Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Ex-número um do tênis, Agassi conta em livro que usou droga e driblou ATP
#1
Ex-número um do tênis, Agassi conta em livro que usou droga e driblou ATP



da Efe



O norte-americano Andre Agassi, ex-número um do tênis mundial, consumiu em 1997 a droga sintética metanfetamina, mais conhecida como "crystal meth", segundo informou a imprensa do país, que teve acesso a uma parte de sua autobiografia "Open", que será vendida nos Estados Unidos em 9 de novembro.



O jornal britânico "The Times" deve publicar uma série completa do livro, mas na terça-feira já foi possível conhecer por meio de publicações norte-americanas parte das confissões de Agassi, que conta como usou a droga e evitou ser punido pela ATP (Associação dos Tenistas Profissionais).



Em 1997, Agassi passava por um mau momento na carreira e estava em dúvidas entre se casar ou não com a atriz Brooke Shields. Seu assistente, identificado como Slim, foi quem o apresentou a droga, de acordo com trechos do livro divulgados pela imprensa.



Agassi acabou aceitando consumir a substância proibida para chegar ao estado de ânimo que Slim tinha prometido que alcançaria.



"Slim pôs um pequeno monte de pó na mesa de café, fez uma linha e a aspirou pelo nariz. Cortou de novo e eu fiz o mesmo", diz Agassi no livro.



Segundo o "Times", Agassi recebeu uma ligação de um médico que trabalhava para a ATP e que dizia que o tenista tinha sido pego no exame antidoping.



"Dias mais tarde me sentei em uma cadeira com um bloco de folhas de papel e escrevi uma carta à ATP. Estava cheia de mentiras, misturadas com meias verdades", conta o tenista, que culpou Slim por tudo que tinha acontecido.



A ATP acreditou na versão de Agassi e decidiu retirar a investigação e abafar o caso. Porém, não conseguiu impedir que no mundo do tênis surgisse o rumor de que o americano havia consumido substâncias proibidas.



[url="http://www1.folha.uol.com.br/folha/esporte/ult92u644291.shtml"]http://www1.folha.uol.com.br/folha/esporte...92u644291.shtml[/url]



Aposentado em 2006, Agassi diz que não se considerava um viciado



da Folha de S.Paulo



Considerado um dos principais tenistas da história, o americano Andre Agassi admitiu em sua autobiografia o uso de drogas e revelou ter mentido para a ATP (Associação dos Tenistas Profissionais) para se livrar de uma possível punição.



No livro, intitulado "Open", o ganhador de oito Grand Slams assume ter consumido, em 1997, o entorpecente cristal --droga sintética também conhecida como "ice" (gelo).



Na época, o ex-jogador culpou o seu ex-assistente para evitar uma suspensão.



"Slim [o ex-assistente de Agassi] despeja um montinho de pó na mesa de centro. Ele o divide, inala uma parte. Ele divide novamente. Eu inalo", relatou no livro, que está sendo publicado em capítulos pelo diário britânico "The Times".



Após ser flagrado em um exame, Agassi, 39, recebeu a ligação de um médico da ATP.



"Dias mais tarde, estou sentado em uma cadeira, com um caderno no meu colo, e escrevo uma carta à ATP. A carta seguiu cheia de mentiras entremeadas com algumas verdades", relatou o ex-número 1.



"Digo que Slim, já demitido, é sabidamente um usuário de drogas que frequentemente batiza refrigerantes com cristal --o que é verdade. Daí vem a mentira central da carta. Digo que recentemente bebi acidentalmente um dos refrigerantes de Slim, ingerindo sua droga sem me dar conta. Peço compreensão e boa vontade e me apresso para assinar: 'Com os meus sinceros votos'."



Agassi foi absolvido da pena mínima de três meses e da revelação do caso, que poderia comprometer a sua carreira, que estava em baixa na época.



"Sinto-me envergonhado, claro. Prometo a mim mesmo que esta mentira é o fim de tudo", afirmou o ex-tenista, que também participou de campanhas contra o doping.



Depois de vencer Wimbledon, em 1992, e conquistar o ouro na Olimpíada de Atlanta-1996, ele perdeu rendimento em 1997 e caiu para a posição número 141 do ranking da ATP.



Aposentado em 2006, Agassi não considerava ser um viciado, mas assume ter enfrentado dificuldades naquele período.



"Não posso falar de vício, mas muita gente diria que, se você estiver usando algo como uma fuga, você tem um problema."



Em 1998, Agassi voltou a atuar nos principais torneios e figurar entre os dez mais bem colocados do ranking.



A substância consumida pelo americano é uma metanfetamina, que desperta sensação de euforia, mas também de pânico, e facilmente vicia o usuário.



"Tem um momento de arrependimento, seguido de tristeza. Depois vem uma onda de euforia que leva embora todos os pensamentos negativos em minha cabeça", disse o ex-tenista sobre o uso da droga.



[url="http://www1.folha.uol.com.br/folha/esporte/ult92u644737.shtml"]http://www1.folha.uol.com.br/folha/esporte...92u644737.shtml[/url]



ATP justifica negligência em doping de Andre Agassi ( <img src='http://forum.hangarnet.com.br/public/style_emoticons/<#EMO_DIR#>/rolleyes.gif' class='bbc_emoticon' alt=':gordice:' /> )



a Folha de S.Paulo



A revelação de Andre Agassi provocou diversas reações entre as entidades relacionadas ao tênis.



Ainda ontem, a ATP (Associação dos Tenistas Profissionais) divulgou comunicado para justificar a sua postura em 1997.



Na época, a ATP abafou o caso e não aplicou a pena ao ex-jogador, flagrado no antidoping com a metanfetamina cristal.



"O programa contra doping do tênis estipula que a decisão sobre a violação ou não das regras antidoping sejam feitas por um tribunal independente", comunicou a entidade.



"A ATP sempre respeitou a regra e nenhum integrante da ATP tem o poder para decidir sobre as consequências num caso."



Já a Wada (Agência Mundial Antidoping) pretende investigar o fato --apesar de Agassi não poder mais ser punido.



A ITF (Federação Internacional de Tênis) também lamentou o caso, qualificado como "decepção"'.



Esta não é a primeira vez que um jogador de tênis é absolvido de maneira suspeita. Neste ano, o francês Richard Gasquet se livrou de uma pena de dois anos após justificar que seu exame dera positivo para cocaína por ele ter beijado uma viciada.



[url="http://www1.folha.uol.com.br/folha/esporte/ult92u644757.shtml"]http://www1.folha.uol.com.br/folha/esporte...92u644757.shtml[/url]



puts...



se duvidar, deve haver mais casos desses



PS: Tem tbm akle caso agora da caroline wozniacki, nao eh de drogas, mas ta sendo ionvestigada por ter vendido o jogo, para que pessoas ganhassem dinheiro nas apostas.


[Imagem: 7xabp.png]
Responder
#2
Tenis eh foda pq envolve mta grana e eh um negocio que depende de uma unica pessoa, nao tem time, equipe nem nada... Fica foda.



Mas acho que eh um dos esportes com o menor numero de casos de doping.



E esse lance de venda de jogo eh mutreta, o Davydenko tb tava sendo investigado e n deu em nada. Tenis eh um esporte que vc realmente pode se desmotivar durante o jogo e levar uma virada forte... Fica complicado julgar/acusar sem provas concretas


(09-26-2017, 12:45 AM)brender Escreveu: Manson o único burro aqui é você e o pior cego é aquele que não enxerga.

Obrigado brender. Em casa de ferreiro quem tem um olho é rei.
Responder
#3
óia só que carequinha malandro!


Luxo, fama
Responder
#4
[quote name='Manson' post='1924011' date='Oct 29 2009, 12:59 PM']Tenis eh foda pq envolve mta grana e eh um negocio que depende de uma unica pessoa, nao tem time, equipe nem nada... Fica foda.



Mas acho que eh um dos esportes com o menor numero de casos de doping.



E esse lance de venda de jogo eh mutreta, o Davydenko tb tava sendo investigado e n deu em nada. Tenis eh um esporte que vc realmente pode se desmotivar durante o jogo e levar uma virada forte... Fica complicado julgar/acusar sem provas concretas[/quote]



o da wozniacki foi mais escandaloso aheuahea



ela ganho o primeiro set e faltava 1 game pra ela fechar o jogo, antes desse game, houve um aumento de quase 1000% nas apostas na adversaria dela, e dai ela abandona o jogo alegando contusao, e 4 dias depois ta jogando normal outro torneio aheuahea


[Imagem: 7xabp.png]
Responder
#5
Eh eu lembro de ter lido alguma noticia no tenisbrasil sobre isso...



Mas novamente, eh dificil acusar sem provas... Por mais estranho que pareça =/



Soh torço pra q seja mentira, tenis eh um dos poucos esportes q ainda da pra se confiar


(09-26-2017, 12:45 AM)brender Escreveu: Manson o único burro aqui é você e o pior cego é aquele que não enxerga.

Obrigado brender. Em casa de ferreiro quem tem um olho é rei.
Responder
#6
É complicado essas paradas...



Agora, acho que aquele jogo que foi a final do jogo das olimpiadas em atenas..que o Fernando Gonzáles jogou 7 horas (eu acho) junto com um outro chileno..

Deve ter mutreta por tras...sei la..



maaaaas..



O agassi pode ter feito tudo que quiser..vai continuar sendo o cara que eu mais admirei vendo jogar..


[color="#008000"][size="5"][center]_Neto[/center][/size][/color]
Responder
#7
Errei


[Imagem: 6zprid.jpg]
Responder


Saltar Fórum:


usuários a ver este tópico: 1 Visitante(s)