04-15-2014, 04:54 PM
Estou criando esse tampico aqui para falar um pouco sobre o Sheet DPS e outra histórias de pescador. O Sheet DPS, para quem não sabe, é aquele DPS que aparece na janela do seu personagem e aquele DPS que mostra verdinho ou vermelhinho quando você passa o mouse num item para saber se é upgrade ou não. Calma seus afoitos, não vou dizer aqui que as contas estão incorretas ou são mentirosas ou qualquer coisa assim, apesar que conhecendo a Blizzard pode até estar. O que vou dizer aqui é que só por que você espalha por aí que sua pica é grande não quer dizer que ela realmente é e principalmente não quer dizer que você SABE METER. Explico.
Só por que seu Sheet DPS é grande não quer dizer que você bate forte, não quer dizer que ele é o ideal para seu gameplay e nem quer dizer que você consegue manter ele.
Primeiro vamos tirar o básico da frente: Você quer ter Main Stat, Crit e CritDMG em todos os itens que puderem rolar esses Affixes, ponto final. Esses affixes melhoram suas tamañas habilidades de foder demônios independente do seu gameplay ou build. Elas afetam o DANO das suas skills, o número que sobe quando ela atinge um alvo, algo que é pura matemática e não depende do seu estilo de personagem, de jogo ou de build. Vamos dizer que ele é o tamanho REAL da sua pica, você arria as calças, pega uma régua e mede, o número que dá é o tamanho real. Não importa o quanto de propaganda você faça que é maior, aquilo que o número diz é aquilo que você tem. E diga-se de passagem todo o problema já começa aqui, por que no Diablo você não consegue pegar uma régua e medir o tamanho da sua pica, o jogo não deixa você sequer VER a sua pica. Você não sabe QUANTO de dano você dá em cada ataque individual, portanto quando você lê numa skill "300% Weapon Damage" aquilo não significa NADA pra você por que você não sabe QUAL é o seu Weapon Damage, você só sabe qual é o seu DPS que é o seu MinDmg+MaxDmg dividido por 2 e multiplicado por seu MainStat Bonus, Attack Speed, Crit e CritChance.
Mas como eu meço minha pica então? Onde está minha pica? Abra a aba de atributos do seu personagem, ache seu DPS e sua Attack Speed. Divida seu DPS por sua Attack Speed. Essa é a sua média de dano por ataque, incluindo já o Bonus da MainStat, Crit e CritDmg, e você quer que estes estejam inclusos, por que com isso você sabe em média quanto de dano que CADA SKILL USADA dá. E essa parte de CADA SKILL USADA que faz toda a diferença. Se você quiser ir mais fundo e descobrir a média do seu WHITE DAMAGE, que é o dano quando NÃO Crita, você pega seu CritDmg, multiplica pela sua CritChance e o depois divide a sua média de dano sem Attack Speed pelo resultado disso. Exemplo:
Personagem tem:
2000 de DPS
2.0 ASPD
50% Crit Chance
400% CritDmg
2000/2= 1000 <= Esse é o seu Dano Médio INCLUINDO O CRIT. Se você pegar o Melee Attack, que é aquela Espadinha que você só viu no começo do jogo e olhe lá e bater num alvo sua média de dano será essa.
Agora para encontra sua média de dano BRANCO, sem Crit:
4*0.5= 2
1000/2=500 <= Esse é a sua média de DANO BRANCO. Quando você critar você verá subindo amarelinho 2000 em média, por que você tem 400% de CritDmg portanto 4x500=2000
Beleza, até aí tudo bem, nada revolucionário, nada especial. Só que muita gente não pensa nisso e é necessário saber disso pra seguir a linha de pensamento.
Mas e depois que você já tem MainStat boa, bom Crit e bom CritDamage? Aí que entre a importância de COMO você usa sua pica. A maioria dos players comete o erro de simplesmente focar em Attack Speed por que ele aumenta diretamente o seu Sheet DPS, você vê número verdinho quando passa o mouse no item, só que o que muita gente não entende é que poucas vezes você fará real uso de todo esse Attack Speed que você fica acumulando. Mas por que isso ocorre? Simples, por que Diablo é um Action RPG e não um MMO onde você fica parado e simplesmente spamma a porra toda no alvo e de vez em quando precisa se mover, no Diablo você tem que estar em movimento O TEMPO TODO, salvo raras exceções. Nas dificuldades mais alta mesmo o personagem com mais resistência toma bastante dano, se você fica parado em instantes já tem uma mob te rodeando, isso sem falar nos Molten, Poison, Arcane Enchanted, Frozen e tantos outros ataques que você precisa evitar, desviar, esquivar e afins. Você não fica lá parado spammando skill e tankando o dano que vem na sua direção, diga-se de passagem isso é o que torna o combate de Action RPGs muito mais divertidos que o de MMOs.
Portanto isso quer dizer que você vai se mover, lançar uma ou duas skills e ter que se mover novamente consequentemente é do seu interesse que sempre que você use uma skill ela dê o maior dano possível por que você tem apenas dois ou três casts antes de ter que correr. Além disso, diferente de MMOs, o resource de todas as classes do Diablo acabam e enchem muito mais rápido e não existe nada pior que você ter uma janela para meter skill mas não poder por que está sem resources e ter que usar skill para recuperar resource no lugar que dar TONS OF DAMAGE. Essas duas coisas vão completamente contra acumular Attack Speed, primeiro que você não faz uso total desse atributo por que raramente está parado e segundo por que mais Attack Speed quer dizer que você gasta Resources MAIS RÁPIDO. Attack Speed quer dizer que você irá, em teoria, recuperar Resources mais rápido também, por que poderá usar mais rapidamente skills de recuperação, mas isso não muda o fato de que você ainda terá que parar mais vezes para recuperar seus recursos.
Agora que entendemos tudo isso como que utilizamos? Existem muitas builds que realmente se beneficiam de Attack Speed como WW Barbarian ou Blessed Hammer Crusader, mas a coisa mais comum de se ver é build tipo Frozen Orb Wizard ou Fist of the Heavens Crusader socando Attack Speed simplesmente por que o Sheet DPS aumenta enquanto se beneficiaria muito mais de Reduced Cost por exemplo. Isso quando não é aquele Crusader com coisa como Fires of Heaven, Falling Sword e Bombardment usando Attack Speed no lugar de CD Reduction.
Qual a lição do dia então? Presta atenção na porra da sua build caralho! Não é por que o número é verdinho que é melhor pra você e o que adianta ter 3M de DPS mas só fazer uso de 1M por que você não pode ficar parado um segundo sequer? Diablo é Diablo e WoW é WoW. Isso também vale para +Elemental Damage e +Skill Damage que as vezes vale a pena substituir até MainStat por um Affix desses.
Beijos e usem a pica de vocês com sabedoria.
Só por que seu Sheet DPS é grande não quer dizer que você bate forte, não quer dizer que ele é o ideal para seu gameplay e nem quer dizer que você consegue manter ele.
Primeiro vamos tirar o básico da frente: Você quer ter Main Stat, Crit e CritDMG em todos os itens que puderem rolar esses Affixes, ponto final. Esses affixes melhoram suas tamañas habilidades de foder demônios independente do seu gameplay ou build. Elas afetam o DANO das suas skills, o número que sobe quando ela atinge um alvo, algo que é pura matemática e não depende do seu estilo de personagem, de jogo ou de build. Vamos dizer que ele é o tamanho REAL da sua pica, você arria as calças, pega uma régua e mede, o número que dá é o tamanho real. Não importa o quanto de propaganda você faça que é maior, aquilo que o número diz é aquilo que você tem. E diga-se de passagem todo o problema já começa aqui, por que no Diablo você não consegue pegar uma régua e medir o tamanho da sua pica, o jogo não deixa você sequer VER a sua pica. Você não sabe QUANTO de dano você dá em cada ataque individual, portanto quando você lê numa skill "300% Weapon Damage" aquilo não significa NADA pra você por que você não sabe QUAL é o seu Weapon Damage, você só sabe qual é o seu DPS que é o seu MinDmg+MaxDmg dividido por 2 e multiplicado por seu MainStat Bonus, Attack Speed, Crit e CritChance.
Mas como eu meço minha pica então? Onde está minha pica? Abra a aba de atributos do seu personagem, ache seu DPS e sua Attack Speed. Divida seu DPS por sua Attack Speed. Essa é a sua média de dano por ataque, incluindo já o Bonus da MainStat, Crit e CritDmg, e você quer que estes estejam inclusos, por que com isso você sabe em média quanto de dano que CADA SKILL USADA dá. E essa parte de CADA SKILL USADA que faz toda a diferença. Se você quiser ir mais fundo e descobrir a média do seu WHITE DAMAGE, que é o dano quando NÃO Crita, você pega seu CritDmg, multiplica pela sua CritChance e o depois divide a sua média de dano sem Attack Speed pelo resultado disso. Exemplo:
Personagem tem:
2000 de DPS
2.0 ASPD
50% Crit Chance
400% CritDmg
2000/2= 1000 <= Esse é o seu Dano Médio INCLUINDO O CRIT. Se você pegar o Melee Attack, que é aquela Espadinha que você só viu no começo do jogo e olhe lá e bater num alvo sua média de dano será essa.
Agora para encontra sua média de dano BRANCO, sem Crit:
4*0.5= 2
1000/2=500 <= Esse é a sua média de DANO BRANCO. Quando você critar você verá subindo amarelinho 2000 em média, por que você tem 400% de CritDmg portanto 4x500=2000
Beleza, até aí tudo bem, nada revolucionário, nada especial. Só que muita gente não pensa nisso e é necessário saber disso pra seguir a linha de pensamento.
Mas e depois que você já tem MainStat boa, bom Crit e bom CritDamage? Aí que entre a importância de COMO você usa sua pica. A maioria dos players comete o erro de simplesmente focar em Attack Speed por que ele aumenta diretamente o seu Sheet DPS, você vê número verdinho quando passa o mouse no item, só que o que muita gente não entende é que poucas vezes você fará real uso de todo esse Attack Speed que você fica acumulando. Mas por que isso ocorre? Simples, por que Diablo é um Action RPG e não um MMO onde você fica parado e simplesmente spamma a porra toda no alvo e de vez em quando precisa se mover, no Diablo você tem que estar em movimento O TEMPO TODO, salvo raras exceções. Nas dificuldades mais alta mesmo o personagem com mais resistência toma bastante dano, se você fica parado em instantes já tem uma mob te rodeando, isso sem falar nos Molten, Poison, Arcane Enchanted, Frozen e tantos outros ataques que você precisa evitar, desviar, esquivar e afins. Você não fica lá parado spammando skill e tankando o dano que vem na sua direção, diga-se de passagem isso é o que torna o combate de Action RPGs muito mais divertidos que o de MMOs.
Portanto isso quer dizer que você vai se mover, lançar uma ou duas skills e ter que se mover novamente consequentemente é do seu interesse que sempre que você use uma skill ela dê o maior dano possível por que você tem apenas dois ou três casts antes de ter que correr. Além disso, diferente de MMOs, o resource de todas as classes do Diablo acabam e enchem muito mais rápido e não existe nada pior que você ter uma janela para meter skill mas não poder por que está sem resources e ter que usar skill para recuperar resource no lugar que dar TONS OF DAMAGE. Essas duas coisas vão completamente contra acumular Attack Speed, primeiro que você não faz uso total desse atributo por que raramente está parado e segundo por que mais Attack Speed quer dizer que você gasta Resources MAIS RÁPIDO. Attack Speed quer dizer que você irá, em teoria, recuperar Resources mais rápido também, por que poderá usar mais rapidamente skills de recuperação, mas isso não muda o fato de que você ainda terá que parar mais vezes para recuperar seus recursos.
Agora que entendemos tudo isso como que utilizamos? Existem muitas builds que realmente se beneficiam de Attack Speed como WW Barbarian ou Blessed Hammer Crusader, mas a coisa mais comum de se ver é build tipo Frozen Orb Wizard ou Fist of the Heavens Crusader socando Attack Speed simplesmente por que o Sheet DPS aumenta enquanto se beneficiaria muito mais de Reduced Cost por exemplo. Isso quando não é aquele Crusader com coisa como Fires of Heaven, Falling Sword e Bombardment usando Attack Speed no lugar de CD Reduction.
Qual a lição do dia então? Presta atenção na porra da sua build caralho! Não é por que o número é verdinho que é melhor pra você e o que adianta ter 3M de DPS mas só fazer uso de 1M por que você não pode ficar parado um segundo sequer? Diablo é Diablo e WoW é WoW. Isso também vale para +Elemental Damage e +Skill Damage que as vezes vale a pena substituir até MainStat por um Affix desses.
Beijos e usem a pica de vocês com sabedoria.


![[Imagem: Kriannor.png]](http://card.psnprofiles.com/1/Kriannor.png)
![[Imagem: lKNmE.jpg]](http://i.imgur.com/lKNmE.jpg)

' />