Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Arena Guide
Ta aí galera, como prometido um guia prático pra ajudar quem ta tendo dificuldades com a arena.

Desde que eu comecei a jogar o HearthStone eu jogo praticamente apenas arena, me considero um bom jogador de arena pois tenho +d 70% de winrate, sem contar que eu jogo com classes variadas (na verdade eu costumo pegar as melhores classes menos vezes, pois com elas atinjo os objetivos + rápidos). Antes do patch eu consegui 9 wins com todas as classes, e agora com o limite de 12 faltam apenas druida (fiz um 11-3) e warlock (fiz um 11-2 e 1 disc no último jogo).

Pra quem quer juntar gold e ganhar cartas Arena é de longe a melhor opção, um jogador bom de arena vai fazer em média 6/7 wins, o que paga a próxima arena, te da um pack e as vezes um dust ou carta.

Então vamos lá...

[size="6"] PARTE 1: ---------- Class Tiers --------------[/size]

Antes de tudo, pra quem tem o objetivo exclusivamente de conseguir o máximo de vitórias possíveis, é bom saber quais são as melhores classes a escolher. Essa lista é uma opinião pessoal, mas é próxima ou igual a dos principais jogadores de Arena.

[size="4"]*** Classes tops ***[/size]

1- Warrior

Apesar de 9 em cada 10 jogador de arena achar mage a melhor classe, atualmente (depois dos nerfs), e depois de jogar muitas runs de arena eu tenho poucas dúvidas que warrior é a melhor classe... eu tenho um amigo que é excelente jogador de arena e ele também pega warrior > mage. O motivo disso é que arena é um jogo de BOARD CONTROL, e weapons acaba sendo muito forte. Warrior tem muitas weapons boas pra arena. De cartas comuns tem fiery war axe (pegue quantas puder), arcanite reaper (pegue até no máx. 2) e weaponsmith q é uma criatura mas conta como weapon (pegue quantos quiser tb). Fora isso tem upgrade tb que é bom, e se vier gorehowl pode ser game winner na arena se o oponente não tiver um ooze. Cada weapon normalmente vc vai fazer trocas 2-1, e manter/conseguir board control.

Além disso o hero power dele o deixa um pouco + "seguro" contra mages. Eu dou graças a deus de warrior não ser uma das classes + pegadas em arena, pois sempre tenho dor de cabeça quando enfrento um (e acho q a maioria joga mal de warrior ainda), mas jogando bem, sabendo como/quando utilizar as weapons e ter board control warrior é fantástico em arena.

2- Mage

A maioria considera a melhor classe, e mesmo colocando em 2o eu acho que fica a critério do jogador escolher entra mage e warrior. Apesar dos nerfs em freeze spells e pyroblast, mage continua muito forte porque as comuns de mage são fortes. O principal motivo de mage ser forte em arena é Flamestrike. Um oponente bom de arena vai ter vários picks de custo 2/3/4/5, e esses picks normalmente são alvos fáceis pra flamestrike. Por "temer" flamestrike muitos jogadores não vão poder floodar o board, e isso deixa mage em uma posição confortável podendo recuperar board control sem muitas dificuldades. Além de flamestrike ser gamewinner, comum, e talvez a melhor carta de arena (mas nunca pegar +d 3 em drafts), mage tem frostbolt, fireball e polymorph, todas removals comuns. Também tem water elemental q é uma das melhores cartas do jogo pra arena e um drop de 1 mana bom, o q é raro.

[size="4"]*** Classes Boas ***[/size]

3- Paladino

No 2o nível de classes temos paladino e rogue. Ambas tem weapons boas,

Paladino já não sofre tanto quanto a life porque a melhor weapon de paladino (e tavez a melhor do jogo) recupera 2 de vida... pegue sempre quantas truesilver conseguir, e paladino ainda pode ter cartas q recuperam vida. Fora isso paladino tem a melhor aoe do jogo depois de flamestrike, q é consecration: barata e direto ao ponto: 2 de dano em todos inimigos.

4- Rogue

Rogue tem um pequeno problema q é o life, rogue pode sofrer contra mage, e é importante ter uma classe forte contra mage já que é a classe + jogada de acordo com o arena mastery (aqui há outras estatísticas interessantes de arena tb):

http://www.arenamastery.com/sitewide.php

O problema de rogue é que ele paga um pouco caro pra ter o board control, as vezes vc fica com pouca life rápido e contra mage isso pode ser crucial, tomando 2 fireball na testa por exemplo. Todo caso rogue ainda é incrível, uma das melhores cartas é deadly poison, porque além de te dar um weapon 3/2 se usado com o hero power, ele é uma spell de 1 mana que é boa pra usar pra combar com as outras cartas.

[size="4"]*** Classes Médias ***[/size]

5 - Druída

Apesar de eu não ter conseguido 12 wins de druída eu quase sempre faço runs boas (+d 6/7 wins). Druida é uma das classes que você drafta + diferente em arena, normalmente é uma classe que vc não vai ficar tanto na ofensiva e sim na defensiva, jogando reativo, e pode pegar um pouco + de minions caros do que nas outras, já que vc provavelmente terá um arsenal bom de minions com taunt. Wrath e principalmente Swipe são chaves. Qualquer druida, keeper ou ancient também é muito bom.

6 - Shaman

Shaman tem removals boas, tem uma weapon com 3 de resistência que pode fazer estrago e tem uma das melhor criatura do jogo (pra mim a melhor criatura em arena) que é fire elemental, mas mesmo assim tem deficiências. O problema é que o overload pode muitas vezes ser muito custoso, ainda + em arena que as vezes vc não consegue draftar de forma otimizada pra não sofrer com os overloads. Fora fire elemental o poder de shaman ta nos totems, mas q muitas vezes são complicados de usar pois se vc não tiver board control, vc não consegue por um flametong totem ou mana tide de forma eficiente, Earth elemental q é bom é raro sair, sobrando apenas unbound elemental q pode ser bom dependendo da situação.

Shaman tem potencial, mas é de longe na minha opinião a classe mais difícil de jogar em arena.

7 - Priest

Se Shaman é a mais difícil de jogar, priest não fica longe. Antes com mind control custando 8 priest era uma das classes mais fortes, mas agora custando dez é aconselhável ter apenas 1 mind control no baralho e já não faz o mesmo estrago.

Segredo de priest em arena é shadow madness, essa carta é top d+. Auchenai Soul Priest e Cabal shadow priest também são muito fortes em arena quando sai. O problema de todas essas cartas é que são raras ou épicas, então é difícil fazer um draft bom de priest.

Apesar disso o hero power de priest é + útil em arena do que em constructed... em arena é bem + comum o board ficar com minions machucados, e priest deve pegar bastante power world: shield em arena, deixando os minions + resistentes.

Além disso tem uma aoe boa, um removal bom (shadow word: pain) e alguns minions bons também. Eu acho complicado jogar de priest e foi a classe + difícil de "rankear" nesse ranking, mas sabendo jogar bem ela tem potencial, o problema como disse é q o draft pode ser um desastre.

[size="4"]*** Classes Fracas ***[/size]

8 - Hunter

Hunter era tranquilamente a pior classe na minha opinião, mas depois de jogar bastante e conseguir 12 wins (antes do patch do unleashed), percebi que é bem underrated e tem alguns pros.

Primeiro que hunter tem spells muito boas, Multi-Shot é uma spell média em constructed, mas MUITO boa em arena. Fora isso tem muito removal bom, deadly shot, explosive shot, kill command, arcane shot e até o secret que da 2 de dano.

Segundo, pq o segredo de hunter em arena é NÃO SE BASEAR EM SYNERGIA DE BEAST... se os decks bons de hunter em constructed não se baseiam nisso, não tem pq em arena se basear, já q arena nem sempre o draft vai como esperado... existem beasts boas: Animal Companion e savannah sem sombra de dúvidas, e o raptor (3/2) e o crocodilo (2/3) são bons pq são 2-mana drops sólidos. O resto ESQUECE, não funciona bem, pegar o buzzard só pra tentar os combos é perda de tempo, e o oponente vai pegar board control e te matar quase sempre. 1 houndmaster pode ser bom, no máximo 2 se vc conseguiu pegar algumas beast, ele é bom pra lançar em cima do animal companion/raptor/crocodilo.

Dito isso pouco testei o novo unleashed em arena, mas sei que é uma carta boa agora... portanto hunter n pode mais ficar na última posição, e pode até "subir" nesse ranking com o tempo.

9 - Warlock

Warlock foi a última classe que eu consegui 9 wins, e provavelmente a última que vou conseguir 12, e é ainda sim é classe que eu mais jogo =/.

Problema de warlock em arena são vários... é muito difícil planejar um deck lento de controle em arena, o ideal com warlock é tentar o deck + "rush" possível e aproveitar que warlock ainda tem os melhores 1mana-drop do jogo. O problema é que fora os 1-mana drop, warlock é fraco, não tem criaturas médias/fortes boas... todas da classe são ruins. E os removals não são bons também, hellfire acerta seus minions tb E seu precioso life, deixando warlock sem AOE útil. Drain life é muito caro e é ruim, shadowbolt é caro mas ok pra arena, syphon soul é um pouco caro mas ok tb... quem funciona bem é soulfire, as vezes mortal coil, mas comparado com as outras classes é a q + sofre nos removals.

Pra tentar ir bem de warlock em arena tem que tentar mesmo um deck rápido, bons minions neutros, alguns soulfire e rezar, pq enfrentar mage com warlock é sempre um jogo complicado aonde vc fica no fio da navalha o tempo todo.

[size="6"] PARTE 2: ---------- Card Tiers --------------[/size]

Eu poderia fazer uma lista gigante de tiers tentando explicar o quão boa ou ruim são as cartas, mas isso já existem algumas...

O Trump (um dos jogadores + famosos de arena) fez recentemente uma lista nova (ele tinha uma antiga) classificando as cartas COMUNS NEUTRAS (O que vc vai + ver em arena).

A lista dele se encontra aqui, e pra tais cartas IMO é a melhor:

http://www.liquidhearth.com/forum/viewme...pic_id=513

(ele vai lançar outras listas em breve e avisarei aqui)

Lista de tabelas existem várias, e a que eu acho melhor hoje é a do antigravity, q é bem atualizada, da pra encontrar aqui:

https://docs.google.com/spreadsheet/pub?...TFE&gid=20

É fácil ver ela pq apenas vc poem na classe que tá, e ele já compara as neutras com os cards da classe.

Em ambas tem vários aspectos polêmicos, que eu discordo. A do Trump menos, a do antigravity ele ve muito pela manacurve também, ele coloca o raptor q é um pick muito sólido apenas como "average" por ele ser o pior 3/2... mas só de ser 3/2 por 2 manas é bom em arena. A do trump ele coloca Amani lá atrás, sendo q IMO é um 2/3 mas um dos melhores 2 drops do jogo.

Todo caso essas listas são úteis... mas não é pra usar elas a cegas... olhar e ver no ranking. Você DEVE ponderar várias outras coisas, como sua classe, estilo do deck, manacurve etc... por exemplo, as vezes por culpa da manacurve vc vai ter que pegar um raptor no lugar de um Boulderfiest ogre, mesmo na lista do antigravity o ogre sendo "great" e o raptor "average"... Injuried blademaster tb é fantástico com priest mas um pouco pior com outras classes.

Acho útil elas quando você ta em dúvida entre 2 cartas e acaba vendo essa 2a "opinião" das listas, é útil tb quando vc não tem muita ideia o quão efetiva é uma carta em arena, e isso é comum pra quem não tem muita experiência em arena.

[size="6"] PARTE 3: ---------- Como Jogar/Draftar e Dicas gerais --------------[/size]

- Um dos erros + comuns em arena é o pessoal fazer decks CAROS. O drop de dois manas é VITAL nos jogos em arena... vc DEVE ter vários drops de 2 manas no deck... por isso cartas como o BloodFen Raptor que foi citado aqui e parecem ruins em constructed (pois é um 3/2 sem nenhuma habilidade) é uma carta muito sólida em arena. O segredo em arena é ter drops baratos bons pra brigar pelo board control, e os drops de 2 manas são fundamentais... quando vc tiver coin começar com coin + drop 3/2, depois outro drop é fundamental e pode te dar uma vantagem inicial que se transforma em uma bola de neve pro oponente tentar conter.

- Outro erro comum é pegar muitas cartas de 1 drop, com raras exceções, os minions de 1 drop são péssimos em arena. Até o argent squire q é/era bom em constructed (pq é buffado com frequência) é fraco em arena. Maioria dos drops de 1 mana são 2/1, e morrem pra hero power de 3 heróis... principalmente morrem para mage (q é a classe q quem joga arena + vai enfrentar). Infiltrator é um drop neutro bom de 1 mana pq vc "ativa" ele quando precisar, lepper gnome PODE ser bom se vc ta fazendo um deck MTO agressivo/rápido (normalmente warlock ou hunter), o resto é bem fraco.

- Jogar arena tem que saber jogar contra mage, se vc é um bom jogador vc vai jogar +- 25% dos seus jogos contra mage, e o segredo contra mage é ficar esperto nos flamestrikes. Não se comprometa no board a toa se vc sabe que o oponente vai soltar flamestrike. Flamestrike é comum e quando chegamos em 7 manas é bem provável o oponente ter 1 na mão... vc pode tentar soltar umas iscas e colocar cartas com cantrip ou q deixam algo no board (invertor, engeneer, loot hoarder, harvest golem etc) ou cartas com + d 4 de vida, mas não se comprometa com muitas criaturas "médias" no board pq vc pode se dar mal. Outra consequência é q contra mage as vezes é bom fazer trocas, mesmo q a troca não seja boa pra vc. Exemplo, imagina que você tem 3 bixos 3/2 no board e o oponente um 3/1 e o oponente vai pro 7o turno. É melhor vc trocar um dos seus 3/2 do que passar pra ele correndo o risco de tomar um flamestrike (ou blizzard) que mate seus 3 bixos e deixe o dele vivo. Ideal contra mage é "suicidar" mesmo esses bixos + fracos e confiar nos big minions.

Vídeo com um draft + 1 game comentado:

https://www.youtube.com/watch?v=nsbzJleR1c0

http://www.youtube.com/watch?v=fNsXcA1umGo
Responder
Muito bom o guia! Pode escrever mais aí que tamos esperando.
Responder
Muito bom.. essa era outra lista do trump mas não sei até onde ainda se aplica visto que algumas cartas mudaram bastante:

http://ihearthu.com/trumps-arena-card-rankings/

[Imagem: 76561198074551085.png]
Responder
Essa lista ta bem desatualizada, por isso não postei ela....

O trump msm explica algumas coisas, antes ele superestimava silence... agora IMO acho que subestima (spellbreaker ainda é bom)...

Depois tava pensando em gravar 1 draft de exemplo ou postar aqui as picks...
Responder
[quote name='S.Dragon[WoS]' timestamp='1390333121' post='3145045']

Essa lista ta bem desatualizada, por isso não postei ela....

O trump msm explica algumas coisas, antes ele superestimava silence... agora IMO acho que subestima (spellbreaker ainda é bom)...

Depois tava pensando em gravar 1 draft de exemplo ou postar aqui as picks...

[/quote]

Gravar um agrega.

[quote name='Yertzer' timestamp='1389820593' post='3142277']

Tem que prender o facebook. É excesso de liberdade de expressão.

[/quote]
Responder
Muito bom mesmo velho, continua postando se der

D3: Retired

WOW: Retired

LOL: [url="http://www.lolking.net/summoner/br/641523"]Lolking[/url]

In game: Blecker
Responder
Eu nem curto arena, mas pra quem curte recomendo ler pq eu so vejo o Dragon fazer 10+ na arena eheh. Vlw dragon pela contribuição.

[color="#9932CC"][url="http://us.battle.net/wow/pt/character/nemesis/Alce/simple"]Warlock[/url][/color] │[color="#8B0000"][url="http://us.battle.net/wow/pt/character/nemesis/Lce/simple"]Death Knight[/url][/color] │[color="#FFC0CB"][url="http://us.battle.net/wow/pt/character/nemesis/%C3%85lce/simple"]Paladin[/url][/color]
Responder
boa, odeio arena principalmente por fazer péssimas escolhas, vou testar esse tutorial com certeza

Vendo CE Diablo 3 (usada) + battle.net - pm para mais infos.
Responder
[quote name='Alce' timestamp='1390338543' post='3145082']

Eu nem curto arena, mas pra quem curte recomendo ler pq eu so vejo o Dragon fazer 10+ na arena eheh. Vlw dragon pela contribuição.

[/quote]

Agora falta o sr. fazer um guide de constructed... quem sabe eu não me arrisco + por lá hahaha
Responder
Vou ver se gravo o vídeo hj...

btw, acho q vai ser um ótimo período pra jogar arena agora, já q muita gente vai vir do open beta e vai tar perdido na arena...
Responder

Saltar Fórum:

usuários a ver este tópico: 1 Visitante(s)