Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Investimentos
Boa tarde pessoal,

Estou há uns 10 anos sem postar com exceção de um post abaixo que comecei a participar mas vamos às contribuições.

Vi que muitos aqui possuem dúvidas de investimento e como trabalho com isso meu dever social é auxiliar vocês dentro do possível.

Estava redigindo um e-mail para um cliente leigo e vou deixar ele como base para começar os debates, pois pelo menos o básico está ali.

Conforme as dúvidas forem surgindo vamos aprofundando no tema, sintam-se à vontade para perguntar, o que eu não souber buscarei as respostas, só espero ser útil.

[left]O tema em pauta é RENDA FIXA.

[/left]

Toda aplicação é remunerada a uma taxa de juros.

Temos duas taxas que são referência no mercado:

SELIC = taxa de juros determinada pelo banco central = 12,75% a.a. hoje

CDI = taxa de juros praticada pelo mercado, bem próxima da SELIC = 12,60% a.a. hoje

As aplicações podem ser de duas formas:

Pré Fixada: determinamos já quanto vamos receber ao ano durante X prazo.

Pós Fixada: o rendimento da aplicação será baseado na taxa do CDI então sempre vamos contratar um % de remuneração em relação ao CDI. Ou seja, se você contrata 100% do CDI hoje ela te remunera 12,60% ao ano, quando o CDI mudar ela mudará junto.

Abaixo seguem 4 tipos básicos de aplicações de emissão bancária.

CDB = Certificado de Depósito Bancário, emprestamos o dinheiro para o banco e ele pode ser pós ou pré fixado.

Letra de Câmbio = apesar do nome nada tem relação com câmbio de moedas, e sim o nome tem uma alusão ao câmbio de troca. Na prática é um CDB emitido por financeiras e não bancos, como são instituições menores e não podem emitir CDB essa é a forma de captação de dinheiro dela para fazer seu negócio funcionar. Podem ser pós ou pré fixadas e em geral apresentam taxas bem mais agressivas que os cdb´s pois são instituições menores.

LCI = Letra de Crédito Imobiliário, emprestamos o dinheiro para o banco e ele tem um destino, o crédito imobiliário, o governo isenta essa aplicação de imposto de renda para fomentar o crédito imobiliário devido ao nosso déficit habitacional.

LCA = Letra de Crédito do Agronegócio, emprestamos o dinheiro para o banco e ele tem um destino, o crédito do agronegócio, o governo isenta essa aplicação de imposto de renda para fomentar um setor chave da economia.

Títulos Públicos - é basicamente você emprestar seu dinheiro para o governo e ele vai usar isso para suas atividades. Essa é a aplicação que consideramos com o menor risco dentro do mercado, o risco soberano. os tipos de títulos que existem são. ( Aplicação que incide IR )

Tesouro Prefixado (LTN) = títulos pré fixados do governo, no vencimento do título você recebe todo o capital corrigido.

Tesouro Prefixado com Juros Semestrais (NTN-F) = Igual ao de cima mas com a diferença de pagamento de juros semestrais. Ou seja, semestralmente ele te paga um dinheiro na conta, para viver de renda é mais recomendado que o de cima, mas para quem quer ver o dinheiro no final do período é melhor a LTN.

Tesouro Selic (LFT) = título pós fixado do governo, você recebe o dinheiro aplicado remunerado um % da taxa SELIC do período (em geral 99,5% da SELIC) no vencimento do título.

Tesouro IPCA+ com Juros Semestrais ( NTN-B ) = provavelmente o título mais famoso do governo, ele te remunera o IPCA (indicador de inflação) do período + uma taxa pré fixada. Isso representa o ou os de "juro real", ou seja, você tem de volta seu capital corrigido pela inflação e um adicional de juros que realmente remunerou seu título (o resto o cupim da inflação diminuiu seu poder de compra). Esse título também paga cupom semestral.

Tesouro IPCA+ (NTN-B Principal) = Igual ao título anterior mas sem o pagamento de cupom semestral. Ideal para quem quer o dinheiro só no final do período contratado.

*Obs: O Tesouro apresenta liquidez diária, ou seja, se você precisar do dinheiro ele recompra seu título. Todos os títulos com exceção da LFT podem apresentar oscilação de preço caso forem resgatados antecipadamente, então devem ser muito bem planejados.

Títulos com emissão privada:

Debêntures: é você financiar uma operação de uma empresa. Ou seja, ela necessita de dinheiro para fazer determinado projeto e você será o credor dela. Podem ser pré ou pós fixados. Em geral no mercado trabalha-se com títulos parecidos com a NTN-B nas debêntures com remuneração de IPCA + Taxa. Hoje em dia a maioria das debêntures que trabalho possuem isenção de imposto de renda, então dentro de empresas com classificação de risco boa torna-se uma interessante opção.

As emissões bancárias possuem garantia pelo FGC (Fundo Garantidor de Crédito) até R$ 250.000,00 por CPF por instituição financeira.

Debêntures incide o risco da empresa quebrar.

Tesouro risco soberano, ou seja, se o país não conseguir te pagar quem vai conseguir?

Espero ter sido útil!

Se tiverem alguma dúvida particular podem me enviar um [email protected]

Abraços!

XP INVESTIMENTOS CORRETORA DE VALORES

Aprenda mais sobre investimentos: [url="www.clamber.com.br"]www.clamber.com.br[/url]

EMAIL: [email protected]

Responder
nice
Responder
LCI LCA = WIN

[Imagem: urubu.gif]

[quote name='IamVassili' timestamp='1469636517' post='3437631']

agora se fosse pra chupar, eu ainda não tomei minha decisão. provavelmente a rola (Acabei de mudar

[/quote]
Responder
[quote name='Jack!' timestamp='1429116929' post='3316477']

LCI LCA = WIN

[/quote]

Fala Jack, aparentemente olhando em termos absolutos a resposta é sim.

Mas se você pretende por exemplo reservar um capital para aposentadoria daqui 20-30-40 anos pode ser que a NTN-B Principal ou debêntures seja muito mais interessante.

Por que isso?

Porque digamos que nossa situação economica melhore nos próximos anos (não vamos entrar nos méritos político econômicos). Consequentemente nossa taxa de juros pode descer, vamos aos 7,25% que já foi um dia (sem entrar no mérito do movimento político dela ter ido a esse patamar).

Se você estiver em LCI/LCA nesse cenário seu rendimento será muito baixo. O investidor que aproveitou uma taxa de IPCA + 6% estará dando um banho de rentabilidade em cima da LCI/LCA.

Por isso é como eu digo, não existe um investimento absoluto melhor. Existe o objetivo do investidor e adequar o que temos à disposição na prateleira para satisfazer esses objetivos.

Abs.

XP INVESTIMENTOS CORRETORA DE VALORES

Aprenda mais sobre investimentos: [url="www.clamber.com.br"]www.clamber.com.br[/url]

EMAIL: [email protected]

Responder
Bem legal

*Obs: O Tesouro apresenta liquidez diária, ou seja, se você precisar do dinheiro ele recompra seu título. Todos os títulos com exceção da LFT podem apresentar oscilação de preço caso forem resgatados antecipadamente, então devem ser muito bem planejados.

Nao esta errado? As compras do governo sao feitas somente nas quarta-feiras, nao?

Marquinhos é o melhor meia-esquerda do Brasil, Marquinhos é o cara.

—Carlos Alberto Parreira
Responder
Muito bom!!!! Parabéns pela iniciativa

Já tinha lido a respeito, porém você explicou de maneira muito simples tudo...

Pretendo pós-casamento começar a investir... um pouco guardando para "aposentadoria" e um pouco para investimentos de curto/médio prazo

Eu sei que não existe o "melhor investimento"... mas quais desses que você aconselharia não entrar?

[quote name='IamVassili' timestamp='1455587659' post='3399452']

PAra alguns, o maior medo não é morrer... Mas sim, não viver!

[/quote]
Responder
Queria que meu banco fosse claro e simples assim na hora de tentar me convencer a onde devo aplicar meu rico dinheirinho.
Responder
[quote name='VempirE_GhosT' timestamp='1429120510' post='3316500']

Queria que meu banco fosse claro e simples assim na hora de tentar me convencer a onde devo aplicar meu rico dinheirinho.

[/quote]

Eles soh querem vender PIC.

O Marvin curte

Marquinhos é o melhor meia-esquerda do Brasil, Marquinhos é o cara.

—Carlos Alberto Parreira
Responder
[quote name='mskA' timestamp='1429120299' post='3316493']

Bem legal

Nao esta errado? As compras do governo sao feitas somente nas quarta-feiras, nao?

[/quote]

Era assim, mas mudou esse ano. Agora é diária mesmo.
Responder
Gostei do tópico ahah, OP, o que vc recomendaria pra um baixo investimento? (de 5k a 10k) pra grana não ficar mofando na conta?
Responder

Saltar Fórum:

usuários a ver este tópico: 1 Visitante(s)