03-15-2017, 04:12 AM
[img] http://4.bp.blogspot.com/-Xft4aifTVec/Vn...ileiro.jpg[/img]
HISTÓRIA
E Tudo Começou oficialmente em 1971
O primeiro Campeonato Brasileiro foi disputado em 1971. O campeão foi o Atlético Mineiro, treinado por Telê Santana e com Dario, o Dada Maravilha, no ataque. Antes foram organizados vários torneios, como a Taça Brasil, o Torneio Roberto Gomes Pedrosa, o Torneio Rio-São Paulo e o Torneio Nacional de Clubes. Faltava, porém, integrar todo país numa mesma competição. E foi com a criação do Brasileirão, como é popularmente conhecido pelos torcedores, que essa missão foi cumprida.
Não foi fácil, porém, fazer o Brasileirão ser entendido pelos torcedores. A cada ano, a fórmula era alterada. Houve temporadas em que o regulamento tinha de ser estudado, tão grande eram as complicações, com chaves, grupos, cruzamentos... E raramente o número de clubes por disputa também era o mesmo. Variou entre apenas 16 (em 1987 na Copa União que foi dividida em dois módulos, com 16 clubes cada) a exaustivos 94 (em 1979).
Mudaram o sistema, a quantidade e o nome do Brasileirão. Ele já se chamou Campeonato Nacional, Copa do Brasil, Copa União, Copa João havelange... Hoje, porém, tudo ficou mais fácil. Desde 2003, o Campeonato Brasileiro é disputado num mesmo sistema. Pontos corridos, como na Europa, com jogos de ida e volta. O clube que somar o maior número de pontos é o campeão.
Simples. O torcedor entende. Mas ainda ha os saudosos dos mata-matas decisivos de tempos recentes. Porém, já começaram a se acostumar. Já se adaptaram também ao atual número de clubes, quase uniforme. Em 2003, foram 24; em 2005, 22. E, a partir de 2006, 20 clubes.
Os embriões do Campeonato Brasileiro
O Torneio Nacional de Clubes, assim como o Torneio Rio-São Paulo e o Roberto Gomes Pedrosa, o Robertão", foi uma das primeiras experiências de campeonatos a nível interestadual. Foi disputado, oficialmente, em duas ocasiões. Em 1920 foi organizado pela CBD (atual CBF), e teve como campeão o extinto CA Paulistano, de São Paulo. Na segunda edição, disputada em 1937, o campeão foi o Atlético Mineiro.
Mas Pode-se dizer que a Taça Brasil foi o embrião do atual Campeonato Brasileiro. Incluída no calendário nacional em 1959, foi a primeira competição que envolvia clubes de quase todo o país e era disputada pelos campeões estaduais em jogos eliminatórios. As exceções eram os clubes do Rio de janeiro e São Paulo, que só entravam a partir das semifinais.
O Torneio Roberto Gomes Pedrosa dava o nome ao Torneio Rio São-Paulo. Em 1967, o Torneio Rio-São Paulo (que era, oficialmente, chamado de Roberto Gomes Pedrosa) foi turbinado com a participação de clubes gaúchos, mineiros e paranaenses. Mais tarde, foi a vez de clubes de Pernambuco e Bahia serem convidados a participarem da competição. Aí, com o torneio bem mais encorpado, mídia e torcedores passaram a chamá-lo de "Robertão". A disputa aconteceu entre 1967 e 1970, ano em que passou a ser conhecido como Taça de Prata.
NOTA: Em 22 de dezembro de 2010 a CBF passou a reconhecer a Taça Brasil e o Torneio Roberto Gomes Pedrosa como Campeonato Brasileiro.
OS CAMPEONATOS BRASILEIROS DE ACORDO COM A CBF DESDE 22-12-2010:
Campeonato Brasileiro / Nacional (Taça Brasil*) de 1959 a 1968
Campeonato Brasileiro / Nacional (Taça de Prata*) de 1967 a 1970
Campeonato Brasileiro / Nacional de 1971 a 1974
Campeonato Brasileiro / Copa Brasil de 1975 a 1979
Campeonato Brasileiro / Taça de Ouro** de 1980 a 1985
Campeonato Brasileiro / Copa Brasil de 1986
Campeonato Brasileiro / Copa União de 1987 a 1988
Campeonato Brasileiro de 1989 a 1999
Campeonato Brasileiro / Copa João Havelange de 2000
Campeonato Brasileiro desde 2001
* Competições reconhecidas como Campeonatos Brasileiros pela CBF em 22-12-2010.
** Fonte: Jornal do Brasil (de 10-10-1979, 16-01-1982 e 13-09-1987).
Como funciona as eleições para a CBF
O Brasil é o único país no mundo no sentido de ser representado por uma confederação em vez de uma federação. Isso se deve à divisão por estados que o esporte originou.
Cada estado possui uma federação, que vota para eleger o presidente da CBF. O sistema distorce o poder, pois o voto de todos os estados têm o mesmo peso, ainda que, por exemplo, São Paulo seja cem vezes mais populosos do que Roraima.
A classificação para a Libertadores
Desde sua criação, em 1971, o até o ano de 1989, o campeão e o vice classificavam-se para a disputa da Copa Libertadores. A partir de 1990 até 1998, só o campeão conquistou este direito. Entre 1999 e 2002, o campeão, o vice, e os melhores colocados de outras competições nacionais.
Depois da criação, em 2003, do sistema de pontos corridos, vão para a Libertadores os quatro primeiros colocados além dos melhores colocados de outras competições, como a Copa do Brasil.
A classificação para a Copa Sulamericana
Criada em 2002, nenhum clube brasileiro participou desta edição do torneio. Só a partir de 2003 é que estrearam na competição. ganhavam o direito de participar o campeão brasileiro, mais os oito melhores classificados no brasileirão e mais três pelo ranking da Conmebol.
Em 2004, ganhavam direito o campeão brasileiro, dois clubes de melhor ranking na Conmebol e mais cinco clubes melhores classificados no brasileirão.
Em 2006 e 2007, ganhava direito o campeão e os classificados entre o 6° e o 12° colocado no brasileirão, desde que não participasse da Libertadores via Copa do Brasil.
Em 2008, os classificados entre o 5° e o 12° lugar no Brasileirão.
Desde 2013, é adotado um novo sistema, um critério polêmico por "presentear" os clubes de elite eliminados precocemente na Copa do Brasil, ou seja: o sistema consiste em ceder as seis vagas no torneio continental aos clubes melhores colocados na Série A do ano anterior que não estiverem nas oitavas de final da Copa do Brasil. Sendo assim, um clube bem colocado no último Brasileirão pode "escolher", na quarta fase da Copa do Brasil, se avança no torneio nacional ou passa a disputar a Sul-Americana.
A medida dá carta branca aos clubes que quiserem adotar tal estratégia, abrindo espaço para usarem times enfraquecidos nas primeiras fases para ter lugar em uma competição internacional. Por outro lado, permite até aos clubes da Série B o sonho de jogar a Sul-Americana. Se as seis vagas não forem preenchidas por clubes da elite de 2014, quem aparece atrás na ‘fila’ são os quatro primeiros colocados da Segunda Divisão do mesmo ano.
Além das seis vagas do brasileirão, ganha o direito de participar, o campeão da Copa do Nordeste, e o campeão da Copa Verde.
O Sistema de pontos corridos
Durante anos, até 2002, por exemplo, a CBF nunca foi capaz de realizar um campeonato nacional decente. Isto só mudou com a criação, no ano seguinte, do campeonato brasileiro por pontos corridos, após a aprovação do "Código do Torcedor" (em 2003) pelo Congresso Nacional, a Confederação Brasileira de Futebol passou a planejar e organizar o calendário de competições. Os torneios estaduais tiveram seus tempos reduzidos e o Brasileirão passou a ser disputado no sistema de turno e returno.
Este era um sistema inovador para as equipes brasileiras, mais acostumadas a torneios de mata-mata. Por isso, a primeira impressão deixada pelo torneio não foi das melhores. O fato de o campeão (Cruzeiro) ter sido decidido com quatro rodadas de antecedência contribuiu ainda mais para isso.
A polêmica Sport Recife e Flamengo
É uma verdadeira guerra de rubro-negros, que já completa 20 anos. De acordo com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que foi obrigada pela Justiça federal a reconhecer o Sport como campeão, o título é do Sport. O time do Recife conquistou o módulo amarelo, que reunia equipes como o Guarani, vice-campeão brasileiro de 86, Vitória-BA, Atlético-PR, Portuguesa-SP, Bangu-RJ e outros não que aceitavam ficar de fora do Módulo Verde e por isso a proposta do Conselho foi aprovada por todos os clubes.. Para o Flamengo, que conquistou o módulo verde, que reuniu os fundadores do Clube dos Treze, o título é dele.
O regulamento do Brasileirão de 87 previa o cruzamento dos campeões dos módulos verde e amarelo. Durante a competição, os clubes que disputavam o módulo verde, entre eles o São Paulo, decidiram não disputar o cruzamento. Com isso, Sport e Guarani, os dois primeiros do módulo amarelo, decidiram o título, vencido pelo rubro-negro pernambucano, e, posteriormente, representaram o Brasil na Copa Libertadores da América de 1988.
"É o único Brasileiro (1987) que não pode ser questionado porque é objeto de sentença transitada em julgado. Além da decisão da CBF, da Fifa, de o Sport ter ido à Libertadores e ter recebido o troféu, o Flamengo questionou na Justiça. Ganhamos em todas as instâncias, e o veredicto foi o de que o Campeonato Brasileiro de 1987 foi vencido pelo Sport", diz Homero Lacerda, presidente do time à época.
Como a decisão judicial transitou em julgado, não cabe mais recurso. "Nem que o Lula (presidente) quisesse, que o Congresso quisesse, que a CBF quisesse, ninguém pode (reconhecer o Flamengo campeão de 87). É impossível. Encerrou o assunto", afirma Lacerda, que hoje é vice de futebol do Sport Clube Recife.
O fato é que a a CBF reconhece o time pernambucano como campeão brasileiro de 1987, e não o Flamengo, que venceu o Módulo Verde (Copa União) naquele ano.
A verdade é que foi um campeonato complicado, mas a imprensa, até o inicio do brasileiro de 2007, não considerava em hipotese nenhuma, o Sport como campeão legitimado pela CBF, hoje já se fala em divisão do titulo entre Sport e Flamengo.
Outro absurdo é que estão dizendo que o modulo amarelo representava a segunda divisão, o que é um absurdo, pois como pode o Guarani vice campeão brasileiro de 1986 ter sido rebaixado em 1987? O America carioca, que foi o 3° em 1986? - Depois dessa copa união começou a decadencia e fracasso desse clube, pois o "Pai de todos os Américas", revoltado por não participar da Copa União, não quis disputar o campeonato do modulo amarelo, o que lhe levou a 3ª divisão, criada após esse "conflito", para o ano de 1988.
Não se pode esquecer também, que a Copa União de 1987 ou Modulo Verde, foi disputada pelos maiores clubes da época - e que, se o Flamengo busca o reconhecimento do titulo, este talvez seja o seu maior trunfo. Mas o que vale é o que é de direito. E de fato e de direito, o Título Brasileiro de 1987, é do Sport Recife, restando ao glorioso Flamengo apenas a conquista da Copa União (campeonato Brasileiro não oficial).
A briga ainda vai durar por muitos anos, ainda mais, pelo fato do Flamengo ter entrado em campo, na partida contra o Cruzeiro, em 4 de novembro de 2007, com os atletas vestindo uma camiseta com os dizeres "Mengão é penta".
NOTA: Em dezembro de 2011, após várias "brigas" na justiça e na CBF, o Sport Club do Recife foi reconhecido como único campeão de 1987.
O ULTIMO CAMPEÃO:
[img] http://cdn.torcedores.com/content/upload...r-mini.jpg[/img]
TODOS OS CAMPEÕES:
TIMES NA SÉRIA A DESTE ANO:
Calendário (atenção: datas somente do primeiro turno, sujeito a alterações):
1ª RODADA (13 ou 14/5)
Fluminense x Santos
Flamengo x Atlético-MG
Palmeiras x Vasco
Corinthians x Chapecoense
Cruzeiro x São Paulo
Coritiba x Atlético-GO
Grêmio x Botafogo
Bahia x Atlético-PR
Ponte Preta x Sport
Avaí x Vitória
2ª RODADA (20 ou 21/5)
Botafogo x Ponte Preta
Vasco x Bahia
Santos x Coritiba
São Paulo x Avaí
Atlético-MG x Fluminense
Atlético-PR x Grêmio
Sport x Cruzeiro
Vitória x Corinthians
Atlético-GO x Flamengo
Chapecoense x Palmeiras
3ª RODADA (27 ou 28/5)
Botafogo x Bahia
Vasco x Fluminense
Santos x Cruzeiro
São Paulo x Palmeiras
Atlético-MG x Ponte Preta
Atlético-PR x Flamengo
Sport x Grêmio
Vitória x Coritiba
Atlético-GO x Corinthians
Chapecoense x Avaí
4ª RODADA (03 ou 04/06)
Fluminense x Vitória
Flamengo x Botafogo
Palmeiras x Atlético-MG
Corinthians x Santos
Cruzeiro x Chapecoense
Coritiba x Atlético-PR
Grêmio x Vasco
Bahia x Atlético-GO
Ponte Preta x São Paulo
5ª RODADA (07 ou 08/06)
Fluminense x Atlético-PR
Vasco x Corinthians
Santos x Botafogo
São Paulo x Vitória
Atlético-MG x Avaí
Coritiba x Palmeiras
Sport x Flamengo
Bahia x Cruzeiro
Atlético-GO x Ponte Preta
Chapecoense x Grêmio
6ª RODADA (10 ou 11/06)
Botafogo x Coritiba
Vasco x Sport
Palmeiras x Fluminense
Corinthians x São Paulo
Cruzeiro x Atlético-GO
Atlético-PR x Santos
Grêmio x Bahia
Vitória x Atlético-MG
Ponte Preta x Chapecoense
Avaí x Flamengo
7ª RODADA (14 ou 15/06)
Fluminense x Grêmio
Flamengo x Ponte Preta
Santos x Palmeiras
Corinthians x Cruzeiro
Atlético-MG x Atlético-PR
Coritiba x Bahia
Sport x São Paulo
Vitória x Botafogo
Atlético-GO x Avaí
Chapecoense x Vasco
8ª RODADA (17 ou 18/06)
Fluminense x Flamengo
Vasco x Avaí
Santos x Ponte Preta
São Paulo x Atlético-MG
Cruzeiro x Grêmio
Coritiba x Corinthians
Sport x Vitória
Bahia x Palmeiras
Atlético-GO x Atlético-PR
Chapecoense x Botafogo
9ª RODADA (21 ou 22/06)
Botafogo x Vasco
Flamengo x Chapecoense
Palmeiras x Atlético-GO
Corinthians x Bahia
Atlético-MG x Sport
Atlético-PR x São Paulo
Grêmio x Coritiba
Vitória x Santos
Ponte Preta x Cruzeiro
Avaí x Fluminense
10ª RODADA (24 ou 25/06)
Botafogo x Avaí
Vasco x Atlético-GO
Santos x Sport
São Paulo x Fluminense
Cruzeiro x Coritiba
Atlético-PR x Vitória
Grêmio x Corinthians
Bahia x Flamengo
Ponte Preta x Palmeiras
Chapecoense x Atlético-MG
11ª RODADA (01 ou 02/07)
Fluminense x Chapecoense
Flamengo x São Paulo
Palmeiras x Grêmio
Corinthians x Botafogo
Atlético-MG x Cruzeiro
Coritiba x Vasco
Sport x Atlético-PR
Vitória x Bahia
Atlético-GO x Santos
Avaí x Ponte Preta
12ª RODADA (08 ou 09/07)
Botafogo x Atlético-MG
Vasco x Flamengo
Santos x São Paulo
Corinthians x Ponte Preta
Cruzeiro x Palmeiras
Coritiba x Sport
Grêmio x Avaí
Bahia x Fluminense
Atlético-GO x Vitória
Chapecoense x Atlético-PR
13ª RODADA (12 ou 13/07)
Fluminense x Botafogo
Flamengo x Grêmio
Palmeiras x COrinthians
São Paulo x Atlético-GO
Atlético-MG x Santos
Atlético-PR x Cruzeiro
Sport x Chapecoense
Vitória x Vasco
Ponte Preta x Bahia
Avaí x Coritiba
14ª RODADA (15 ou 16/07)
Botafogo x Sport
Vasco x Santos
Palmeiras x Vitória
COrinthians x Atlético-PR
Cruzeiro x Flamengo
Coritiba x Fluminense
Grêmio x Ponte Preta
Bahia x Avaí
Atlético-GO x Atlético-MG
Chapecoense x São Paulo
15ª RODADA (19 ou 20/07)
Fluminense x Cruzeiro
Flamengo x Palmeiras
Santos x Chapecoense
São Paulo x Vasco
Atlético-MG x Bahia
Atlético-PR x Botafogo
Sport x Atlético-GO
Vitória x Grêmio
Ponte Preta x Coritiba
Avaí x Corinthians
16ª RODADA (22 ou 23/07)
Fluminense x Corinthians
Flamengo x Coritiba
Santos x Bahia
São Paulo x Grêmio
Atlético-MG x Vasco
Atlético-PR x Ponte Preta
Sport x Palmeiras
Vitória x Chapecoense
Atlético-GO x Botafogo
Avaí x Cruzeiro
17ª RODADA (29 ou 30/07)
Botafogo x São Paulo
Vasco x Atlético-PR
Palmeiras x Avaí
Corinthians x Flamengo
Cruzeiro x Vitória
Coritiba x Atlético-MG
Grêmio x Santos
Bahia x Sport
Ponte Preta x Fluminense
Chapecoense x Atlético-GO
18ª RODADA (02 ou 03/08)
Botafogo x Palmeiras
Vasco x Cruzeiro
Santos x Flamengo
São Paulo x Coritiba
Atlético-MG x Corinthians
Atlético-PR x Avaí
Sport x Fluminense
Vitória x Ponte Preta
Atlético-GO x Grêmio
Chapecoense x Bahia
19ª RODADA (05 ou 06/08)
Fluminense x Atlético-GO
Flamengo x Vitória
Palmeiras x Atlético-PR
Corinthians x Sport
Cruzeiro x Botafogo
Coritiba x Chapecoense
Grêmio x Atlético-MG
Bahia x São Paulo
Ponte Preta x Vasco
Avaí x Santos
A última rodada está marcada para o dia 3 de dezembro, com os mesmos duelos da 19ª, com mandos invertidos.
Aonde Assistir:
HISTÓRIA
E Tudo Começou oficialmente em 1971
O primeiro Campeonato Brasileiro foi disputado em 1971. O campeão foi o Atlético Mineiro, treinado por Telê Santana e com Dario, o Dada Maravilha, no ataque. Antes foram organizados vários torneios, como a Taça Brasil, o Torneio Roberto Gomes Pedrosa, o Torneio Rio-São Paulo e o Torneio Nacional de Clubes. Faltava, porém, integrar todo país numa mesma competição. E foi com a criação do Brasileirão, como é popularmente conhecido pelos torcedores, que essa missão foi cumprida.
Não foi fácil, porém, fazer o Brasileirão ser entendido pelos torcedores. A cada ano, a fórmula era alterada. Houve temporadas em que o regulamento tinha de ser estudado, tão grande eram as complicações, com chaves, grupos, cruzamentos... E raramente o número de clubes por disputa também era o mesmo. Variou entre apenas 16 (em 1987 na Copa União que foi dividida em dois módulos, com 16 clubes cada) a exaustivos 94 (em 1979).
Mudaram o sistema, a quantidade e o nome do Brasileirão. Ele já se chamou Campeonato Nacional, Copa do Brasil, Copa União, Copa João havelange... Hoje, porém, tudo ficou mais fácil. Desde 2003, o Campeonato Brasileiro é disputado num mesmo sistema. Pontos corridos, como na Europa, com jogos de ida e volta. O clube que somar o maior número de pontos é o campeão.
Simples. O torcedor entende. Mas ainda ha os saudosos dos mata-matas decisivos de tempos recentes. Porém, já começaram a se acostumar. Já se adaptaram também ao atual número de clubes, quase uniforme. Em 2003, foram 24; em 2005, 22. E, a partir de 2006, 20 clubes.
Os embriões do Campeonato Brasileiro
O Torneio Nacional de Clubes, assim como o Torneio Rio-São Paulo e o Roberto Gomes Pedrosa, o Robertão", foi uma das primeiras experiências de campeonatos a nível interestadual. Foi disputado, oficialmente, em duas ocasiões. Em 1920 foi organizado pela CBD (atual CBF), e teve como campeão o extinto CA Paulistano, de São Paulo. Na segunda edição, disputada em 1937, o campeão foi o Atlético Mineiro.
Mas Pode-se dizer que a Taça Brasil foi o embrião do atual Campeonato Brasileiro. Incluída no calendário nacional em 1959, foi a primeira competição que envolvia clubes de quase todo o país e era disputada pelos campeões estaduais em jogos eliminatórios. As exceções eram os clubes do Rio de janeiro e São Paulo, que só entravam a partir das semifinais.
O Torneio Roberto Gomes Pedrosa dava o nome ao Torneio Rio São-Paulo. Em 1967, o Torneio Rio-São Paulo (que era, oficialmente, chamado de Roberto Gomes Pedrosa) foi turbinado com a participação de clubes gaúchos, mineiros e paranaenses. Mais tarde, foi a vez de clubes de Pernambuco e Bahia serem convidados a participarem da competição. Aí, com o torneio bem mais encorpado, mídia e torcedores passaram a chamá-lo de "Robertão". A disputa aconteceu entre 1967 e 1970, ano em que passou a ser conhecido como Taça de Prata.
NOTA: Em 22 de dezembro de 2010 a CBF passou a reconhecer a Taça Brasil e o Torneio Roberto Gomes Pedrosa como Campeonato Brasileiro.
OS CAMPEONATOS BRASILEIROS DE ACORDO COM A CBF DESDE 22-12-2010:
Campeonato Brasileiro / Nacional (Taça Brasil*) de 1959 a 1968
Campeonato Brasileiro / Nacional (Taça de Prata*) de 1967 a 1970
Campeonato Brasileiro / Nacional de 1971 a 1974
Campeonato Brasileiro / Copa Brasil de 1975 a 1979
Campeonato Brasileiro / Taça de Ouro** de 1980 a 1985
Campeonato Brasileiro / Copa Brasil de 1986
Campeonato Brasileiro / Copa União de 1987 a 1988
Campeonato Brasileiro de 1989 a 1999
Campeonato Brasileiro / Copa João Havelange de 2000
Campeonato Brasileiro desde 2001
* Competições reconhecidas como Campeonatos Brasileiros pela CBF em 22-12-2010.
** Fonte: Jornal do Brasil (de 10-10-1979, 16-01-1982 e 13-09-1987).
Como funciona as eleições para a CBF
O Brasil é o único país no mundo no sentido de ser representado por uma confederação em vez de uma federação. Isso se deve à divisão por estados que o esporte originou.
Cada estado possui uma federação, que vota para eleger o presidente da CBF. O sistema distorce o poder, pois o voto de todos os estados têm o mesmo peso, ainda que, por exemplo, São Paulo seja cem vezes mais populosos do que Roraima.
A classificação para a Libertadores
Desde sua criação, em 1971, o até o ano de 1989, o campeão e o vice classificavam-se para a disputa da Copa Libertadores. A partir de 1990 até 1998, só o campeão conquistou este direito. Entre 1999 e 2002, o campeão, o vice, e os melhores colocados de outras competições nacionais.
Depois da criação, em 2003, do sistema de pontos corridos, vão para a Libertadores os quatro primeiros colocados além dos melhores colocados de outras competições, como a Copa do Brasil.
A classificação para a Copa Sulamericana
Criada em 2002, nenhum clube brasileiro participou desta edição do torneio. Só a partir de 2003 é que estrearam na competição. ganhavam o direito de participar o campeão brasileiro, mais os oito melhores classificados no brasileirão e mais três pelo ranking da Conmebol.
Em 2004, ganhavam direito o campeão brasileiro, dois clubes de melhor ranking na Conmebol e mais cinco clubes melhores classificados no brasileirão.
Em 2006 e 2007, ganhava direito o campeão e os classificados entre o 6° e o 12° colocado no brasileirão, desde que não participasse da Libertadores via Copa do Brasil.
Em 2008, os classificados entre o 5° e o 12° lugar no Brasileirão.
Desde 2013, é adotado um novo sistema, um critério polêmico por "presentear" os clubes de elite eliminados precocemente na Copa do Brasil, ou seja: o sistema consiste em ceder as seis vagas no torneio continental aos clubes melhores colocados na Série A do ano anterior que não estiverem nas oitavas de final da Copa do Brasil. Sendo assim, um clube bem colocado no último Brasileirão pode "escolher", na quarta fase da Copa do Brasil, se avança no torneio nacional ou passa a disputar a Sul-Americana.
A medida dá carta branca aos clubes que quiserem adotar tal estratégia, abrindo espaço para usarem times enfraquecidos nas primeiras fases para ter lugar em uma competição internacional. Por outro lado, permite até aos clubes da Série B o sonho de jogar a Sul-Americana. Se as seis vagas não forem preenchidas por clubes da elite de 2014, quem aparece atrás na ‘fila’ são os quatro primeiros colocados da Segunda Divisão do mesmo ano.
Além das seis vagas do brasileirão, ganha o direito de participar, o campeão da Copa do Nordeste, e o campeão da Copa Verde.
O Sistema de pontos corridos
Durante anos, até 2002, por exemplo, a CBF nunca foi capaz de realizar um campeonato nacional decente. Isto só mudou com a criação, no ano seguinte, do campeonato brasileiro por pontos corridos, após a aprovação do "Código do Torcedor" (em 2003) pelo Congresso Nacional, a Confederação Brasileira de Futebol passou a planejar e organizar o calendário de competições. Os torneios estaduais tiveram seus tempos reduzidos e o Brasileirão passou a ser disputado no sistema de turno e returno.
Este era um sistema inovador para as equipes brasileiras, mais acostumadas a torneios de mata-mata. Por isso, a primeira impressão deixada pelo torneio não foi das melhores. O fato de o campeão (Cruzeiro) ter sido decidido com quatro rodadas de antecedência contribuiu ainda mais para isso.
A polêmica Sport Recife e Flamengo
É uma verdadeira guerra de rubro-negros, que já completa 20 anos. De acordo com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que foi obrigada pela Justiça federal a reconhecer o Sport como campeão, o título é do Sport. O time do Recife conquistou o módulo amarelo, que reunia equipes como o Guarani, vice-campeão brasileiro de 86, Vitória-BA, Atlético-PR, Portuguesa-SP, Bangu-RJ e outros não que aceitavam ficar de fora do Módulo Verde e por isso a proposta do Conselho foi aprovada por todos os clubes.. Para o Flamengo, que conquistou o módulo verde, que reuniu os fundadores do Clube dos Treze, o título é dele.
O regulamento do Brasileirão de 87 previa o cruzamento dos campeões dos módulos verde e amarelo. Durante a competição, os clubes que disputavam o módulo verde, entre eles o São Paulo, decidiram não disputar o cruzamento. Com isso, Sport e Guarani, os dois primeiros do módulo amarelo, decidiram o título, vencido pelo rubro-negro pernambucano, e, posteriormente, representaram o Brasil na Copa Libertadores da América de 1988.
"É o único Brasileiro (1987) que não pode ser questionado porque é objeto de sentença transitada em julgado. Além da decisão da CBF, da Fifa, de o Sport ter ido à Libertadores e ter recebido o troféu, o Flamengo questionou na Justiça. Ganhamos em todas as instâncias, e o veredicto foi o de que o Campeonato Brasileiro de 1987 foi vencido pelo Sport", diz Homero Lacerda, presidente do time à época.
Como a decisão judicial transitou em julgado, não cabe mais recurso. "Nem que o Lula (presidente) quisesse, que o Congresso quisesse, que a CBF quisesse, ninguém pode (reconhecer o Flamengo campeão de 87). É impossível. Encerrou o assunto", afirma Lacerda, que hoje é vice de futebol do Sport Clube Recife.
O fato é que a a CBF reconhece o time pernambucano como campeão brasileiro de 1987, e não o Flamengo, que venceu o Módulo Verde (Copa União) naquele ano.
A verdade é que foi um campeonato complicado, mas a imprensa, até o inicio do brasileiro de 2007, não considerava em hipotese nenhuma, o Sport como campeão legitimado pela CBF, hoje já se fala em divisão do titulo entre Sport e Flamengo.
Outro absurdo é que estão dizendo que o modulo amarelo representava a segunda divisão, o que é um absurdo, pois como pode o Guarani vice campeão brasileiro de 1986 ter sido rebaixado em 1987? O America carioca, que foi o 3° em 1986? - Depois dessa copa união começou a decadencia e fracasso desse clube, pois o "Pai de todos os Américas", revoltado por não participar da Copa União, não quis disputar o campeonato do modulo amarelo, o que lhe levou a 3ª divisão, criada após esse "conflito", para o ano de 1988.
Não se pode esquecer também, que a Copa União de 1987 ou Modulo Verde, foi disputada pelos maiores clubes da época - e que, se o Flamengo busca o reconhecimento do titulo, este talvez seja o seu maior trunfo. Mas o que vale é o que é de direito. E de fato e de direito, o Título Brasileiro de 1987, é do Sport Recife, restando ao glorioso Flamengo apenas a conquista da Copa União (campeonato Brasileiro não oficial).
A briga ainda vai durar por muitos anos, ainda mais, pelo fato do Flamengo ter entrado em campo, na partida contra o Cruzeiro, em 4 de novembro de 2007, com os atletas vestindo uma camiseta com os dizeres "Mengão é penta".
NOTA: Em dezembro de 2011, após várias "brigas" na justiça e na CBF, o Sport Club do Recife foi reconhecido como único campeão de 1987.
O ULTIMO CAMPEÃO:
[img] http://cdn.torcedores.com/content/upload...r-mini.jpg[/img]
TODOS OS CAMPEÕES:
- Palmeiras: 9 titulos
- Santos: 8 titulos
- Corinthians: 6 titulos
- São Paulo: 6 titulos
- Flamengo: 5 titulos
- Vasco da Gama: 4 titulos
- Fluminense: 4 titulos
- Cruzeiro: 4 titulos
- Internacional: 3 titulos
- Grêmio: 2 titulos
- Botafogo: 2 titulos
- Bahia: 2 titulos
- Sport: 1 titulo
- Atlético-MG: 1 titulo
- Atlético-PR: 1 titulo
- Coritiba: 1 titulo
- Guarani: 1 titulo
TIMES NA SÉRIA A DESTE ANO:
- Fluminense
- Santos
- Flamengo
- Atlético-MG
- Palmeiras
- Vasco da Gama
- Corinthians
- Chapecoense
- Cruzeiro
- São Paulo
- Coritiba
- Atlético-GO
- Grêmio
- Botafogo
- Bahia
- Atlético-PR
- Ponte Preta
- Sport
- Avaí
- Vitória
Calendário (atenção: datas somente do primeiro turno, sujeito a alterações):
1ª RODADA (13 ou 14/5)
Fluminense x Santos
Flamengo x Atlético-MG
Palmeiras x Vasco
Corinthians x Chapecoense
Cruzeiro x São Paulo
Coritiba x Atlético-GO
Grêmio x Botafogo
Bahia x Atlético-PR
Ponte Preta x Sport
Avaí x Vitória
2ª RODADA (20 ou 21/5)
Botafogo x Ponte Preta
Vasco x Bahia
Santos x Coritiba
São Paulo x Avaí
Atlético-MG x Fluminense
Atlético-PR x Grêmio
Sport x Cruzeiro
Vitória x Corinthians
Atlético-GO x Flamengo
Chapecoense x Palmeiras
3ª RODADA (27 ou 28/5)
Botafogo x Bahia
Vasco x Fluminense
Santos x Cruzeiro
São Paulo x Palmeiras
Atlético-MG x Ponte Preta
Atlético-PR x Flamengo
Sport x Grêmio
Vitória x Coritiba
Atlético-GO x Corinthians
Chapecoense x Avaí
4ª RODADA (03 ou 04/06)
Fluminense x Vitória
Flamengo x Botafogo
Palmeiras x Atlético-MG
Corinthians x Santos
Cruzeiro x Chapecoense
Coritiba x Atlético-PR
Grêmio x Vasco
Bahia x Atlético-GO
Ponte Preta x São Paulo
5ª RODADA (07 ou 08/06)
Fluminense x Atlético-PR
Vasco x Corinthians
Santos x Botafogo
São Paulo x Vitória
Atlético-MG x Avaí
Coritiba x Palmeiras
Sport x Flamengo
Bahia x Cruzeiro
Atlético-GO x Ponte Preta
Chapecoense x Grêmio
6ª RODADA (10 ou 11/06)
Botafogo x Coritiba
Vasco x Sport
Palmeiras x Fluminense
Corinthians x São Paulo
Cruzeiro x Atlético-GO
Atlético-PR x Santos
Grêmio x Bahia
Vitória x Atlético-MG
Ponte Preta x Chapecoense
Avaí x Flamengo
7ª RODADA (14 ou 15/06)
Fluminense x Grêmio
Flamengo x Ponte Preta
Santos x Palmeiras
Corinthians x Cruzeiro
Atlético-MG x Atlético-PR
Coritiba x Bahia
Sport x São Paulo
Vitória x Botafogo
Atlético-GO x Avaí
Chapecoense x Vasco
8ª RODADA (17 ou 18/06)
Fluminense x Flamengo
Vasco x Avaí
Santos x Ponte Preta
São Paulo x Atlético-MG
Cruzeiro x Grêmio
Coritiba x Corinthians
Sport x Vitória
Bahia x Palmeiras
Atlético-GO x Atlético-PR
Chapecoense x Botafogo
9ª RODADA (21 ou 22/06)
Botafogo x Vasco
Flamengo x Chapecoense
Palmeiras x Atlético-GO
Corinthians x Bahia
Atlético-MG x Sport
Atlético-PR x São Paulo
Grêmio x Coritiba
Vitória x Santos
Ponte Preta x Cruzeiro
Avaí x Fluminense
10ª RODADA (24 ou 25/06)
Botafogo x Avaí
Vasco x Atlético-GO
Santos x Sport
São Paulo x Fluminense
Cruzeiro x Coritiba
Atlético-PR x Vitória
Grêmio x Corinthians
Bahia x Flamengo
Ponte Preta x Palmeiras
Chapecoense x Atlético-MG
11ª RODADA (01 ou 02/07)
Fluminense x Chapecoense
Flamengo x São Paulo
Palmeiras x Grêmio
Corinthians x Botafogo
Atlético-MG x Cruzeiro
Coritiba x Vasco
Sport x Atlético-PR
Vitória x Bahia
Atlético-GO x Santos
Avaí x Ponte Preta
12ª RODADA (08 ou 09/07)
Botafogo x Atlético-MG
Vasco x Flamengo
Santos x São Paulo
Corinthians x Ponte Preta
Cruzeiro x Palmeiras
Coritiba x Sport
Grêmio x Avaí
Bahia x Fluminense
Atlético-GO x Vitória
Chapecoense x Atlético-PR
13ª RODADA (12 ou 13/07)
Fluminense x Botafogo
Flamengo x Grêmio
Palmeiras x COrinthians
São Paulo x Atlético-GO
Atlético-MG x Santos
Atlético-PR x Cruzeiro
Sport x Chapecoense
Vitória x Vasco
Ponte Preta x Bahia
Avaí x Coritiba
14ª RODADA (15 ou 16/07)
Botafogo x Sport
Vasco x Santos
Palmeiras x Vitória
COrinthians x Atlético-PR
Cruzeiro x Flamengo
Coritiba x Fluminense
Grêmio x Ponte Preta
Bahia x Avaí
Atlético-GO x Atlético-MG
Chapecoense x São Paulo
15ª RODADA (19 ou 20/07)
Fluminense x Cruzeiro
Flamengo x Palmeiras
Santos x Chapecoense
São Paulo x Vasco
Atlético-MG x Bahia
Atlético-PR x Botafogo
Sport x Atlético-GO
Vitória x Grêmio
Ponte Preta x Coritiba
Avaí x Corinthians
16ª RODADA (22 ou 23/07)
Fluminense x Corinthians
Flamengo x Coritiba
Santos x Bahia
São Paulo x Grêmio
Atlético-MG x Vasco
Atlético-PR x Ponte Preta
Sport x Palmeiras
Vitória x Chapecoense
Atlético-GO x Botafogo
Avaí x Cruzeiro
17ª RODADA (29 ou 30/07)
Botafogo x São Paulo
Vasco x Atlético-PR
Palmeiras x Avaí
Corinthians x Flamengo
Cruzeiro x Vitória
Coritiba x Atlético-MG
Grêmio x Santos
Bahia x Sport
Ponte Preta x Fluminense
Chapecoense x Atlético-GO
18ª RODADA (02 ou 03/08)
Botafogo x Palmeiras
Vasco x Cruzeiro
Santos x Flamengo
São Paulo x Coritiba
Atlético-MG x Corinthians
Atlético-PR x Avaí
Sport x Fluminense
Vitória x Ponte Preta
Atlético-GO x Grêmio
Chapecoense x Bahia
19ª RODADA (05 ou 06/08)
Fluminense x Atlético-GO
Flamengo x Vitória
Palmeiras x Atlético-PR
Corinthians x Sport
Cruzeiro x Botafogo
Coritiba x Chapecoense
Grêmio x Atlético-MG
Bahia x São Paulo
Ponte Preta x Vasco
Avaí x Santos
A última rodada está marcada para o dia 3 de dezembro, com os mesmos duelos da 19ª, com mandos invertidos.
Aonde Assistir:
- Globo
- SporTV
- Premiere
- Streams na internet!
- No estádio <img src='http://forum.hangarnet.com.br/public/style_emoticons/<#EMO_DIR#>/curioso.jpg' class='bbc_emoticon' alt=':mmcurioso:' />


![[Imagem: urubu.gif]](http://www.comovoltaradeus.com/urubu.gif)

![[Imagem: iuriscotton.png]](http://card.psnprofiles.com/1/iuriscotton.png)