baixo centro de gravidade torna o carro muito agradável de dirigir.



Um problema óbvio do Mirai é que, como outros veículos que usam célula de combustível, ele será um carro caro. No Japão, vai custar o equivalente a 156 mil reais. Isso deve limitar bastante o volume de vendas



[Imagem: 219574279477953556.jpeg]



[Imagem: 15472_2_L.jpg]



Este é o vídeo em que Akio Toyoda apresenta o Mirai (em inglês):



http://www.youtube.com/watch?v=9DFtqu4o1qI



http://www.youtube.com/watch?v=GUjYIaUGmqU



Fonte: Exame


[Imagem: K0V4Atl.png]
Responder
#2
Cara, eu trabalho em uma rede de institutos de pesquisa, aos moldes do Fraunhofer da Alemanha, sendo um deles é voltado a area de pesquisas energéticas e pelas conversas que eu tenho tido com eles, esse negocio de celulas de combustivel a hidrogênio é algo que está sendo levado muito a sério por várias empresas no mundo.

E, por incrível que pareça, tem um movimento forte em várias empresas multinacional aqui no Brasil tentando puxar o país como polo industrial para carros híbridos e 100% livres do petróleo.


Vendo espaço! PM me!
Responder
#3
[quote name='Walita' timestamp='1416390873' post='3268087']

Cara, eu trabalho em uma rede de institutos de pesquisa, aos moldes do Fraunhofer da Alemanha, sendo um deles é voltado a area de pesquisas energéticas e pelas conversas que eu tenho tido com eles, esse negocio de celulas de combustivel a hidrogênio é algo que está sendo levado muito a sério por várias empresas no mundo.

E, por incrível que pareça, tem um movimento forte em várias empresas multinacional aqui no Brasil tentando puxar o país como polo industrial para carros híbridos e 100% livres do petróleo.

[/quote]



amém
Responder
#4
[quote name='Walita' timestamp='1416390873' post='3268087']

Cara, eu trabalho em uma rede de institutos de pesquisa, aos moldes do Fraunhofer da Alemanha, sendo um deles é voltado a area de pesquisas energéticas e pelas conversas que eu tenho tido com eles, esse negocio de celulas de combustivel a hidrogênio é algo que está sendo levado muito a sério por várias empresas no mundo.

E, por incrível que pareça, tem um movimento forte em várias empresas multinacional aqui no Brasil tentando puxar o país como polo industrial para carros híbridos e 100% livres do petróleo.

[/quote]



acreditei ate voce falar a palavra Brasil




Citar:Jackal -

Se vocês tem urgência não tem o que fazer, mas espere 2 a 3 semanas que já volta ao normal (2,30-2,40). E no mais, comprem Petrobras.



bjo




[Imagem: 3c1TFGG.gif]
Responder
#5
Engraçado é que pra manter o sistema funcionando eles ficam neste bla bla bla de energia limpa e não fazem o essencial: dar independência ao dono do carro. Enquanto tecnologias como estas são estudadas e há investimentos maciços para tornar esta tecnologia aí viável com o único intuito de manter o lucro e a existência de donos de postos de combustíveis trocando apenas o produto energético (gasolina/diesel/álcool por hidrogênio), tecnologias para baterias melhores, motores elétricos melhores e investimentos em melhoras para painéis solares para recarregar a bateria do carro em casa, em movimento (não necessariamente só com painel solar neste caso) e em última hipótese em um posto "solar" se realmente estiver precisando andam a passos de tartaruga.


"Acreditar é mais fácil do que pensar. Daí existem muito mais crentes do que pensadores." (Bruce Calvert)

[Imagem: 10396.gif]
Responder
#6
Quando leia essa coisas me sinto dirigindo uma carroça.



[quote name='Carrasco_Santo' timestamp='1416393182' post='3268098']

Engraçado é que pra manter o sistema funcionando eles ficam neste bla bla bla de energia limpa e não fazem o essencial: dar independência ao dono do carro. Enquanto tecnologias como estas são estudadas e há investimentos maciços para tornar esta tecnologia aí viável com o único intuito de manter o lucro e a existência de donos de postos de combustíveis trocando apenas o produto energético (gasolina/diesel/álcool por hidrogênio), tecnologias para baterias melhores, motores elétricos melhores e investimentos em melhoras para painéis solares para recarregar a bateria do carro em casa, em movimento (não necessariamente só com painel solar neste caso) e em última hipótese em um posto "solar" se realmente estiver precisando andam a passos de tartaruga.

[/quote]



Se atualiza rapêize, lá fora é cada vez mais comum tudo isso que você comentou. Infelizmente, nós macacos huebr ainda estamos nas cavernas e se depender da Petrobrás continuaremos por muito tempo: http://theoatmeal.com/comics/tesla_model_s



Bem foda.


[Imagem: Kriannor.png]
Responder
#7
lembrei da época que fazia cursinho pra tentar passar na unb, um professor de fisíca falando que isso só seria possível quando conseguissem isolar o motor (para não explodir) ou quando os petroleiros deixassem...



muito bacana.


[color="#FF0000"]PORCO FUMADO TA NA ÁREA[/color]
Responder
#8
como os pros x contras se comparam nos carros a hidrogênio vs carros elétricos a bateria como os Tesla



[size="4"]hidrogênio[/size]

Hidrogênio é altamente explosivo

A logística de distribuição teria que ser construída do 0.

Armazenamento mais eficiente de combustível



[size="4"]bateria[/size]

mais seguro

eletricidade já está por toda parte mesmo

baterias são pesadas, caras e menos eficientes



e aí?

alguém manja o suficiente para dar uma opinião informada?


[right][Imagem: cwOGf8A.png][/right]
Responder
#9
[quote name='Guaicow' timestamp='1416399816' post='3268135']

como os pros x contras se comparam nos carros a hidrogênio vs carros elétricos a bateria como os Tesla



[size="4"]hidrogênio[/size]

Hidrogênio é altamente explosivo

Não dá pra resolver, só conter, se proteger e rezar pra não se no seu cú quando explodir.

A logística de distribuição teria que ser construída do 0.

Investimento absurdo porém viável. Só ver o que aconteceu com o GNV, foi só a moda pegar que você já encontrava em quase qualquer lugar. Pelo menos em SP.

Armazenamento mais eficiente de combustível

Vantagem, não tem mais o que falar.



[size="4"]bateria[/size]

mais seguro

Vantagem, não tem mais o que falar.

eletricidade já está por toda parte mesmo

Vantagem, não tem mais o que falar.

baterias são pesadas, caras e menos eficientes

Bem, a bateria acho que não deve pesar mais que um tanque de combustível+motor a combustão, certo? E o custo delas está diretamente ligada à tecnologia da coisa, e se tem uma coisa que os últimos anos no ensinou é quanto mais a tecnologia avança mais leves e menores as coisas ficam.

e aí?

alguém manja o suficiente para dar uma opinião informada?

[/quote]



De um ponto de vista leigo. Sei lá, parece que a Toyota foi na onda errada. O carro em si tem quase todos os problemas de um movido à gasolina, só solucionando a questão do petróleo. Não entendo por que o caras querem ficar inventado moda se a Tesla já mostrou o quão viável um carro elétrico é. Olha só uma charging station que comédia. É literalmente um poste:



[Imagem: 2012-tesla-model-s-charge.jpg]


[Imagem: Kriannor.png]
Responder
#10
[quote name='Walita' timestamp='1416390873' post='3268087']

Cara, eu trabalho em uma rede de institutos de pesquisa, aos moldes do Fraunhofer da Alemanha, sendo um deles é voltado a area de pesquisas energéticas e pelas conversas que eu tenho tido com eles, esse negocio de celulas de combustivel a hidrogênio é algo que está sendo levado muito a sério por várias empresas no mundo.

E, por incrível que pareça, tem um movimento forte em várias empresas multinacional aqui no Brasil tentando puxar o país como polo industrial para carros híbridos e 100% livres do petróleo.

[/quote]

Yep, meu irmão trabalha na ford na área de tecnologia e ele vive recebendo treinamento (quase 6 meses por ano).



Os 2 últimos foram sobre carros elétricos e agora sobre hidrogênio.



Duvido nada que essa desgraça popularize.
Responder


Saltar Fórum:


usuários a ver este tópico: 1 Visitante(s)