Mensagens: 600
Tópicos: 35
Registrado: Jan 2009
Reputação:
1
Gente criei esse tópico para saber a opinião daqui sobre a necessidade ou não da reforma política, lembrando que a reforma em si não necessariamente precisa ser a do PT, mas sim qualquer mudança mesmo.
Por isso quem votar SIM diga qual são as mudanças que acredita e quem votar não o motivo.
--------------------//----------------//---------------
Para começar meu voto é sim porque eu acredito no:
1) Financiamento democrático de campanha (Só pessoa física pode doar até 700 reais por eleição, o resto é pago com multa e do do fundo partidário)
2) Lista proporcional em dois turnos, um no partido e outro no candidato (Visa diminuir o número de partidos, principalmente os de aluguéis e vincular mais o pensamento do partido a todos os seus candidatos, trazendo coerência)
3) Mais rigidez ao caixa dois e ao uso de laranjas, fazendo o político perder o mandato, a empresa não poder mais contratar com o poder público e pagar multa, e o partido perder dinheiro o financiamento democrático.
4) Fortalecimento da democracia direta, facilitando o uso do plebiscito com ampliamento do que o plebiscito pode definir
5) 50% de todos os candidatos do partido seja mulher (Isso não vai reduzir o número de candidatos homens, mas pode significar que o partido chame mulheres para ser candidatas para equiparar o numero de homens)
Mas sou contra a reforma do PT.
--------------------//----------------//---------------
Comentem
Mensagens: 9.814
Tópicos: 71
Registrado: Jul 2002
Reputação:
0
Sim. Pode começar acabando com o fundo partidário e com a imunidade parlamentar.
Tu não vai ver nenhum politico defendendo isso então podemos concluir que são ótimas medidas.
[color="blue"]Pílulas de Sabedoria:[/color]
"You haven’t achieved equality until you’re a legitimate target for humor." Scott Adams
[color="blue"]Logics:[/color]
Since light travels faster than sound, people appear bright until you hear them speak.
Mensagens: 2.712
Tópicos: 108
Registrado: May 2004
Reputação:
0
Suas idéias são bacanas. Eu curto também o modelo alemão onde se vota em dois candidatos (cargos do legislativo, claro): um voto para lista e outro para candidato do distrito.
Eu acho surreal um país do tamanho do nosso não ter voto distrital. O modelo atual beneficia demais os candidatos milionários ou financiados pesadamente pelo lobby, não é qualquer um que tem grana pra fazer campanha por um estado inteiro.
O voto distrital aproxima o candidato do seu eleitorado e ainda acaba com candidatos estilo tiririca que puxam vários. Também facilita à população fiscalizar seu representante, já que fica claro em quem ela precisa prestar mais atenção.
Mas a reforma mais importante é nos municipios. É preciso acabar com essa farra das câmaras municipais.
As cidades deveriam ter mais vereadores, mas eles deveriam receber pouquíssimo (uma bolsa auxilio) ou até mesmo ser 100% voluntário (para cidades menores).
Claro que o sujeito não teria dedicação 100% do tempo, cada vereador trabalharia, por exemplo, 2 dias por mês (quando estaria, por lei, livre do seu trabalho normal).
O Eduardo Jorge tocava bastante nesse ponto.
Mensagens: 7.196
Tópicos: 226
Registrado: May 2005
Reputação:
10
12-11-2014, 06:18 PM
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 12-11-2014, 06:20 PM por Ares.)
Sim, mas não agora, provavelmente o governo atual vai usar esse assunto de reforma política para fazer as coisas mais do jeito deles ainda...
Eduardo Jorge tinha várias boas ideias, mas nunca vai ganhar agindo honestamente, e se for pra se corromper e fazer promessas para todo mundo, qual o ponto?
Sei lá quando vai ser possível, talvez vá mais algumas décadas pra melhorar a mentalidade das pessoas e alguma hecatombe pra diminuir o poder de quem já tem muito poder e usa desse poder para se manter com poder.
Mensagens: 600
Tópicos: 35
Registrado: Jan 2009
Reputação:
1
A minha ideia é o pessoal propor as mais diversos tipos de propostas, rolando depois umas votações para escolher os principais consensos. Acho que ia ser bacana.
Mensagens: 5.095
Tópicos: 118
Registrado: Nov 2007
Reputação:
1
[quote name='Instinct' timestamp='1418327671' post='3276193']
Sim. Pode começar acabando com o fundo partidário e com a imunidade parlamentar.
Tu não vai ver nenhum politico defendendo isso então podemos concluir que são ótimas medidas.
[/quote]
Aparelhado do jeito que está o MP e cheio de dinheiro como é a militância, gente como Bolsonaro e Feliciano passariam dia e noite indo de um tribunal para o outro.
A imunidade parlamentar é a única chance que a oposição tem de gemer. (gritar seria demais)
[url="http://sc2sig.com"]
[/url]
Mensagens: 9.814
Tópicos: 71
Registrado: Jul 2002
Reputação:
0
[quote name='Haz' timestamp='1418343930' post='3276293']
Aparelhado do jeito que está o MP e cheio de dinheiro como é a militância, gente como Bolsonaro e Feliciano passariam dia e noite indo de um tribunal para o outro.
A imunidade parlamentar é a única chance que a oposição tem de gemer. (gritar seria demais)
[/quote]
Bobagem Haz, se o cidadão comum consegue sobreviver eles TB conseguem. Alias, ninguem deveria ter esse tipo de privilegio independente de ideologia. Imagina o petrolao e o mensalão se políticos n tivessem foro privilegiado.
Quanto ao fim do fundo partidário, que NENHUM politico defende ou vai defender, acho o fim da picada os meus impostos financiarem partidos políticos, quaisquer que sejam. Pior ainda financiar PT, PCdB e etc. Então, qualquer partido criado ganha dinheiro que vem de uma caixa preta sem nenhuma rastreabilidade ou contrapartida.
[color="blue"]Pílulas de Sabedoria:[/color]
"You haven’t achieved equality until you’re a legitimate target for humor." Scott Adams
[color="blue"]Logics:[/color]
Since light travels faster than sound, people appear bright until you hear them speak.
Mensagens: 3.470
Tópicos: 48
Registrado: Feb 2003
Reputação:
11
[quote name='Haz' timestamp='1418343930' post='3276293']
Aparelhado do jeito que está o MP e cheio de dinheiro como é a militância, gente como Bolsonaro e Feliciano passariam dia e noite indo de um tribunal para o outro.
A imunidade parlamentar é a única chance que a oposição tem de gemer. (gritar seria demais)
[/quote]
Não justifica a imunidade que eles têm pra crimes de corrupção. Se Bolsonaro e Feliciano têm crimes de corrupção para responder, então deveriam responder. É claro que deve haver alguma imunidade parlamentar, mas acredito que não há necessidade de essa imunidade se estender igual funciona hoje
-
Mensagens: 9.708
Tópicos: 154
Registrado: Nov 2002
Reputação:
0
Imunidade parlamentar é um mal necessário e existe em qualquer democracia.
[color="#CC0000"]... und keiner sieht die Tränen ...[/color]
Mensagens: 2.791
Tópicos: 76
Registrado: Feb 2007
Reputação:
0
Não sei se isso se enquadra em imunidade parlamentar, não sei mesmo. Mas uma das coisas que mais me deixa louco é ver um filha da puta desviando milhões e depois renunciando, como se isso fosse uma punição para alguém que ficou milionário, e como se não bastasse o filha da puta volta a se candidatar depois de algum tempo. Ou seja, a "punição" nem é uma punição no fim das contas, minha mãe me dava castigos piores quando eu era moleque.
Sei la vei, do jeito que ta o Zorra total é mais sério que isso. Eu nem consigo pontuar o que realmente precisa mudar, é tanta filha da puta que de alguma forma alguém vai acabar fazendo algo pra se beneficiar, independente do que mude.
|