Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
O Marido, a Mulher e o Louco
#31
Culpa é do louco e só, os outros problemas não contribuíram para a morte dela, a não ser que você considere que os problemas levaram ela pra situação de morte, mas ai é só tosco afirmar isso já que tudo o que você fizer vai te levar para uma situação de morte eventualmente.


Frk - Hunter

Kel Thuzad - Ally
Responder
#32
Culpa da vádia que não conseguiu segurar a buceta


[color="#CC0000"][size="7"]SLAAYEEERRR[/size]

[size="7"] SAATAAANNN[/size][/color]

Assinatura parcialmente editada.
Responder
#33
[quote name='FelipeFLU' timestamp='1415212876' post='3262776']

Eu não sei do que se trata negligencia médica, então vou ter cuidado a responder.



Das possibilidades que eu imagino:

- Um médico ve alguém morrendo na rua e, mesmo tendo todas as ferramentas necessárias para ajudar, decide não ajudar. Negligência, sem culpa.

- Um médico recebe um paciente, o negligencia e o paciente morre. Culpa do médico, uma vez que ele, por livre e espontânea vontade, assumiu a responsabilidade de cuidar de pacientes durante seu plantão. Ele assumiu a responsabilidade porque quis.



Mesma coisa seria se um pai visse um filho morrendo e não ajudasse. Ele, deliberadamente, assumiu a responsabilidade de ter um filho. Assim como o médico assumiu a responsabilidade de cuidar dos pacientes em seu horário de serviço.

[/quote]





[quote name='FelipeFLU' timestamp='1415214214' post='3262788']

???????????



Eu debati se era crime ou não? Voce concorda 100% com a legislação brasileira e tem sua moral e valores determinados pelo nosso código penal?



Eu discuti culpa. Leia de novo.

[/quote]



Sim, você tem culpa indireta na morte da pessoa, vc não fez ela está naquela situação, mas poderia ter feito algo para tira-la, logo tem culpa e cometeu um crime...



Entendeu oq quis dizer?


[size="5"]"Enquanto houver uma Estrela Solitária no céu, Urubu nenhum voa mais alto..!"[/size]

[Imagem: 117vkvp.jpg]
Responder
#34
[quote name='Espinafre' timestamp='1415215362' post='3262795']

Sim, você tem culpa indireta na morte da pessoa, vc não fez ela está naquela situação, mas poderia ter feito algo para tira-la, logo tem culpa e cometeu um crime...



Entendeu oq quis dizer?

[/quote]

A parte do cometer um crime eu entendi, e nem pretendo discutir porque não é discutivel.



A parte da culpa tenho imensa dificuldade de entender. Culpa é voce ser responsável pelo acontecimento de algo. Se voce não interferiu, nem a favor nem contra, como voce tem responsabilidade? Desde quando voce é responsável por uma situação que voce não criou? E ninguém tem que ajudar ninguém. Voce só tem culpa do que voce participa.



O fato de que eu poderia ajudar não modifica o fato de que não tem culpa. Existe nome pra isso, e é negliência. Voce poderia ajudar crianças na África passando fome agora, é parcialmente culpado pela morte delas.
Responder
#35
Culpa dela.



Ela poderia ter pego o Bang Boat e não precisaria de dinheiro para pagar a travessia <img src='http://forum.hangarnet.com.br/public/style_emoticons/<#EMO_DIR#>/wink.gif' class='bbc_emoticon' alt='Wink' />



http://www.bangboat.com/en/s1/home/


Oompa loompa doompety doo

I've got a perfect puzzle for you

Oompa loompa doompety dee

If you are wise you'll listen to me
Responder
#36
Com certeza a culpa é do PT.



Explico:



O louco estava solto - Falta de investimento do PT na saúde.

O louco teve um surto - Certamente foi atendido por um médico cubano.

O marido trabalhava muito - Culpa dos altos impostos do PT.

A mulher estava sem dinheiro consigo - Obviamente que temia por sua segurança, já que o PT não faz nada para melhorar o problema.

A mulher arrumou amante - Estava entediada. Provavelmente tinha curso superior, mas para quem não fez PRONATEC, não tem emprego.

O amante se recusou a ajudar - Ele faz parte da Nova Classe Média, e ganha só R$ 170,00

O barqueiro pediu R$ 30,00 - Ele não podia cobrar menos nem fazer de graça, por causa do aumento da gasolina de seu Fiat 147.

O amigo - Estava decepcionado com a conduta da mulher, porque recusou a 'treta' da Bolsa Família, que ele lhe oferecera meses antes.

A mulher decide tentar a sorte - Aprendeu a ser excessivamente otimista com as propagandas eleitorais do PT.



Portanto, fica claro que a culpa é do PT.
Responder
#37
[quote name='FelipeFLU' timestamp='1415216057' post='3262796']

A parte do cometer um crime eu entendi, e nem pretendo discutir porque não é discutivel.



A parte da culpa tenho imensa dificuldade de entender. Culpa é voce ser responsável pelo acontecimento de algo. Se voce não interferiu, nem a favor nem contra, como voce tem responsabilidade? Desde quando voce é responsável por uma situação que voce não criou? E ninguém tem que ajudar ninguém. Voce só tem culpa do que voce participa.



O fato de que eu poderia ajudar não modifica o fato de que não tem culpa. Existe nome pra isso, e é negliência. Voce poderia ajudar crianças na África passando fome agora, é parcialmente culpado pela morte delas.

[/quote]



Então, eu acho que essa é a questão, na minha opinião, se o caso for de vida ou morte e você tiver condições de ajudar a pessoa e não o fizer, você sim tem culpa na morte dela, como eu disse, não diretamente como o assassino mas indiretamente..



Se alguem souber msm poderia explicar ai, isso é o que eu acho..


[size="5"]"Enquanto houver uma Estrela Solitária no céu, Urubu nenhum voa mais alto..!"[/size]

[Imagem: 117vkvp.jpg]
Responder
#38
Não li o tópico e depois vou comparar minha resposta mas.



Louco < Mulher < Amante < Amigo < Homem < Barqueiro



Louco sendo o mais culpado e o barqueiro o menos.



O louco propriamente matou, logo, ele é o mais culpado. Se ele não tivesse matando ninguém não teria questão alguma.

A mulher sabendo que o sujeito estava matando, decidiu passar pela ponte mesmo assim.

O amante sabia da questão e ainda assim não quis ajudar, vem logo em seguida.

O amigo também sabia da questão, mas é menos culpado que o amante, ao menos pra mim, porque ele conhecia o marido e tinha porque não colaborar com alguém que, em tese, fez algo errado (trair).

O homem pra mim não tem culpa, ele sequer sabe da questão, mas existe a questão da suposta negligência que acarretou os eventos (ela sair com o amante).

E o barqueiro vem em último, ao menos porque a questão não envolve o conhecimento do banqueiro sobre o louco. Ele estava na beirada do rio e cobrava por um serviço, então ele estava distante do problema do louco.



Ps.: O louco, por ser louco, pode não ser punido pelo crime, mas ainda assim é o que acarretou a questão, ele cometeu o assassinato. Não é questão se ele vai ser punido ou não, mas sim, a responsabilidade pelo evento.



Pps.: Incrível a falta de capacidade do povo em responder a pergunta, no tópico inteiro tem o que? 3 respostas? Leiam a questão, ela não envolve resposta do tipo "apenas tantas pessoas são culpadas" e sim pede pra botar os 6 envolvidos em uma escala de culpa, sequer colocando possibilidade de estarem "o mesmo tanto culpados".
Responder
#39
[quote name='Espinafre' timestamp='1415216573' post='3262799']

Então, eu acho que essa é a questão, na minha opinião, se o caso for de vida ou morte e você tiver condições de ajudar a pessoa e não o fizer, você sim tem culpa na morte dela, como eu disse, não diretamente como o assassino mas indiretamente..



Se alguem souber msm poderia explicar ai, isso é o que eu acho..

[/quote]

Voce nunca vai poder culpar alguem por não tomar uma atitude que voce considera positiva. Voce pode se sentir pessoalmente culpado.



O que voce está dizendo é que humanos tem, de nascença, obrigações com outros. Pelo seu raciocinio, se alguem quiser se matar, é responsabilidade minha também, nao da pessoa.



Culpa envolve responsabilidade. E eu não consigo ver como uma pessoa é obrigada a ter responsabilidade com outro. Se um dia voce me ver morrendo e nao tiver a fim de me ajudar, tudo bem. Voce não tem responsabilidade nenhum comigo, não teve participação nas escolhas que me fizeram chegar na situação de precisar de ajuda. E eu não tenho responsabilidade com voce. Não sou seu escravo, voce também não é meu. Assim voce cuida da sua vida, das suas escolhas e dos riscos que essas escolhas trazem, sendo responsabilidade somente sua. E mesma coisa pra mim.
Responder
#40
[quote name='FelipeFLU' timestamp='1415216898' post='3262803']

Voce nunca vai poder culpar alguem por não tomar uma atitude que voce considera positiva. Voce pode se sentir pessoalmente culpado.



O que voce está dizendo é que humanos tem, de nascença, obrigações com outros. Pelo seu raciocinio, se alguem quiser se matar, é responsabilidade minha também, nao da pessoa.



Culpa envolve responsabilidade. E eu não consigo ver como uma pessoa é obrigada a ter responsabilidade com outro. Se um dia voce me ver morrendo e nao tiver a fim de me ajudar, tudo bem. Voce não tem responsabilidade nenhum comigo, não teve participação nas escolhas que me fizeram chegar na situação de precisar de ajuda. E eu não tenho responsabilidade com voce. Não sou seu escravo, voce também não é meu. Assim voce cuida da sua vida, das suas escolhas e dos riscos que essas escolhas trazem, sendo responsabilidade somente sua. E mesma coisa pra mim.

[/quote]

Acho que concordo. Mas não tanto assim. Meu pensamento sobre:



Culpa é sentimento. Sentimentos são respostas corporais pareadas a sistemas operantes, e o sistema operante que gera sentimento de culpa é uma incógnita, mas em geral, está relacionado a uma contravenção moral E/OU a negligência de uma atitude. O espinafre está falando da opinião dele quanto ao que é negligência, e eu concordo contigo dizendo que a noção dele tá ampla e forçada demais. Eu não me sinto culpado por ninguém morrer de fome na áfrica, eu não produzi esse evento, e nem mesmo em menor escala eu estou relacionado a produção desse. E mesmo se tivesse, simplesmente por não estar consciente da minha relação com o mesmo, eu não estaria sentindo culpa.



Então, ao menos pra mim, culpa é um sentimento produzido pela consciência da sua relação com um evento que o sujeito operante considera inadequado (mesmo se o mesmo não souber uma resposta mais adequada). Foda conceituar, mas culpa sem consciência é impossível e não dá pra negar isso.



E generalizando, acho que dá pra sentir culpa sobre absolutamente qualquer coisa se a pessoa forçar o suficiente.



E a questão só pergunta uma coisa simples: faça uma escala com os 6 personagens da história, do mais culpado para o menos culpado, quem traça a conjectura da culpa é você, e a resposta pode ser lida através da sua capacidade de inferência, e dá pra supor coisas como sua empatia, noção de lei, moral, e por ai segue.



Esses testes rolam muito em entrevista de emprego, em maior ou menor escala. Não existe resposta certa, mas existem toneladas de respostas erradas. Por exemplo, dizer que a mulher é a mais culpada de todas, pra uma entrevistadora mulher, com certeza vai ser a pior resposta que você pode dar. Dependendo, responder que o marido é o maior culpado pode ser um fake adequado caso a entrevistadora seja ou feminazi, por exemplo.
Responder


Saltar Fórum:


usuários a ver este tópico: 1 Visitante(s)