Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Arte ao Lápis
Comecei a escrever sem RPG Maker, resolvi ir escrevendo o que me vier...depois vou reescrever refinando tudo.



Estou bem animado e cheio de ideias, bem... tenho q admitir q é bem mais difícil do que eu pensava...rs.



Espero terminar essa primeira parte até o fim do ano.
Responder
Escrever um livro nunca foi fácil. Mas, é justamente a dificuldade que torna o negócio apaixonante.



Ler um livro é fácil, tudo o que você tem a fazer a ler as ideias dos outros. Agora, ter as próprias ideias não é moleza.



Eu escrevo já há alguns anos. E nunca perdi o gosto pela coisa. Tenho vários textos escritos de histórias diversas que fui criando ao longo do tempo. Muita coisa inacabada (para não dizer tudo, hahaha!), mas isso me ajudou a pegar o pique e a entender como funcionam o processo de fomento de ideias literárias.



Hoje em dia eu escreve com muita facilidade. Não tenho que ficar revisando e revisando tudo, a estrutura gramatical, tal como o posição correta das frases para atingir a compreensão ideal são coisas que acontecem quase que naturalmente. Óbvio que correções são precisas e eu leio e releio muita coisa, e sempre acabo engrandecendo o texto.



Atualmente eu estou desenvolvendo, no roteiro, alguns outros aspectos da história que estão fortalecendo o sentido da narração. Novos personagens surgem, os que já existem se aperfeiçoam e a coisa vai se tornando uma grande e divertida brincadeira.



O que eu penso sobre escrever é que esta é uma atividade intuitiva. Não adiantar levar como se fosse apenas técnica porque isto é seco demais para definir uma boa narração. E, tal como uma atividade primariamente intuitiva, vai se facilitando na medida em que crescer.



E ficando mais e mais divertido. <img src='http://forum.hangarnet.com.br/public/style_emoticons/<#EMO_DIR#>/smile.gif' class='bbc_emoticon' alt='Smile' />



[size="5"]. . .[/size]



Aqui no laboratório, desenvolvendo maneiras de aplicar a arte do roteiro e do livro final:



[Imagem: vBmNScr.png]



Este será um tipo de ilustração (das monocromáticas) em que eu focarei muito no traçado, valorizando um pouco mais os detalhes. Como contraste, farei algum tipo de fundo preenchimento com lápis, criando um todo mais agradável aos olhos.



Quando estiver concluída a nossa amiga aí, postarei o escaneado.


[Imagem: AJEkgLo.png]

"Monstros são reais e fantasmas são reais também. Vivem dentro de nós e, às vezes, vencem."



Acompanhe-me na Central de Quadrinhos: http://centraldequadrinhos.com/forum/ind...or/page-67
Responder
muito interessante!

estou procurando desenhistas para um projeto de rpg webbased
Responder
muito interessante!

estou procurando desenhistas para um projeto de rpg webbased
Responder
Eu teria o maior prazer em te ajudar, cara, se eu não estivesse envolvido na produção dos meus projetos pessoais.



[size="5"]. . .[/size]



Voltando, depois da farra das férias:



[Imagem: afbmljq.png]

[Imagem: PTqJxDQ.png]

[Imagem: CpoS1hx.png]



Estou investindo nesse tipo de desenho que, pela simplicidade, valoriza muito mais o traçado e a produção de detalhes baseados em traços, linhas etc. Além disso, ainda mantém o contraste do preto e do branco geralmente usado no plano de fundo.


[Imagem: AJEkgLo.png]

"Monstros são reais e fantasmas são reais também. Vivem dentro de nós e, às vezes, vencem."



Acompanhe-me na Central de Quadrinhos: http://centraldequadrinhos.com/forum/ind...or/page-67
Responder
Vim aqui falar um pouco do meu livro:



Descobri uma forma mt boa para colocar minhas ideias e a história que eu quero na direção certa, ela se chama mapas mentais...



Eu faço um overview do que eu vou escrever aravés de mapas mentais, dai eu consigo um maior poder de direcionamento e coerência!



Essa técnica tem sido um divisor de águas, não sei se outros escritores usam essa ferramenta, nem quais usam...tenho curiosidade em saber, vc faz algum tipo de overview antes de escrever?
Responder
[quote name='-Gunner' timestamp='1425653176' post='3303291']

Vim aqui falar um pouco do meu livro:



Descobri uma forma mt boa para colocar minhas ideias e a história que eu quero na direção certa, ela se chama mapas mentais...



Eu faço um overview do que eu vou escrever aravés de mapas mentais, dai eu consigo um maior poder de direcionamento e coerência!



Essa técnica tem sido um divisor de águas, não sei se outros escritores usam essa ferramenta, nem quais usam...tenho curiosidade em saber, vc faz algum tipo de overview antes de escrever?

[/quote]



Bem, meu método de atingir a coesão de uma história longa é baseado na escrita do roteiro de forma progressiva. Por exemplo, eu separei o roteiro atual (que ainda estou trabalhando e demorando mais do que imaginei) em capítulos que evoluem, falando sobre a temática e os detalhes da história.



Por exemplo, o roteiro tem um sumário mais ou menos assim (não estou com o material aqui, então vai pelo que me lembro):



Capítulo 1: Sobre o que é esta História. (O resumo breve)

Capítulo 2: O Conto do Herói Orgulhoso. (Uma narrativa sem conexões diretas com o livro, mas que "umedece o terreno" para as recepções posteriores - capítulo que recebe a interferência de alguns personagens).

Capítulo 3: Três Vilões, Três Ambições (uma visão geral das particularidades de cada vilão que dramatizará cada livro - o que me faz acreditar que, se isto se concluir, será uma trilogia).

Capítulo 4: Vilão 1 (Aqui eu falo do primeiro vilão com alguns detalhes, explicando quais suas motivações e de que maneira ele fará o que tem de fazer - tal como suas particularidades psicológicas e o quão aterrorizantes elas podem parecer. Lembrando que o livro que eu desenvolvo, hora assume um teor sentimental hora se torna sombrio. Contrastes entre temáticas que muito me agradaram como leitor e agora tenho a oportunidade de explorá-la como escritor).

Capítulo 5: A História por trás da História (Aqui eu conto o que houve no passado para justificar os acontecimentos do presente e tapar as primeiras lacunas, além de explicar alguns pontos fundamentais).

Capítulo 6: O Esboço dos Capítulos do Livro (aqui eu explico muito brevemente como serão apresentados os capítulos posteriores - cada um relatando progressivamente os capítulos do livro).

Capítulo 7 e seguintes: A partir daqui, cada capítulo mostra uma estrutura, como se fosse uma lista, dos fatos da narrativa em seus possíveis capítulos do livro final.



Mais ou menos assim.



Mas, esta organização não se constrói de forma perfeita. Ela muda na medida em que se aprofundam ou se modificam os pensamentos até atingir uma estrutura perfeita, sem lacunas (o que já aconteceu).



Fora isso, eu produzo várias artes no sentido de ilustrar personagens, ambientes etc.


[Imagem: AJEkgLo.png]

"Monstros são reais e fantasmas são reais também. Vivem dentro de nós e, às vezes, vencem."



Acompanhe-me na Central de Quadrinhos: http://centraldequadrinhos.com/forum/ind...or/page-67
Responder
Interessante, vc organizou mt bem as ideias gerais - gostei da dica.



Bom... os mapas mentais servem como uma base preliminar antes de escrever, eu tenho usado eles para montar as ideias imediatamente antes de escrever...como um rascunho.
Responder
Mas, esses mapas mentais são registrados como um rascunho ou você apenas pensa e escreve?



[size="5"]. . . [/size]



[Imagem: loMegHq.png][Imagem: a6ILSpT.png]

[Imagem: HEb190L.png][Imagem: Igi2Kzy.png][Imagem: ax2RNEd.png]


[Imagem: AJEkgLo.png]

"Monstros são reais e fantasmas são reais também. Vivem dentro de nós e, às vezes, vencem."



Acompanhe-me na Central de Quadrinhos: http://centraldequadrinhos.com/forum/ind...or/page-67
Responder
Eu coloco os eventos que vou escrever em balões e ligo com os eventos que vão ser gerados (que são outros balões), e tb quais eventos futuros vão derivar desse evento...isso me ajuda a organizar as ideias, e é bem simples de fazer.



Então... primeiro eu penso e crio os mapas mentais, para depois escrever o rascunho (usando os mapas como suporte).



Um exemplo do mapa:



Evento: Heroi encontra vilão ----> combate ---> fuga do vilão ---> heroi desmai. ::::::>evento p/futuro(para me lembrar): vilão agora se tornou inimigo do heroi, e vai buscar a vingança.



Rascunho:



Agora eu desenvolvo as ideias que coloquei no mapa.





Edit:



Pensei em fazer um mapa macro tb, organizando as ideias de cada capítulo e os ligando...em breve vou tentar isso.
Responder


Saltar Fórum:


usuários a ver este tópico: 2 Visitante(s)