Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Pensando em aposentar o notebook...
#11
(01-11-2018, 05:45 PM)the-dude Escreveu: Uma pergunta: Como é o conforto para digitação? Escrevo bastante e portanto pra mim um teclado confortável é fundamental e os do Macbook são top.

O do iPad Pro está bacana também? Dá pra digitar fácil na tela sem usar touchscreen e com conforto suficiente?
Eu tenho um iPad normal, antigão, mas imagino que seja igual ao iPad Pro, só que menor.
Eu não gosto de digitar nele. Acho estranho. Talvez seja falta de costume.



Techno, eu não entendi nada do que tu disse, em relação as tuas necessidades, mas assim... Eu viajo todo final de semana a trabalho. Dou aulas em pós-graduação, e sempre levava um netbook, pois precisava dele para conectar ao projetor e rodar o powerpoint da aula, vídeos, esse tipo de coisa, e também acabava trabalhando um pouco de noite (word, powerpoint, navegação na internet, etc).
O netbook que eu tenho é do tempo das cavernas, é uma merda sem tamanho, extremamente lento, mas rodava powerpoint.
Ai eu comecei a levar meu iPad. É um antigo, então minha experiência pode ser bem diferente da que eu teria com um iPad pro, até pq nem abrir dois apps ao mesmo tempo na tela dá pra fazer. Eu não consegui me acostumar. Um Word e powerpoint capado, sem possibilidade de multitarefa ao mesmo tempo, e o pior, sem possibilidade de ligar um mouse, teclado, pendrive, etc...
Acabou que eu não conseguia trabalhar, e na aula era um saco toda vez que eu queria mostrar um vídeo, ir para algum arquivo, coisas assim sabe? Não que eu não conseguisse fazer essas coisas, mas são pequenos detalhezinhos que incomodam.

Agora estou com um Samsung S8+ e comprei um DEX. Já usei a trabalho duas vezes e posso te dizer que é incrível. Não chega a ser um computador, mas os apps do MS Office rodam quase que por completo, como se fosse no pc, posso abrir várias janelas ao mesmo tempo e redimensionar elas como quiser, navegar pelos arquivos, ele tem duas entradas USB e uma HDMI, então eu levo um tecladinho e um mouse e pronto. Ocupa menos espaço que meu netbook e me sinto muito mais confortável do que usando meu iPad (que acabou virando apenas um gadget pra eu assistir netflix).
E também estou usando em minha clínica. Tenho um monitor lá, só ligo o Dex e pronto. Pro que eu preciso, tá ótimo.

Porém, para o dia a dia, não sei se me adaptaria. Acho que ainda prefiro um computador normal. Hoje em dia não tenho mais notebook, só desktop pc e meu Samsung s8 + dex. Para minhas necessidades me serve.

Resumo da história: vai depender da tua necessidade. Para mim, que preciso de coisa simples, não serviu. Ou melhor dizendo, eu não me adaptei.


[url="https://zkillboard.com/character/92602365/"]EVE Online - Repercussus Corp[/url]
Responder
#12
(01-11-2018, 02:05 PM)WiseDuck Escreveu: Meus principais problemas nessa migração são a sensação de engessamento em trocar sistemas abertos como os de notebooks pelo iOS, que pode até não chegar a ser problema, e a diferença de preço. Sair de um iPad Pro pra um notebook decente é pouca diferença, ou o notebook até um pouco mais barato.

Quando comprei meu atual macbook pro, pensei na possibilidade, mas como meu ambiente de trabalho tem muito dispositivo legado, uso de pendrive constante (porque a rede e a internet são unreliable) e trocas de projetos com computadores windows e linux, deixei de lado. Além disso, como vivo de fazer keynotes, ia ter que comprar um monte de dongles novos, motivo que me fez desclassificar o macbook retina também.

De uns tempos pra cá eu comecei a evitar brew, cask e qualquer coisa que não seja assinada. No começo foi por segurança e depois foi por simplicidade. Não instalo nada no meu notebook que tenha aquele instalador next-next->finish e só instalo aplicação cujo processo é arrastar o ícone aplicativos se eu confiar muito no desenvolvedor.

Uma vez instalei Chrome, não gostei e desinstalei. Fiquei mega puto ao saber que o FDP tinha deixado um monte de serviço de bot e updater do Google mesmo após a instalação. Microsoft fez a mesma coisa com as primeiras versões do RDP puxando o updater do Office. Considero o modelo de aplicativos da store pra MacOS perfeito porque você tem certeza de que o software é autocontido e não consegue escapar do sandbox sem pedir sua permissão.

A mania estranha que desenvolvi vem do fato que produzo documentação de LaTeX->PDF e isso fez com que o Xcode se tornasse meu main file browser. Como está tudo na ~/Documents o iCloud sincroniza os projects, que também são git repos em todos os meus computadores e dispositivos. Quando estou em casa eu mando um push pro meu homeserver e uma infinidade de versões e replicas é preservada assim pois eu não confio 100% em cloud.


(01-11-2018, 05:45 PM)the-dude Escreveu: Uma pergunta: Como é o conforto para digitação? Escrevo bastante e portanto pra mim um teclado confortável é fundamental e os do Macbook são top.

O do iPad Pro está bacana também? Dá pra digitar fácil na tela sem usar touchscreen e com conforto suficiente?

Digitar na tela sempre vai ser doloroso na minha opinião independente do dispositivo. Eu to usando um teclado apropriado e é uns 3 ou 4 cm menor que o teclado do iMac e do MacBook 13'. Se você se da bem com esses teclados acho que tem uma boa chance de não ter problema com o teclado externo oficial do iPad de 10.5'. A fluidez e responsividade do touchscreen é godlike. Não tem latência.


(01-11-2018, 11:51 PM)Plets Escreveu: Eu tenho um iPad normal, antigão, mas imagino que seja igual ao iPad Pro, só que menor.
Eu não gosto de digitar nele. Acho estranho. Talvez seja falta de costume.



Techno, eu não entendi nada do que tu disse, em relação as tuas necessidades, mas assim... Eu viajo todo final de semana a trabalho. Dou aulas em pós-graduação, e sempre levava um netbook, pois precisava dele para conectar ao projetor e rodar o powerpoint da aula, vídeos, esse tipo de coisa, e também acabava trabalhando um pouco de noite (word, powerpoint, navegação na internet, etc).
O netbook que eu tenho é do tempo das cavernas, é uma merda sem tamanho, extremamente lento, mas rodava powerpoint.
Ai eu comecei a levar meu iPad. É um antigo, então minha experiência pode ser bem diferente da que eu teria com um iPad pro, até pq nem abrir dois apps ao mesmo tempo na tela dá pra fazer. Eu não consegui me acostumar. Um Word e powerpoint capado, sem possibilidade de multitarefa ao mesmo tempo, e o pior, sem possibilidade de ligar um mouse, teclado, pendrive, etc...
Acabou que eu não conseguia trabalhar, e na aula era um saco toda vez que eu queria mostrar um vídeo, ir para algum arquivo, coisas assim sabe? Não que eu não conseguisse fazer essas coisas, mas são pequenos detalhezinhos que incomodam.

Agora estou com um Samsung S8+ e comprei um DEX. Já usei a trabalho duas vezes e posso te dizer que é incrível. Não chega a ser um computador, mas os apps do MS Office rodam quase que por completo, como se fosse no pc, posso abrir várias janelas ao mesmo tempo e redimensionar elas como quiser, navegar pelos arquivos, ele tem duas entradas USB e uma HDMI, então eu levo um tecladinho e um mouse e pronto. Ocupa menos espaço que meu netbook e me sinto muito mais confortável do que usando meu iPad (que acabou virando apenas um gadget pra eu assistir netflix).
E também estou usando em minha clínica. Tenho um monitor lá, só ligo o Dex e pronto. Pro que eu preciso, tá ótimo.

Porém, para o dia a dia, não sei se me adaptaria. Acho que ainda prefiro um computador normal. Hoje em dia não tenho mais notebook, só desktop pc e meu Samsung s8 + dex. Para minhas necessidades me serve.

Resumo da história: vai depender da tua necessidade. Para mim, que preciso de coisa simples, não serviu. Ou melhor dizendo, eu não me adaptei.


Não sei se já tinha na época que usava mas o file browser foi um game changer pra mim. Raramente preciso usar projeção de tela e no MacOS estou sempre em fullscreen então o jeito que ele trata as aplicações é parecido. Considerando que já faz um tempo que eu estou deixando meu note o mais vanilla o possível, acho que já estou usando um tablet de 3 kilos ha 2 ou 3 anos.

Ferramentas que uso pra trabalhar:

- Browser: Safari, Opera e Brave
- Mail: Mail e ProtonMail
- SSH: Shelly
- RDP: Client oficial da MS
- VNC: RealVNC
- TeamViewer (instalei só por conveniência pois devo usar 1 vez por ano)
- IDE, git: Playgrounds, CODA e Pythonista
- Ping, traceroute, netcat: Netework, NiceTrace e TCPConsole
- host, whois: Network
- OTP pra 2 factor authentication: FreeOTP, Google Authenticator
- IM: discord, facebook e Slack pra corporativo
- Charts: Lucid Chart - a versão web do Lucid já era minha ferramenta padrão pra charts
- Office: iwork e office 365 - mas pra falar a verdade eu raramente preciso de office
- Filesystem: iCloud
- Banco: aplicativos de internet banking não vem com cancer como os "plugins de segurança que fodem o seu PC para seu próprio bem".

A unica aplicação que falta pra ficar completo é uma ferramenta pra LaTeX. E eu não estou sendo cheater em usar o dispositivo pra conectar via RDP e fazer o trabalho por um desktop ou VM.

Pode ser que daqui a 3 meses eu volte aqui falando que vocês tinham razão, mas eu vou tentar e ver o que vai dar.
Responder
#13
Legal que sua filosofia de usar somente apps assinados e sandbox esteja funcionando. Eu também sou bem encanado com essas coisas e acabo usando VMs pra esses apps abusivos, desconhecidos e acesso a bancos. Pra open source só aceito macports e nix, o brew é coisa de hipster, um perigo danado.

Uma diferença crucial entre nós, pela sua descrição, é que eu acostumei a usar janelas e não suporto apps full screen. LaTeX mesmo eu uso TexShop, e tipicamente tenho 3 ou 4 arquivos abertos ao mesmo tempo, cada um em sua janela. Não gosto nem de abas, no safari mesmo não abro mais que 3 abas em cada janela, e olhe lá.

Mas admito que ia ser maravilhoso poder me desfazer de todos os meus computadores, e voltar a ter apenas um pra jogos, e algo tipo iPad pra todo o resto.
Responder
#14
Uma coisa que me ajuda é ter servidores. Um no Digital Ocean e outro em casa. Como no exemplo do LaTeX que não dei detalhes, mas um commit ativa hooks que rodam o pdflatex e já me devolvem um PDF.
Responder
#15
Acho legal que eu até me considero um usuário "avançado" de pcs..

Mas aí eu vejo umas conversas que eu me ligo que não manjo porra nenhuma


(09-26-2017, 12:45 AM)brender Escreveu: Manson o único burro aqui é você e o pior cego é aquele que não enxerga.

Obrigado brender. Em casa de ferreiro quem tem um olho é rei.
Responder
#16
Manson, existe aqueles que são "espertos" e existem aqueles que ganham a vida com isso.
Existe um abismo entre as duas coisas.

Mesmo entre "profissionais" não existe alguém que saiba tudo nesse ramo, (programação,banco de dados, redes, gerenciamento), somos todos ignorantes em determinadas áreas.


[url="http://www.pingtest.net"][Imagem: 15635344.png][/url]
Responder


Saltar Fórum:


usuários a ver este tópico: 1 Visitante(s)