Esta faltando algumas informações, nomes corretos etc... Mas estou sem mouse e ta dificil pesquisar copiar e colar só com o teclado. Erros de portugues é de praxe.
Ontem estava com preguiça de ir numa loja de conveniencia comprar cerveja pra tomar em casa (na loja de conveniencia a cerveja é mais barata) e fui num buteco fuleiro perto de casa, desses
de cachaceiro mesmo chegando lá encontrei um conhecido que me convidou pra tomar uma com ele e como uma coisa puxa a outra acabei tomando varias kkkkkk... Tinha uma galerinha na mesa
e foi bem facil fazer amizade com eles, estavam todos bebados, e ali aconteceu algo que me fez lembrar de tres coisas que aprendi na escola, uma foi o que mais me ajudou a compreender o que eu
lia, as outras duas foram experiencias bem legais, e veio da materia que eu mais despresava EDUCAÇÃO ARTISTICA! Acho que foi na 8° serie, eu achava que a professora era meio doida
porque quando ela lia um texto ela exagerava pra cacete na interpretação as vezes ela criava até "personagens" pra exagerar mais ainda. Mas nesse exagero ela nos ensinava na marra
a interpretar o que a gente lia, a enxergar a ideia que o texto estava querendo transmitir, bom não sei se funcionou com todos os alunos mas comigo funcionou.
A outra experiencia legal que tive com artes foi escrever, no 1º ano do colegial a professora pediu para escrevermos uma historia que envolvesse um x numero de personagens e que tivesse no minimo 3 paginas
Eu não lembro o que escrevi mas lembro do resultado, porque após ela corrigir os textos e entregar pra geral sem muita cerimônia ela me chamou de canto e disse que minha historia estava realmente
boa, que eu deveria explorar mais a escrita. Eu me senti o cara na hora mas nem dei bola porque era a p!@# da materia que eu não dava a minima.
A outra experiencia legal foi no 2º ano, essa eu lembro com carinho, foi interpretar uma peça curta no fim do ano letivo. Lembro que pra mim e 2 amigos foi obrigatorio porque nos íamos reprovar em artes então a professora entrou num acordo comigo que
se nos ao menos tentasse fazer a apresentação ela nos aprovaria, nos estavamos mal em artes porque a aula dela era uma das ultimas e caia na sexta, dia que eu e meus amigos matavamos a aula dela pra ir tomar cerveja, e quando chegou
o dia da apresentação quem disse que tinhamos algo pronto.
Então o que eu fiz, em 30 minutos antes da apresentação peguei um fator comum entre os alunos, na epoca o programa "voce decide" tava bombando e o que fiz foi criar só a estrutura de uma historia
boba e pedir pros outros caras pra fazer o que sempre faziamos quando estavamos juntos, zoar! Zoar um ao outro o maximo que puder e zoar um ao outro na frente de todo mundo por 5 minutos e foi bem
facil porque a gente fazia isso o tempo todo.
Foram 3 peças que foram apresentadas pelos alunos, nem todo mundo participou afinal tinha que ter plateia, e pra ser sincero tava uma bosta as outras duas peças deu pra perceber pela reação dos alunos
tipo tava todo mundo com cara de "puts termina essa merda logo que ta uma bosta" e eu tenho certeza que a peça deles não ficou boa porque era duas historias inteligentes mas muito complexas pra se
fazer em 10 minutos.
O que fiz foi uma esquete que era sobre um psicopata rico que comprava orgãos humanos por muita grana mas ele fazia um acordo com a vitima que era arrancar o orgão com uma colher de sopa.
Eu falei que era uma historia era boba.
O que ajudou a ficar engraçado é que nos não ligavamos pra ofenças, afinal eramos amigos, um deles era negro e o cara parecia um mendigo kkkkk... Não por andar zoado ou mau vestido, ele
só andava com roupas de marca, não consigo explicar mas era isso ele parecia um mendigo. E fomos lá, eu imitando o Tony Ramos narrando a historia comecei logo com um "hoje vamos contar a
historia desse preto mendigo fudido na vida..." Sim eu fui "racista" com o cara na frente de 42 pessoas incluindo a professora e a diretora da escola e essas mesmas 42 pessoas começaram a rir sabe
por que? Porque ele ao ver que todo mundo estava rindo (era nosso proposito) tomou as dores (diferente de se ofender) e começou a me zoar mais ainda (e geral rindo) sem abandonar a ideia
principal da historia e sem perceber nos 3 zoando um ao outro estavamos nos ajudando a ser CRIATIVOS.
O resultado foi que detonamo kkkk... Todos que estavam assistindo gostaram e sabe como eu sei disso? Do palco eu vi 40 adolescentes e dois adultos chorar de tanto rir em 5 minutos de zoeira que fizemos.
O final da esquete ficou ruim porque quando cumprimos o objetivo da historia não sabiamos mais o que fazer, não teve um gran finale, ai eu terminei com um simples "agora nossa peça termina aqui porque eu esqueci o que tinha de dizer"
dei um pulo de cima do palco e fui sentar no meu cantinho, mas ninguem ligou pro final ruim porque todos estavam felizes por rirem por 5 minutos de 3 babacas e uma piada boa.
Agora sim voltando ao boteco, em determinado momento quando geral ja tava pra la de bagda dois caras começaram a se zoar sem se ofender (amigos) e sem querer eles encontraram um fator em
comum com as pessoas que estavam presentes ali que era as regras do jogo de... Aqui chamamos de burquinha mas acho que o nome tecnico é bola de gude, juntaram isso a ofenças durante a
epoca de infancia, provavelmente eles são amigos desde essa epoca, e começara a falar de "troca troca" "chupeta" "dar o cu" misturado com as regras do jogo e esses 2 caras fizeram o bar todo rir
de não conseguir respirar.
Mas sabe qual foi o trunfo desses dois bebuns? Com uma porrada de cerveja na cabeça os dois perderam a vergonha levantaram da cadeira e sem perceber começaram a INTERPRETAR! Eles até
interagiam com a "plateia" pegavam pedrinhas e tampinhas e explicando pra galera as regras do jogo e se ofendendo ao mesmo tempo, enfim geral caiu na risada não era pq estavam bebados
mas sim porque foi muito engraçado e criativo, coisa de momentum.
Agora sim vou chegar ao ponto onde queria, fazer comedia, interpretar... artes em geral da dinheiro! Olha esses caras que fazem stand up, esses grupos de comedia, esses caras tão rachando de
ganhar dinheiro e de quebra são famosos. Ganham grana de varias formas fazendo a mesma coisa (shows, stand up, youtube, propagandas...).
Os Barbichas se apresentaram na minha cidade esses dias atrás e eu só não fui porque o ingresso tava caro pra cacete.
Nos simplesmente não damos muito valor a investir ou insistir em artes e é uma coisa muito legal e que da grana, eu tenho certeza que se eu tivesse filmado os dois bebuns e colocado no youtube
o video ia bombar e render uma grana, e os bebuns? Se esses caras em algum momento da vida tivessem explorado mais os seus dons artisticos eles poderiam estar muito bem financeiramente ou
talvez não mas a questão é, eles nem tentaram! Ninguém teve a visão de tentar explorar os dons artisticos desses caras, eu não tive visão de tentar explorar meus dons artisticos nem meus amigos
e talvez tenhamos perdido uma boa oportunidade.
"Usted no tienes vison hermano, si cuesta U$10 o gramo aqui imagine em Miami."
Tenho certeza que tem mais exemplos de pessoas que enxergaram seus dons artisticos, insistiram e se deram bem, vou citar apenas um Fabio Porchat.
Esses dias vi o Rafinha Bastos entrevistando ele, uma entrevista bem legal, e em determinado momento o Porchat fala que o que fez ele investir ou insistir na carreira artistica foi o que ele fez no
programa do Jo, foi bem simples, ele sabia que ele tinha o dom de interpretar e fazer os amigos rirem então tomou coragem e pediu na cara dura pra ir pro palco se apresentar e sabe o que aconteceu?
O Jo chamou ele pro palco e o cara simplesmente detonou, na entrevista com o Rafinha o Porchat falou que foi naquele momento no programa do jo que ele viu o que queria, viu o que ele era bom
e que foi ali que ele decidiu investir/insistir na carreira artistica, ele teve visão!
Video dele no jo, se não viu veja.
https://www.youtube.com/watch?v=4I3jf5U_QHs
Ai chega um monte de Fernando Mouras com seus e-penis em punho pra criticar o cara, lamento boa parte de vocês aqui na hangar é assim, e eu acho isso muito prejudicial por que de certa forma
cria um receio das pessoas explorem esses dons e serem vaiados e criticados com uma porrada de conhecimento tirado diretamente do wikipedia, eu cito um causo que aconteceu aqui no nosso meio.
Veio uma criatura aqui e eu acho que ele infringiu uma regra do forum, que foi criar um topico pra auto-promover o video dele no youtube, acho que isso é uma regra se não for peço desculpas, eu
li as regras do forum somente uma vez. É aquele video do Jambolano ou coisa assim, em resumo é um filmete bem produzido com um roteiro simples uma historia simples mas cativante que
fez cada um de vocês assistirem até o final por que ele (quem escreveu) encontrou um fator comum com o publico que ele queria atingir, é a porra de um cara que se transforma em um super
saiajin mexicano quando fica nervoso, dupla personalidade é cativante vide hulk, dr. jakill and mr. hide, clube da luta, Ilha do medo etc... O problema foi que o ator principal não é muito bom, estou
sendo hipocrita ao dizer que ele não é bom? Porque logo acima eu disse vocês criticam de forma negativa demais, espero não estar sendo muito duro no meu julgamento sobre ele, mas no
topico eu me lembro de ter sido o primeiro a elogiar os pontos fortes do video (se não foi vou me redimir) e todos aqui chegamos a mesma conclusão que o (nome do artista) era muito bom, que o
fulano era um excelente atista muito engraçado o cara.
Como ele esta agora? Ele insistiu como o porchat na carreira artistica? Concordamos que ele tinha o dom, será que ele não tem e conseguiu enganar todos os hangarianos que o elogiaram? Não
sei, vou pesquisar e ver se eles ainda estão fazendo videos depois eu posto aqui.
Mas tem pessoas que tem o dom artistico de interpretar, tem carisma, é engraçado mas não tem boas ideias pra colocar seu dom em pratica tem dificuldade de encontrar o "fator em comum" com
as pessoas que o vão ver, o fator em comum muda muito rapido ou as vezes esta adormecido na memória do publico é ai que entra o escritor, o roteirista, o diretor... Pessoas que também tem um dom artistico
leia-se "criatividade" pra dar direção ao cara que sabe interpretar e quando esses caras se encontram eles andam de mãos dadas, formam parcerias e ganham muita grana, calma que tenho
minhas fontes pra afirmar isso mas acho que é bem obvio.
No mesmo programa de youtube do Rafinha ele entrevistou o Ratinho e ele perguntou pro ratinho por que a novelinha de comedia (depois vejo o nome) dele saiu do ar, ele não fez a minima cerimonia
e mandou um curto e grosso "porque não tem quem escreve! Os bons escritores estão na Globo." Palavras do proprio mini-mouse, agora para e pensa um artista milionario olhou nos seus olhos, sim nos seus! E disse
"você ou qualquer um do Brasil poderia ganhar dinheiro se soubesse escrever" se soubesse ser criativo.
Oferta e demanda.
Aqui nesse mesmo forum aconteceu uma coisa que me fez pensar que, me corrijam se eu errar nos termos, hoje o povo tem uma carencia muito grande de cultura e acabam gostando de qualquer
coisa ou aceitando qualquer coisa que supra essa carencia, muita demanda pra pouca oferta? É isso?
O causo Nogueira, não estou a par de todos os detalhes desse caso mas consegui entender a essencia dele. Nogueira, pessoa rotunda de humor peculiar que tinha um blog de tirinhas de humor
duvidoso e se auto intitulava artista, sim li algumas coisas que ele escreveu e ele sempre fez a propaganda "eu sou artista" gritava isso aos quatro ventos, não vi o blog de tirinhas mas vi um video que ele
fez, não tiro a razão de vocês em criticar ele por que pra mim ele não é um bom ator, ao menos não no video que eu vi mas se ele se esforçou, estudou e melhorou seus dons de ator eu não sei, eu não vi a participação
dele na MINI SERIE DA REDE GLOBO DE TELEVISÃO QUE FOI AO AR NO HORARIO NOBRE, alguem viu? Se ele INSISTIU e tenho certeza que insistiu em melhorar e melhorou como ator meus parabens
mas se ele continuou com uma interpretação mediana e chegou a aparecer na TV só posso concluir que a oferta é pouca pra toda a demanda que se necessita de artistas. Espero que um dia ele venha aqui
novamente contar como foi que ele chegou lá.
Vocês!
Eu falei aqui de coisas que não tenho conhecimento apenas estou escrevendo a forma como eu enxergo a ciencia das artes, mas não to pagando nada então ta de boas.
Eu mencionei aqui varias vezes o termo "fator em comum" por que vejo vocês, sim vocês! Fazendo isso aqui direto. Quando vocês encontram um fator em comum com os participantes do forum e o aplicam
com criatividade vocês ganham um biscoito Scoob, um agrado, um reconhecimento que se chama "Most popular alguma coisa" com uma estrelinha bonitinha do lado, e as vezes vocês conseguem isso
achando esse fator e aplicando ele de uma forma criativa em uma frase, com uma frase eu já vi muitos de vocês desarmando um monte de gente que estava disposto a dar uma voadora com as 4 patas no seu peito sem dó
nem piedade, te atacariam com ofensas diretas, com sarcasmo etc... Mas com uma frase eu já vi muitos de vocês fazerem os outros colocarem seu e-penis de volta na bainha e admitirem a realidade do
momento, que é... Quando todos clicam no joinha do seu comentario é como se estivessem dando o braço a torcer a você e dizendo "seu comentario me agradou" porque nesse momento você ou foi
inteligente ou criativo ou engraçado e qualquer um desses aspectos podem ser explorados.
Já vou concluir, onde quero chegar é... Você já tentou explorar seus dons artisticos? Ser ator, escrever, fazer poesia, cantar, tocar um instrumento, dançar... Éssas coisas de viado ai.
Sera que não estamos perdendo boas oportunidades sem saber? Sem ao menos tentar.
Me sinto um bosta por chegar aos 34 anos e em toda minha vida ter escrito somente uma historia de 3 paginas e ter interpretado um personagem somente uma vez e ainda por que fui obrigado.
Se você teve a paciencia de ler até aqui, muito obrigado!
Me chamo Elton e esse é meu primeiro wall of text na internet.
"Don't you understand Will? You caught me because we're very much alike. Without our imaginations, we'd be like all those other poor... dullards."