Mensagens: 5.205
Tópicos: 159
Registrado: Jun 2003
Reputação:
1
[quote name='blizzlikes' timestamp='1505155541' post='3488096']
saquei, isso ai é como eu já imaginava... apenas pra entusiastas kkkk
[/quote]
Nem de longe sou entusiasta(por enquanto). Só faço o que a própria empresa te facilita fazer. A AMD inclusive possui um software para fazer o overclock tanto da cpu quanto da ram dentro do windows (e a intel fez oque? Lançou um software para os novos processadores 8ª geração).
Em Stock (de fábrica) o processador vem com uma frequência muito baixa em single core, perdendo e muito para um i5 sétima geração, comparando com um r5. Como o overclock em temperaturas seguras é fácil, se torna algo muito atrativo para o seu bolso, e é ai que o custo benefício impera na AMD. Voce consegue um desempenho que perde pouco para processadores intel de mais de 1200 reais pagando 800-900 em um Ryzen. É claro que haverá jogos com exceção, exemplo GTA V produzido há anos no mercado, onde o intel reinará.
Mensagens: 6.616
Tópicos: 120
Registrado: Jul 2002
Reputação:
1
[quote name='Tequila' timestamp='1507134276' post='3490061']
Nem de longe sou entusiasta(por enquanto). Só faço o que a própria empresa te facilita fazer. A AMD inclusive possui um software para fazer o overclock tanto da cpu quanto da ram dentro do windows (e a intel fez oque? Lançou um software para os novos processadores 8ª geração).
Em Stock (de fábrica) o processador vem com uma frequência muito baixa em single core, perdendo e muito para um i5 sétima geração, comparando com um r5. Como o overclock em temperaturas seguras é fácil, se torna algo muito atrativo para o seu bolso, e é ai que o custo benefício impera na AMD. Voce consegue um desempenho que perde pouco para processadores intel de mais de 1200 reais pagando 800-900 em um Ryzen. É claro que haverá jogos com exceção, exemplo GTA V produzido há anos no mercado, onde o intel reinará.
[/quote]
Mano, vc tem que separar algumas coisas aí!
Geralmente quem cria os softwares pra OC dentro do Windows são as fabricantes de placa mãe! Não do CPU. A AMD só mudou isso no Ryzen pq viu a tendência de OC ficar mais popular.
Outro ponto, e aí sim o mais importante. Esses softwares de OC dentro do windows existem fazem muito tempo, e NÃO são recomendados.
O ideal é e sempre será fazer o OC através da BIOS. Esses softwares geralmente vão fazer um "auto overclock" que é bem capenga e em 90% dos casos vai socar uma voltagem no seu vCore muito maior do que a necessária pra te garantir estabilidade - lembrando que mais voltagem no vCore = maiores temperaturas, porém EM GERAL, mais estabilidade.
Fora que vc fazer o OC com o sistema rodando, não é legal. Vc tá ajustando propriedades "cores" do seu sistema com load em atuação, a chance de merda é maior!
OC tem que ser algo feito com paciência e com testes extensos! Não adianta abrir o seu software no windows meter 400MHz a mais, rodar 5 min de um stability teste e se dar por satisfeito.
Quando chegar em casa eu procuro um guia que geralmente passo pro pessoal interessado, é antigo mas a idéia se mantém até hoje.
[]s!
(09-26-2017, 12:45 AM)brender Escreveu: Manson o único burro aqui é você e o pior cego é aquele que não enxerga.
Obrigado brender. Em casa de ferreiro quem tem um olho é rei.
Mensagens: 5.205
Tópicos: 159
Registrado: Jun 2003
Reputação:
1
[quote name='Manson' timestamp='1507136077' post='3490069']
Mano, vc tem que separar algumas coisas aí!
Geralmente quem cria os softwares pra OC dentro do Windows são as fabricantes de placa mãe! Não do CPU. A AMD só mudou isso no Ryzen pq viu a tendência de OC ficar mais popular.
Outro ponto, e aí sim o mais importante. Esses softwares de OC dentro do windows existem fazem muito tempo, e NÃO são recomendados.
O ideal é e sempre será fazer o OC através da BIOS. Esses softwares geralmente vão fazer um "auto overclock" que é bem capenga e em 90% dos casos vai socar uma voltagem no seu vCore muito maior do que a necessária pra te garantir estabilidade - lembrando que mais voltagem no vCore = maiores temperaturas, porém EM GERAL, mais estabilidade.
Fora que vc fazer o OC com o sistema rodando, não é legal. Vc tá ajustando propriedades "cores" do seu sistema com load em atuação, a chance de merda é maior!
OC tem que ser algo feito com paciência e com testes extensos! Não adianta abrir o seu software no windows meter 400MHz a mais, rodar 5 min de um stability teste e se dar por satisfeito.
Quando chegar em casa eu procuro um guia que geralmente passo pro pessoal interessado, é antigo mas a idéia se mantém até hoje.
[]s!
[/quote]
Cara, o Ryzen Master é recomendado, sim, pra quem nao quer abusar de um OC e deixar as voltagens no auto. Esse software é muito elogiado em fazer overclock pelo windows. No meu caso, utilizei a bios com voltagem inferior ao limite recomendado pela fabricante (no caso 1.35v / usei 1.2v a 3.7 ghz)
Com relação ao teste de estresse, utilizei o AIDA64 durante pelo menos 8 horas com temperaturas seguras. E,sim, falhei miseravelmente diversas vezes em tentar por voltagem baixa e clock alto OU voltagem no limite e clock alto (temperaturas sempre no limite de segurança)... após, encontrei o equilibrio pro meu processador/mobo depois de alguns testes e a partir dai fui para o OC das memórias rams.
Apenas citei o software pq ele é intuitivo e de maneira alguma disse que é só fazer ali e de boa.
Não sei pq mas parece que falar em overclock é o fim do mundo pra galera. Vc está reduzindo a vida util do seu processador de 10 pra 7 anos... até lá vc ja vai ter trocado de CPU.
Mensagens: 2.916
Tópicos: 137
Registrado: Dec 2002
Reputação:
0
aí sim <img src='http://forum.hangarnet.com.br/public/style_emoticons/<#EMO_DIR#>/joia.gif' class='bbc_emoticon' alt=':joia:' /> vlw