Mensagens: 4.353
Tópicos: 73
Registrado: Nov 2006
Reputação:
10
04-10-2017, 09:48 AM
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 04-10-2017, 09:51 AM por Flecktarn.)
[quote name='Eddy' timestamp='1491778099' post='3472799']
To achando a série legal PORÉM extremamente complicada. Existe um motivo pra quase não falar sobre suicídio em mídia alguma, e essa série faz algo bizarramente complicado que é auto-justificar um suicídio desde o início.
Pra uma pessoa que já tenha ideação suicídica em alta, a parada mais complicada é algo dar um "trigger" nela.
[/quote]
POis, pensei nisso também "po, um monte de guria agora vai se matar e fazer fitinhas e espalhando pra galera "culpada"", mas também tem o outro lado em que as pessoas procuram mais ajuda:
https://omelete.uol.com.br/series-tv/not...-suicidio/
Mensagens: 6.023
Tópicos: 149
Registrado: Aug 2007
Reputação:
0
[quote name='Caiokk' timestamp='1491824932' post='3472828']
POis, pensei nisso também "po, um monte de guria agora vai se matar e fazer fitinhas e espalhando pra galera "culpada"", mas também tem o outro lado em que as pessoas procuram mais ajuda:
https://omelete.uol.com.br/series-tv/not...-suicidio/
[/quote]
A serie e tao ruim que ta fazendo pessoas ate querer suicidar depois de ver? <img src='http://forum.hangarnet.com.br/public/style_emoticons/<#EMO_DIR#>/foreveralone.jpg' class='bbc_emoticon' alt=':mmforeveralone:' />
Citar:Jackal -
Se vocês tem urgência não tem o que fazer, mas espere 2 a 3 semanas que já volta ao normal (2,30-2,40). E no mais, comprem Petrobras.
bjo
Mensagens: 24.355
Tópicos: 567
Registrado: Dec 2002
[quote name='Caiokk' timestamp='1491824932' post='3472828']
POis, pensei nisso também "po, um monte de guria agora vai se matar e fazer fitinhas e espalhando pra galera "culpada"", mas também tem o outro lado em que as pessoas procuram mais ajuda:
https://omelete.uol.com.br/series-tv/not...-suicidio/
[/quote]
sim, tem um lado positivo. Ao menos a série acaba por atender a quem não tem qualquer noção, ou principalmente, preconceito sobre suicídio.
Dos pacientes com sintomas depressivos ou em estresse (o que dá uns 80%+ dos pacientes na clínica), seguramente mais da metade tem algum nível de ideação suicídica. É estupidamente comum. Em geral, falta um gatilho para as pessoas começarem a realizar tentativas.
Por exemplo, o primeiro capítulo já começa em uma realidade extremamente³³³ comum. Agora pega minas que passaram pelo mesmo tipo de coisa? O que elas recorrentemente fazem? O mesmo.
Essa sensação de que a série não tá brincando é MUITO tensa, e graças a deus é respeitosa (e não full ficção bizarra). Tomara que no fim das contas a mensagem seja boa na sociedade.
Mensagens: 12.094
Tópicos: 206
Registrado: Mar 2004
Reputação:
0
04-11-2017, 10:11 AM
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 04-11-2017, 12:23 PM por Vøgel.)
A série é muito boa.
Começa com os dramas clássicos de história adolescente americana, que até aí nós sempre achamos no big deal, depois vai evoluindo as merdas, vale a pena terminar de ver a história pq elas ficam bem melhores.
@Kz, Cara, tu só pode estar de sacanagem, sério mesmo:
O diretor explicou exatamente o pq da garota não usar a palavra NÃO na cena, APESAR de ter falado PARE pro cara diversas vezes:
"Quando Asher escreveu a cena em que Bryce estupra Hannah, ele tinha em mente garotos do ensino médio. “Eu queria que os rapazes ficassem desconfortáveis quando lessem a cena, e tanto o livro quanto a série de TV fizeram questão de observar que Hannah nunca diz não”, disse. “Porque é isso que sempre ouvimos, certo? ‘Quando uma garota diz não, ela quer dizer não.’ Mas, muitas vezes, uma garota tem medo de dizer não por várias razões, e isso não quer dizer: ‘Ah, desde que ela não diga não, vale tudo.’ Você precisa ser uma pessoa melhor do que isso."
Só falta tu dizer que não se sentiu incomodado nas duas cenas de estupro da série e achou normal.
Não cara, pera ae, tu acabou disse também que no primeiro caso não ouve estupro, me esclareça do motivo de tu ter achado isso, por favor."
@Mursaat, você poderia explicar pq que achou a série meio esquerdista?
Pq tem pessoas de todas as tribos? Escuros, latinos, chineses, japoneses? Foi por isso?
Por causa do tema da série?
Caso tenha sido uma dessas razões, ou não, esclarece aí pq eu não entendi onde esquerdismo se encaixa nisso. Eu acho que a galera de maneira geral tá meio paranóica com essa porra de esquerda e direita, já deu já essa parada.
@Eddy, eu li mt gente retratando a situação do "gatilho" que a série faz, já que, no caso da personagem principal pra ela foi a solução pros seus problemas. É foda isso, não acho que todo mundo poderia ver a série. Porra tu se sente mauzão vendo essa porra.
E sobre o Tyler:
Esse daí se fudeu demais, a vida toda na escola, mesmo quando tava querendo oferecer ajuda pra solucionar os problemas que envolviam todos a galera simplesmente cagava pra ele, não é atoa que mostrou a cena final dele cheio das armas escondidas e depois com os seus "alvos", que incluia até o Clay.
Segunda temporada
Tão especulando uma segunda temporada, provavelmente só pra fechar a história e mostrar o que vai acontecer com cada um, mas, isso daí dava pra mostrar num episódio especial, de 1h 1h e pouco, não precisa de 13 episódios, 10 por ae vai.
Link do texto que coloquei no spoiler pro kz (pode ter spoiler)
[url="https://www.buzzfeed.com/krystieyandoli/por-que-o-autor-de-13-reasons-why-defende-as-cenas?utm_term=.acJ2M523W#.kfXLpXL5z"]https://www.buzzfeed...523W#.kfXLpXL5z[/url]
E tenho uma dica pra vc amiguinho, se tu não se sentiu mal, incomodado vendo as duas cenas de estupro: você tem probleminhas. Se tu não achou estupro então, vai se tratar.
edit: coloquei duas tags a mais de spoiler.
Mensagens: 4.353
Tópicos: 73
Registrado: Nov 2006
Reputação:
10
Acabei de ver
Esse último episódio, rapaz, foda.
Nunca fico de mimimi em cena de sangue, mas achei a cena de suicídio um pouco perturbadora.
E fiquei com uma pena enorme do Mr Porter, apesar dele ter vacilado
Mensagens: 24.355
Tópicos: 567
Registrado: Dec 2002
A série tem "trigger" pra suicídio em absolutamente em todos os capítulos.
Quanto mais assisto, mais considero ela PERIGOSA. Conteúdo creepy e de mal gosto. Devia ter no mínimo um disclaimer no início da série falando TEXTUALMENTE, EXPLICITAMENTE que a série quer abordar uma realidade triste e perigosa, e que em caso de pensamentos relacionados ao assunto tema (suicídio), que o espectador tem que procurar ajuda especializada.
Não adiantada nada falar sobre como aumentou os números de pessoas procurando ajuda se qualquer dado quanto a suicídio é sigiloso e subnotificado. As tentativas em si não são o problema, o problema é quando se encontra uma JUSTIFICATIVA RACIONAL que é justamente o conteúdo da série, nesse caso, o próximo passo não é mais a tentativa, mas o arranjo de um sucesso.
Não sei o quanto vocês se interessam pelo assunto mas é creepy as fuck lidar com pessoas com ideação suicídica. Pegar de exemplo o primeiro episódio novamente: lidar com um "vexame público" pra uma pessoa que tem uma expectativa social alta, pra gente pra caralho, é extremamente opressor. Agora pega uma pessoa que tá passando por uma experiência real de "vexame", vê a série e sabe que a mina (muito provavelmente MUITO superior a ela em habilidade social, beleza, nível social, etc), acabou se matando. Uma pessoa "melhor" que você se matar faz com que o seu ato seja bastante justificado.
teve um caso aqui na cidade que um maluco se matou simplesmente porque passou a acreditar que ninguém gostava mais dele (ele era dono da cantina da faculdade onde eu estudava). Um belo dia ele simplesmente parou na 3º ponte (pensem na ponte rio-niterói, é quase a mesma coisa) e pulou. Deixou cartinha e tudo dizendo que era insuportável ficar vendo "gente feliz e cheia de oportunidade" todos os dias.
Mensagens: 4.353
Tópicos: 73
Registrado: Nov 2006
Reputação:
10
Faca de dois gumes total
Pode ajudar muitos pais e professores a notarem sinais
Mas ao mesmo tempo tem essa parada do triggering
Eu achava que no final ia ter algo mais explícito sobre prevenção e "esse não é o caminho, há alternativas", mas termina naquele "ninguém me impediu, então foda-se" e só <img src='http://forum.hangarnet.com.br/public/style_emoticons/<#EMO_DIR#>/furioso.jpg' class='bbc_emoticon' alt=':mmfurioso:' />
Mensagens: 12.094
Tópicos: 206
Registrado: Mar 2004
Reputação:
0
[quote name='Caiokk' timestamp='1491974052' post='3473041']
Acabei de ver
Esse último episódio, rapaz, foda.
Nunca fico de mimimi em cena de sangue, mas achei a cena de suicídio um pouco perturbadora.
E fiquei com uma pena enorme do Mr Porter, apesar dele ter vacilado
[/quote]
Essa cena foi MUITO perturbadora, MUITO Mesmo, me senti mal pra caralho, com nervoso, agonia!
No final das contas bateu uma pena dele mesmo mas porra é foda...
[quote name='Eddy' timestamp='1491975501' post='3473043']
A série tem "trigger" pra suicídio em absolutamente em todos os capítulos.
Quanto mais assisto, mais considero ela PERIGOSA. Conteúdo creepy e de mal gosto. Devia ter no mínimo um disclaimer no início da série falando TEXTUALMENTE, EXPLICITAMENTE que a série quer abordar uma realidade triste e perigosa, e que em caso de pensamentos relacionados ao assunto tema (suicídio), que o espectador tem que procurar ajuda especializada.
Não adiantada nada falar sobre como aumentou os números de pessoas procurando ajuda se qualquer dado quanto a suicídio é sigiloso e subnotificado. As tentativas em si não são o problema, o problema é quando se encontra uma JUSTIFICATIVA RACIONAL que é justamente o conteúdo da série, nesse caso, o próximo passo não é mais a tentativa, mas o arranjo de um sucesso.
Não sei o quanto vocês se interessam pelo assunto mas é creepy as fuck lidar com pessoas com ideação suicídica. Pegar de exemplo o primeiro episódio novamente: lidar com um "vexame público" pra uma pessoa que tem uma expectativa social alta, pra gente pra caralho, é extremamente opressor. Agora pega uma pessoa que tá passando por uma experiência real de "vexame", vê a série e sabe que a mina (muito provavelmente MUITO superior a ela em habilidade social, beleza, nível social, etc), acabou se matando. Uma pessoa "melhor" que você se matar faz com que o seu ato seja bastante justificado.
teve um caso aqui na cidade que um maluco se matou simplesmente porque passou a acreditar que ninguém gostava mais dele (ele era dono da cantina da faculdade onde eu estudava). Um belo dia ele simplesmente parou na 3º ponte (pensem na ponte rio-niterói, é quase a mesma coisa) e pulou. Deixou cartinha e tudo dizendo que era insuportável ficar vendo "gente feliz e cheia de oportunidade" todos os dias.
[/quote]
Valeu pela opinião, li bastante da galera comentando sobre o "gatilho" que a série causava. Até descobri o que aconteceu com o romance escrito pelo Goethe, é bem bizarro analisarmos essas coisas.
Mensagens: 3.759
Tópicos: 34
Registrado: Aug 2009
Reputação:
6
Eu achei exatamente essa parte de não ter aviso prévio e reforçar esse potencial de que qualquer situação ruim pode causar uma decisão precipitada, coisa que a série também foca, o quanto ela ponderou sobre a decisão até não ter mais volta, muito foda. Sinceramente, se alguém se matar por influência da série, e pode ter certeza que vai ter alegações de pais que o filho ou filha se matou depois de assistir, é a seleção natural em ação.
Pra mim o maior ponto da série é justamente criticar o contexto americano de relações de interesse que permite certos tratamentos, e cria noções distorcidas de certo e errado que influenciam qualquer um, independente de quem for. Usam dessa diversidade saturada justamente pra ilustrar isso, pq TODO MUNDO É ESCROTO NESSA PORRA.
Pensa que a série é uma caixa de cigarro. O suicídio é apenas a imagem ilustrativa impactante dos riscos que fumar, que no caso seria as relações comuns das escolas americanas, pode causar. Já comentaram sobre o tyler e se o foco tivesse sido ele, a história teria sido um massacre ao invés de um suicídio e o problema continuaria sido o mesmo. E a discussão é justamente a de sempre, fora do foco que deveria ser a causa e não a causalidade.
Mensagens: 24.355
Tópicos: 567
Registrado: Dec 2002
Cara, não é porque a sociedade é doente que suicídio tem que ser questão no seriado. Eu não acho de qualquer forma o seriado ruim ou desnecessário. Polêmico com certeza e faltou com certeza um disclaimer e pensar melhor no final (na boa, se alguém ver o último capítulo e não ficar mal, é a porra de um psicopata).
A sociedade vai continuar sendo doente como sempre foi, e o suicídio vai continuar sendo questão como sempre foi.
O problema é fazer uma série pra impactar 90% da população, enquanto 9% vai procurar ajuda, se 1% por algum motivo acabar se sentindo motivado a fazer alguma merda consigo mesmo. Não tem nada de "darwin" no suicídio, já que não tem nenhum componente genético envolvido.
E pior, eu nem acho que todo mundo é babaca. Babaquisse existe, ponto. O tempo todo ela esteve se expondo a justamente um meio agressivo e devido a isso não estabeleceu qualquer resistência. É o desenho de uma pessoa com expectativa social alta e sendo frustrada suscetivamente... que acaba sendo o bendito padrão de "agravamento" de ideação suicídica. Pegaram claramente isso de algum manual clínico.
Agora brinca ai com a empatia gerada por um seriado de sucesso.
|