Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Flash com bom custo x beneficio
#11
[quote name='Bellusci' timestamp='1370807856' post='3047926']



Outra opção interessante é essa [url="http://www.bhphotovideo.com/c/product/397662-USA/Canon_0344B002AA_24_105mm_f_4L_IS_USM.html"]24~105mm f/4 IS USM[/url] da Canon, que embora tenha abertura de f/4 é uma excelente lente, super versátil, fazendo função de wide e de de semi-telephoto, como tem um bom estabilizador e qualidade dá pra usar uma velocidade mais baixa, ajudando a compensar um pouco a abertura. F/4 já dá pra pegar boas imagens em locais de baixa luminosidade aproveitando luz ambiente com flash de preenchimento de primeiro plano, então é uma opção viável de primeira lente também.



[/quote]



Valeu mesmo pela resposta. Esclareceu muitas coisas. A lente realmente vai ficar pra depois, essa 24~105mm f/4 IS USM pareceu ser a mais versátil e deve ser uma compra futura, por ser minha primeira DSLR vou usando esssa 18-55mm que veio no kit pra aprender.



Enfim, comprei aqui o flash. Bem parrudo, não? Agora com o flash a câmera fica muito pesada, mas devo acostumar.



Ficou assim agora:

[Imagem: 2v94w3o.jpg]
Responder
#12
[quote name='Mondain' timestamp='1370843651' post='3048162']

Valeu mesmo pela resposta. Esclareceu muitas coisas. A lente realmente vai ficar pra depois, essa 24~105mm f/4 IS USM pareceu ser a mais versátil e deve ser uma compra futura, por ser minha primeira DSLR vou usando esssa 18-55mm que veio no kit pra aprender.



Enfim, comprei aqui o flash. Bem parrudo, não? Agora com o flash a câmera fica muito pesada, mas devo acostumar.





[/quote]



Meus parabéns pela compra! Agora é sentar o dedo e aprender tudo que esse kit tem pra te oferecer, a fotografia é fantástico, todo dia você descobre algo novo e acaba sendo surpreendido pelas imagens que você faz, é muito bacana cara!



Quanto ao peso... você não imagina o peso de uma 5D Mk II + 600ex + 16~35mm ou 24~70mm... é pesado DEMAIS auhauhauha, agora imagina isso vezes DOIS, é o que eu costumo usar em um dia de trabalho (geralmente trabalho de 10 a 12 horas em dia de casamento, pois pego desde o making of até o fim da festa) meu amigo, no fim da noite parece que você ta carregando uns 40 kilos!!! auhauiahuiahaiuhah



É isso aí, se precisar de qualquer coisa é só dar o grito! Abraço!


[Imagem: bannermarcosbellusci.jpg]



[url="http://www.gofotos.com.br"][size="3"]Agência GOfotos - Fotografia de Casamentos.[/size][/url]
Responder
#13
[quote name='Bellusci' timestamp='1370845287' post='3048164']

Meus parabéns pela compra! Agora é sentar o dedo e aprender tudo que esse kit tem pra te oferecer, a fotografia é fantástico, todo dia você descobre algo novo e acaba sendo surpreendido pelas imagens que você faz, é muito bacana cara!



Quanto ao peso... você não imagina o peso de uma 5D Mk II + 600ex + 16~35mm ou 24~70mm... é pesado DEMAIS auhauhauha, agora imagina isso vezes DOIS, é o que eu costumo usar em um dia de trabalho (geralmente trabalho de 10 a 12 horas em dia de casamento, pois pego desde o making of até o fim da festa) meu amigo, no fim da noite parece que você ta carregando uns 40 kilos!!! auhauiahuiahaiuhah



É isso aí, se precisar de qualquer coisa é só dar o grito! Abraço!

[/quote]



Porra, já me incomoda carregar essa câmera em um passeio de 3h, já fico cansado só de imaginar o q vc sofre.



Enfim, depois de uns dias de câmera aqui, umas conclusões e dúvidas:



1- Gostei do 430EX II, valeu mesmo. Não me arrependi de ter pago mais do que o planejado. Vc recomenda o uso de um diffuser pra retratos? Encomendei um bem barato na DX (http://dx.com/p/universal-portable-flash...mera-37666)



2- Essa terceira lente que vc recomendou (Canon 24-105mm f/4L IS EF USM AF Lens) serve pra fotos macro? Não precisa ser ótima pra macro, apenas que amplie mais que a 18-55mm que veio no kit.



3- Hoje tirei umas fotos de pessoas e objetos contra o céu com o dia nublado e tive problemas no modo manual. Fucei várias coisas (exposição, iso, white balance) e o céu (branco) sempre ficava brilhante demais, zoando o contorno de qualquer coisa. Mas colocando no modo automático a câmera corrigia isso e deixava o céu com a cor ok e sem atrapalhar. Como conseguir isso no manual?



4- Em que circunstâncias que eu devo ou não utilizar esse catchlight panel (plastico transparente q vc puxa e vira ele cobrindo o flash) que fica embutido no 430EX II?
Responder
#14
[quote name='Mondain' timestamp='1371240473' post='3051261']

Porra, já me incomoda carregar essa câmera em um passeio de 3h, já fico cansado só de imaginar o q vc sofre.



Enfim, depois de uns dias de câmera aqui, umas conclusões e dúvidas:



1- Gostei do 430EX II, valeu mesmo. Não me arrependi de ter pago mais do que o planejado. Vc recomenda o uso de um diffuser pra retratos? Encomendei um bem barato na DX (http://dx.com/p/universal-portable-flash...mera-37666)



2- Essa terceira lente que vc recomendou (Canon 24-105mm f/4L IS EF USM AF Lens) serve pra fotos macro? Não precisa ser ótima pra macro, apenas que amplie mais que a 18-55mm que veio no kit.



3- Hoje tirei umas fotos de pessoas e objetos contra o céu com o dia nublado e tive problemas no modo manual. Fucei várias coisas (exposição, iso, white balance) e o céu (branco) sempre ficava brilhante demais, zoando o contorno de qualquer coisa. Mas colocando no modo automático a câmera corrigia isso e deixava o céu com a cor ok e sem atrapalhar. Como conseguir isso no manual?



4- Em que circunstâncias que eu devo ou não utilizar esse catchlight panel (plastico transparente q vc puxa e vira ele cobrindo o flash) que fica embutido no 430EX II?

[/quote]



1 - Difusor é extremamente útil pra suavizar E espalhar de forma mais homogenea a incidência da luz do flash, eu nunca usei soft box igual essa que você comprou, então não posso dar um review sobre a real utilidade desde tipo de difusor. Eu uso difusor fixo como esse [url="http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-484864594-difusor-omni-bounce-branco-para-flash-430-ex-ii-canon-_JM"]Omnibounce[/url], e faz uma diferença muito interessante nas fotos. Só fotografo com o difusor, mesmo quando direciono o flash totalmente pra cima pra refletir no teto, preenche bem mais.



2 - Como eu não tenho a lente, não posso afirmar se ela é boa pra macro ou não. Ela não tem essa finalidade né, e a distância focal dela é de 45cm, o que é uma distância grande pra fins de macro, então acredito que a lente possa até conseguir boas imagens em macro, dada a qualidade da lente em si, mas não é garantido.



3 - Céu nublado é meio complicado de trabalhar, mas quando você pega a manha é excelente. O que acontece em dia com céu nublado é que as nuvens servem como um difusor gigantesco e tornam toda a luz ambiente difusa, suave. Mas se estiver claro demais pode ser um problema justamente pelo que você falou, pois a tendência é estourar o branco no fundo, e se vc fechar demais o diafragma ou acelerar demais o obturador você corre o risco de perder a qualidade e as cores do assunto em primeiro plano. Não tem fórmula mágica pra fotografar com esse tipo de céu, tem que ser ajustado até chegar num equilíbrio interessante.



Via de regra eu utilizo um ISO bem baixo (vez que nesse tipo de ambiente costuma estar tudo muito claro), abertura em torno de 7~10 e a velocidade mais alta, que vou ajustando até chegar no pretendido, mas pode ser bem tricky pra conseguir um resultado satisfatório, de qualquer forma tenha em mente que dificilmente você vai chegar no equilíbrio perfeito em situações como essa, e não precisa na verdade, pois na edição você consegue corrigir o estouro do branco ou recuperar parte da exposição defasada no primeiro plano. Aí vai depender de você evoluir sua técnica de edição (lightroom, photoshop, etc) pra você criar seu próprio estilo e criar a consciência de qual é o ponto certo pra sua fotografia, até onde você consegue, por exemplo, recuperar o azul de um céu, ou reduzir o estourou de um céu nublado.



Agora que você adquiriu um bom Flash, é interessante praticar técnicas de flash pra preenchimento, pois você consegue conservar a luz ambiente e preencher o primeiro plano pra ficar bem homogêneo, mas demanda prática! Aconselho a procurar tutoriais na internet pra entender melhor como funciona, porque explicar assim num post é meio difícil hehehe.



4 - Ele procura fazer exatamente o que o difusor que eu indiquei no item 1 ali, mas ele não consegue dar o mesmo efeito de um difusor externo e, pra compensar a exposição reduzida pelo difusor, o flash passa automaticamente a utilizar mais carga da pilha pra obter a mesma capacidade de iluminação, ou seja, vai sugar sua pilha mais rápido, de modo que eu não recomendo utilizar-se desse recurso do flash. Na falta de um difusor externo pode ser interessante utilizar só aquela película branca que também costuma ter nos flashs da Canon, ele serve pra refletir parte da luz pra frente, o que pode ser útil e esse recurso não consome mais energia.



PS: agora que você adquiriu um flash, um fator extremamente importante são as pilhas. Recomendo FORTEMENTE em investir em um carregador profissional (Maha, Sony, Sanyo, etc) e em um bom jogo de pilhas recarregáveis. A marca que eu recomendo pra pilhas recarregáveis são as Sanyo Eneloop, você acha pra comprar originais na Deal Extreme. São pilhas de alta duração e extremamente bem construídas, com uma vida útil maior que as outras pilhas do mercado.


[Imagem: bannermarcosbellusci.jpg]



[url="http://www.gofotos.com.br"][size="3"]Agência GOfotos - Fotografia de Casamentos.[/size][/url]
Responder
#15
[quote name='Bellusci' timestamp='1371251899' post='3051368']

1 - Difusor é extremamente útil pra suavizar E espalhar de forma mais homogenea a incidência da luz do flash, eu nunca usei soft box igual essa que você comprou, então não posso dar um review sobre a real utilidade desde tipo de difusor. Eu uso difusor fixo como esse [url="http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-484864594-difusor-omni-bounce-branco-para-flash-430-ex-ii-canon-_JM"]Omnibounce[/url], e faz uma diferença muito interessante nas fotos. Só fotografo com o difusor, mesmo quando direciono o flash totalmente pra cima pra refletir no teto, preenche bem mais.



2 - Como eu não tenho a lente, não posso afirmar se ela é boa pra macro ou não. Ela não tem essa finalidade né, e a distância focal dela é de 45cm, o que é uma distância grande pra fins de macro, então acredito que a lente possa até conseguir boas imagens em macro, dada a qualidade da lente em si, mas não é garantido.



3 - Céu nublado é meio complicado de trabalhar, mas quando você pega a manha é excelente. O que acontece em dia com céu nublado é que as nuvens servem como um difusor gigantesco e tornam toda a luz ambiente difusa, suave. Mas se estiver claro demais pode ser um problema justamente pelo que você falou, pois a tendência é estourar o branco no fundo, e se vc fechar demais o diafragma ou acelerar demais o obturador você corre o risco de perder a qualidade e as cores do assunto em primeiro plano. Não tem fórmula mágica pra fotografar com esse tipo de céu, tem que ser ajustado até chegar num equilíbrio interessante.



Via de regra eu utilizo um ISO bem baixo (vez que nesse tipo de ambiente costuma estar tudo muito claro), abertura em torno de 7~10 e a velocidade mais alta, que vou ajustando até chegar no pretendido, mas pode ser bem tricky pra conseguir um resultado satisfatório, de qualquer forma tenha em mente que dificilmente você vai chegar no equilíbrio perfeito em situações como essa, e não precisa na verdade, pois na edição você consegue corrigir o estouro do branco ou recuperar parte da exposição defasada no primeiro plano. Aí vai depender de você evoluir sua técnica de edição (lightroom, photoshop, etc) pra você criar seu próprio estilo e criar a consciência de qual é o ponto certo pra sua fotografia, até onde você consegue, por exemplo, recuperar o azul de um céu, ou reduzir o estourou de um céu nublado.



Agora que você adquiriu um bom Flash, é interessante praticar técnicas de flash pra preenchimento, pois você consegue conservar a luz ambiente e preencher o primeiro plano pra ficar bem homogêneo, mas demanda prática! Aconselho a procurar tutoriais na internet pra entender melhor como funciona, porque explicar assim num post é meio difícil hehehe.



4 - Ele procura fazer exatamente o que o difusor que eu indiquei no item 1 ali, mas ele não consegue dar o mesmo efeito de um difusor externo e, pra compensar a exposição reduzida pelo difusor, o flash passa automaticamente a utilizar mais carga da pilha pra obter a mesma capacidade de iluminação, ou seja, vai sugar sua pilha mais rápido, de modo que eu não recomendo utilizar-se desse recurso do flash. Na falta de um difusor externo pode ser interessante utilizar só aquela película branca que também costuma ter nos flashs da Canon, ele serve pra refletir parte da luz pra frente, o que pode ser útil e esse recurso não consome mais energia.



PS: agora que você adquiriu um flash, um fator extremamente importante são as pilhas. Recomendo FORTEMENTE em investir em um carregador profissional (Maha, Sony, Sanyo, etc) e em um bom jogo de pilhas recarregáveis. A marca que eu recomendo pra pilhas recarregáveis são as Sanyo Eneloop, você acha pra comprar originais na Deal Extreme. São pilhas de alta duração e extremamente bem construídas, com uma vida útil maior que as outras pilhas do mercado.

[/quote]



1- Ok, encomendei esse aqui também então: http://dx.com/p/flash-diffuser-for-canon...hite-81801



2- É, por ter 45cm de df ela não deve ser pra macro mesmo. Outra lente que pensei em pegar é a Canon EF 50mm f/1.8 II . Gosto de imagens com boa definição e essa lente por ser 1.8 parece que manda bem nisso, além de ser uma das mais baratas. Mas pra macro ainda teria que comprar outra.



3- Tentando tirar essas fotos no nublado usei até 1/250 e ISO 100, mas mesmo assim estourava o branco. Mas realmente isso que vc falou de controlar a abertura parece que resolve, tenho duas fotos do mesmo lugar aqui (uma no manual a 3.5 e outra no auto a 7) e a tirada com automatico ficou melhor, na próxima vez vou tentar isso tb.



4- Entendi, melhor esperar o difusor mesmo.



5- As pilhas acabei comprando na hora mesmo, o carregador sony eu já tenho, e peguei umas pilhas Energizer recharge extreme, por enquanto ainda nem precisei recarregar, e já usei bastante o flash. Se contiuarem segurando carga assim são excelentes.
Responder
#16
[quote name='Mondain' timestamp='1371278808' post='3051514']

1- Ok, encomendei esse aqui também então: http://dx.com/p/flash-diffuser-for-canon...hite-81801



2- É, por ter 45cm de df ela não deve ser pra macro mesmo. Outra lente que pensei em pegar é a Canon EF 50mm f/1.8 II . Gosto de imagens com boa definição e essa lente por ser 1.8 parece que manda bem nisso, além de ser uma das mais baratas. Mas pra macro ainda teria que comprar outra.



3- Tentando tirar essas fotos no nublado usei até 1/250 e ISO 100, mas mesmo assim estourava o branco. Mas realmente isso que vc falou de controlar a abertura parece que resolve, tenho duas fotos do mesmo lugar aqui (uma no manual a 3.5 e outra no auto a 7) e a tirada com automatico ficou melhor, na próxima vez vou tentar isso tb.



4- Entendi, melhor esperar o difusor mesmo.



5- As pilhas acabei comprando na hora mesmo, o carregador sony eu já tenho, e peguei umas pilhas Energizer recharge extreme, por enquanto ainda nem precisei recarregar, e já usei bastante o flash. Se contiuarem segurando carga assim são excelentes.

[/quote]



As energizer são muito boas também, pode ficar tranquilo! A gente usa bastante energizer na Agência, mas minha próxima compra será de Sanyo Eneloop, pois ela realmente é um upgrade. De experiência própria, no meu flash 580 EX as pilhas aguentavam algo em torno de 500 disparos com carga total e aí começa a decair a potencia, mas você ainda dispara tranquilo até uns 650~700. Depois disso o refresh da carga fica muito lento e a perda de potência é bem notável, de modo que você precisa trocar o jogo de pilhas. Ainda não notei diferença grande com o 600EX pois só usei ele em 1 evento até agora. Acredito que no seu 430EXII a pilha deve durar um pouco mais, já que tem uma amplitude menor e menos recursos, depois dá um toque de o quanto as pilhas estão durando!



Quanto à abertura do diafragma, tenha em mente o seguinte. Quanto maior o número, menor será a abertura do diafragma, consequentemente menos luz entrará em um mesmo espaço de tempo, essa é a principal alteração, mas também serve para outros fins. Quanto menor a abertura, mais "chapada" vai ficar a foto, pois o ponto (ou plano) de nitidez será "espalhado" pela extensão da imagem. Ou seja, se a sua intenção é conseguir maior nitidez em uma foto de paisagem, dando igual destaque a todos assuntos da imagem, o ideal é trabalhar com uma abertura pequena (numero grande). Lado outro, quanto maior a abertura, mais específico será o ponto de nitidez na imagem. Os pontos de nitidez funcionam por "planos", quanto maior a abertura mais limitada fica a amplitude do plano a ter nitidez na imagem. De modo que com uma abertura muito grande, como em 1.4 ou 1.8 por exemplo, voce consegue dar nitidez no nariz de uma pessoa e o resto do rosto já apresentar um efeito de desfoque, tome cuidado com isso. O ideal pra conseguir nitidez em todo um rosto (e corpo) de uma pessoa é no máximo 2.8, abaixo disso você já corre o risco de desfocar algo que não tinha a intenção de desfocar e acabar por perder uma foto.



PS: Ainda em tempo, evite ao MÁXIMO o modo de recarga rápida (caso o seu carregador tenha), só realmente numa mega urgência, do contrários se programe pra deixar as pilhas carregando normalmente no modo standart. Fazer recargas em rapid recharge destrói a vida útil das suas pilhas!!


[Imagem: bannermarcosbellusci.jpg]



[url="http://www.gofotos.com.br"][size="3"]Agência GOfotos - Fotografia de Casamentos.[/size][/url]
Responder
#17
[quote name='Bellusci' timestamp='1371319116' post='3051648']

As energizer são muito boas também, pode ficar tranquilo! A gente usa bastante energizer na Agência, mas minha próxima compra será de Sanyo Eneloop, pois ela realmente é um upgrade. De experiência própria, no meu flash 580 EX as pilhas aguentavam algo em torno de 500 disparos com carga total e aí começa a decair a potencia, mas você ainda dispara tranquilo até uns 650~700. Depois disso o refresh da carga fica muito lento e a perda de potência é bem notável, de modo que você precisa trocar o jogo de pilhas. Ainda não notei diferença grande com o 600EX pois só usei ele em 1 evento até agora. Acredito que no seu 430EXII a pilha deve durar um pouco mais, já que tem uma amplitude menor e menos recursos, depois dá um toque de o quanto as pilhas estão durando!



Quanto à abertura do diafragma, tenha em mente o seguinte. Quanto maior o número, menor será a abertura do diafragma, consequentemente menos luz entrará em um mesmo espaço de tempo, essa é a principal alteração, mas também serve para outros fins. Quanto menor a abertura, mais "chapada" vai ficar a foto, pois o ponto (ou plano) de nitidez será "espalhado" pela extensão da imagem. Ou seja, se a sua intenção é conseguir maior nitidez em uma foto de paisagem, dando igual destaque a todos assuntos da imagem, o ideal é trabalhar com uma abertura pequena (numero grande). Lado outro, quanto maior a abertura, mais específico será o ponto de nitidez na imagem. Os pontos de nitidez funcionam por "planos", quanto maior a abertura mais limitada fica a amplitude do plano a ter nitidez na imagem. De modo que com uma abertura muito grande, como em 1.4 ou 1.8 por exemplo, voce consegue dar nitidez no nariz de uma pessoa e o resto do rosto já apresentar um efeito de desfoque, tome cuidado com isso. O ideal pra conseguir nitidez em todo um rosto (e corpo) de uma pessoa é no máximo 2.8, abaixo disso você já corre o risco de desfocar algo que não tinha a intenção de desfocar e acabar por perder uma foto.



PS: Ainda em tempo, evite ao MÁXIMO o modo de recarga rápida (caso o seu carregador tenha), só realmente numa mega urgência, do contrários se programe pra deixar as pilhas carregando normalmente no modo standart. Fazer recargas em rapid recharge destrói a vida útil das suas pilhas!!

[/quote]



Pelo jeito ainda tem chão, devo ter usado esse flash umas 300-400 vezes.



http://www.amazon.com/Canon-Extension-Tu...B0000U1N38 - Canon EF 25 II - Esse acessório aqui me pareceu ser uma boa alternativa pra macro, visto o preço dessas lentes. Um desses com essa lente Canon EF 50mm f/1.8 II deve quebrar um galho legal, e a lente ainda pode servir pra tirar fotos normais.



PS: Q merda, DSLR vicia. Eu achando q ia ficar satisfeito comprando só o kit básico, agora to gastando os tubos.
Responder
#18
Peguei a Canon EF 50mm f/1.8 II.



Foi bem barata (se comparada com as outras lentes) e uma coisa que eu achei animal foi a performance em ambientes escuros quando eu uso abetura grande. Nitidez também é impressionante, até parei de usar a 18-55mm que veio no kit.
Responder
#19
pegou onde ela? pagou quanto nessa lente? to atras de uma tambem
Responder
#20
[quote name='Roninwar' timestamp='1371679337' post='3054464']

pegou onde ela? pagou quanto nessa lente? to atras de uma tambem

[/quote]



Peguei no exterior cara, paguei 115 dólares.



Mas digo isso: se eu pudesse voltar atrás no tempo eu nem teria comprado o kit 18-55mm, teria pego só o body da câmera e essa lente de 50mm 1.8.

Ontem tentei tirar umas fotos com a 18-55mm e desisti, voltei pra 50mm que ela é bem melhor em quase tudo, só não serve pra tirar foto de coisas grandes (tipo carros) que estão muito perto, precisa tomar uma boa distância. A captação de luz é absurda.
Responder


Saltar Fórum:


usuários a ver este tópico: 1 Visitante(s)