Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Pensando em aposentar o notebook...
Nunca pensei que diria isso. Sempre achei esses dispositivos uma besteira mas estou impressionado com o iPad Pro. Tudo é rápido e apesar do walled garden e tudo mais as ferramentas evoluíram muito desde que chequei da ultima vez.

Minha idéia original era levar pra viajar no lugar do laptop pois além de compacto eu posso plugar um chip de celular e diminuir o numero de gadgets que eu levo na mala. Tem mail, browser e com um adaptador eu conseguiria transferir as fotos da camera. Conforme fui usando notei que nada me impede de levar isso no trabalho ao invés de um laptop. Meu trabalho consiste basicamente de uma conexão SSH, um web browser e uma IDE pra rabiscar código fonte e shell scripts. Antigamente não podia ter aplicação que executa código arbitrário mas hoje em dia tem até virtualenv (Pythonista) de python contido em uma certa aplicação. Os clients de SSH que vi são muito bem feitos, e todas as empresas lançaram aplicativos adequados para seus protocolos remotos inclusive Microsoft e Teamviewer. Felizmente eu não preciso trabalhar com coisa cancerigena como aquelas iLOs que a Dell usa no iDrac e uma conexão remota resolve isso.

Literalmente a unica coisa que eu vou perder é a capacidade de manipular e montar ISOs ou imagens de flash usb, mas sempre que eu precisei disso o que não faltava eram outros computadores a volta.

Considerando que o negócio pesa menos de meio quilo, tem uma tela grande, uma longa vida de bateria, gráficos fluidos e até um som bacana... to pensando em não comprar um novo laptop como estava planejando.

Tem também o fato de que os chips A10, A11 e ARM em geral estão começando a tirar os x86 da zona de conforto:

[Imagem: a11%20bionic%20benchmarks.jpg]

Alguém aqui já fez ou pensou em fazer isso?
Responder
Pra mim walled garden não da certo, é um limite muito grande nas possibilidades, principalmente na personalização.

No meu uso profissional se torna praticamente inviável, esse tipo de dispositivo ainda não é capaz de executar uma IDE cheia (Visual Studio, RAD Studio), e ainda é muito carente em front-ends para SQL Server/Oracle.
Inevitavelmente eu precisaria apelar para o RDP, nesse caso qualquer hardware daria conta, até mesmo um RPI. Só que ainda acho um diferencial poder levar o seu ambiente (IDE, Banco local e binários) e continuar trabalhando de qualquer local, independente da rede/internet.

Trabalhei com um cara que usava um tablet com Windows RT bem fraquinho, como ele fazia tudo via RPD era só deixar os cabos para monitor e USB prontos e usar, o trabalho dele era só com redes, scripts e SSH, um caso parecido com o seu.

[url="http://www.pingtest.net"][Imagem: 15635344.png][/url]
Responder
Pra viagens/suporte beleza
Pra uso diário inviável ainda mais se usar programas pesados....
Responder
(01-09-2018, 02:46 PM)evozniak Escreveu: Pra mim walled garden não da certo, é um limite muito grande nas possibilidades, principalmente na personalização.

No meu uso profissional se torna praticamente inviável, esse tipo de dispositivo ainda não é capaz de executar uma IDE cheia (Visual Studio, RAD Studio), e ainda é muito carente em front-ends para SQL Server/Oracle.
Inevitavelmente eu precisaria apelar para o RDP, nesse caso qualquer hardware daria conta, até mesmo um RPI. Só que ainda acho um diferencial poder levar o seu ambiente (IDE, Banco local e binários) e continuar trabalhando de qualquer local, independente da rede/internet.

Trabalhei com um cara que usava um tablet com Windows RT bem fraquinho, como ele fazia tudo via RPD era só deixar os cabos para monitor e USB prontos e usar, o trabalho dele era só com redes, scripts e SSH, um caso parecido com o seu.

Você tem razão não é pra todo mundo. No meu caso sempre tenho RDP ou SSH em mãos pra fazer o que eu não consigo, mas andei notando que essas coisas que precisam de um desktop estão ficando cada vez mais raras. Hoje eu mantenho e gerencio mais de 500 servidores do meu cliente através de um software chamado Salt, que consiste basicamente de escrever formulas em YAML e mandar executar. O Saltstack é concorrente dos sistemas Puppet, Chef e Ansible.

Já faz muito tempo que eu não preciso me conectar diretamente a um banco de dados. De fato, é uma pratica que é absolutamente desencorajada hoje em dia. De qualquer forma eu dei uma olhada e existem clients de bancos de dados com boas avaliações.

Duas IDEs chamaram minha atenção. A primeira é o CODA que é multipurpose e já vem com git, scp e ftp embutidos. A segunda é o Pythonista que consegue interpretar seus programas em Python a partir do iOS. Hoje em dia todo meu trabalho já está super estruturado e só preciso fazer um commit no git que os hooks já fazem todo o trabalho de testar e instalar as mudanças, gerar pacotes de instalação etc. É extremamente raro eu testar o que eu programo no meu próprio laptop... até porque eu trabalho primariamente com Linux e meu note é OS X.

(01-09-2018, 04:00 PM)Mammute Escreveu: Pra viagens/suporte beleza
Pra uso diário inviável ainda mais se usar programas pesados....

No meu caso eu raramente faço processamento pesado. Eu nem to falando de hurrdurr tha cloud mas o fato de que tanto armazenamento e CPU geralmente são feitos em um servidor no cliente ou mesmo no meu desktop em casa. Eu posso até projetar jogos do meu PS4 e do PC via Steam.

O A10 equivale a um i5 Haswell O A10 do iPad pro equivale a um i5 Haswell. O iPad pro grava video em 4k@30fps ou 1080p@60fps (1080p@120fps pra função de slow motion) sem suar. Com um teclado é como se voce tivesse um laptop i5 com 4GB de memória e resolução de tela 4k que pesa meio quilo e cuja bateria dura 10 horas.
Responder
Impressionante ver que o A10 é semelhante a um 2600k@stock em single thread, um processador que ainda é relativamente bom para diversas aplicações.
Isso explica o grande interesse da Microsoft na arquitetura ARM.

A Intel se acomodou muito tempo no topo da AMD, enquanto isso os processadores ARM evoluiram muito, inclusive com litografias mais avançadas que os processadores desktop.

[url="http://www.pingtest.net"][Imagem: 15635344.png][/url]
Responder
Mas se vc precisar escrever um script rapido pra fazer algo. Consegue pelo tablet? Existe um teclado bt pra anexar no caso de precisar?
Responder
ow, foi mal o offtopic, mas eu nunca tinha ouvido falar do salt e meio q onde eu estudo tem a "cultura" de usar o ansible (antes usavam o chef). Em questao de comparaçao, tu chegou a usar os dois e achou o salt melhor?
Responder
São muito parecidos. Ambos são em python, ambos são leves e usam YAML. A diferença é que ansible é via SSH e não precisa de server e nem de agente. Salt tem um esquema de master e minion, ou seja, precisa de um servidor e os clientes precisam de agente funcionando.
Responder
Meus principais problemas nessa migração são a sensação de engessamento em trocar sistemas abertos como os de notebooks pelo iOS, que pode até não chegar a ser problema, e a diferença de preço. Sair de um iPad Pro pra um notebook decente é pouca diferença, ou o notebook até um pouco mais barato.

Quando comprei meu atual macbook pro, pensei na possibilidade, mas como meu ambiente de trabalho tem muito dispositivo legado, uso de pendrive constante (porque a rede e a internet são unreliable) e trocas de projetos com computadores windows e linux, deixei de lado. Além disso, como vivo de fazer keynotes, ia ter que comprar um monte de dongles novos, motivo que me fez desclassificar o macbook retina também.
Responder
Uma pergunta: Como é o conforto para digitação? Escrevo bastante e portanto pra mim um teclado confortável é fundamental e os do Macbook são top.

O do iPad Pro está bacana também? Dá pra digitar fácil na tela sem usar touchscreen e com conforto suficiente?
Responder

Saltar Fórum:

usuários a ver este tópico: 1 Visitante(s)