Mensagens: 641
Tópicos: 25
Registrado: Oct 2004
Reputação:
0
Apesar da enquete não ter taaantos votos assim para tirar uma conclusao, dar para ter uma ideia que não existe unanimidade quanto a(s) causa(s) da não popularidade do jogo no Brasil. Logo não existe UM ou DOIS motivos para isso que está acontecendo.
Na minha opinião é questão de ciclos de interesse mesmo. No Brasil, houve a época do FPS, agora é a época dos MOBA e, apesar de nunca ter ocorrido a época do RTS, ele já esteve mais na região de interesse há cerca de 5-10 anos atrás.
É como na música, tem uns anos que o poprock está mais forte, em outros é o axé/micaretas, agora é a porra do sertanejo/funk e as coisas vão se modificando naturalmente....
Mensagens: 2.861
Tópicos: 59
Registrado: Sep 2005
Reputação:
0
BNet lixo acho que foi o maior fator, voce está online com mais 50 mil pessoas, porem se sente sozinho.
[quote name='Yertzer' timestamp='1389820593' post='3142277']
Tem que prender o facebook. É excesso de liberdade de expressão.
[/quote]
Mensagens: 16.966
Tópicos: 140
Registrado: Dec 2007
Reputação:
4
[quote name='Rath' timestamp='1375816748' post='3076304']
BNet lixo acho que foi o maior fator, voce está online com mais 50 mil pessoas, porem se sente sozinho.
[/quote]
cara, ta ai uma coisa engraçada... eu acho que eu nunca fiz um e-amigo (oq era comum em qlqer outro jogo online) no sc2. Tipo, no diablo2 tu conseguia um clan só interagindo com gente que tu nunca viu na vida, o mesmo no bw na iccup, nem que fosse 4fun, o mesmo no dota, o mesmo em qlqer jogo que tenha um cenário competitivo. Só sc2 que tudo parece robozinho. Tu entra num game, gl hf, ggwp, e assim vai indo. Voce entra no bra-1, joga contra um cara, adiciona ele pra treinar mais vezes depois, o cara para de jogar ou voce... sei la, os jogos da blizzard ultimamente nao cultuam o social. Não só sc2, diablo3 é uma carniça pior ainda.
Mensagens: 1.748
Tópicos: 87
Registrado: Mar 2008
Reputação:
0
[quote name='Duolonn' timestamp='1375811825' post='3076255']
Com certeza é a segunda e a quarta opção.
Um jogo que não é muito atrativo de se ver/jogar devido suas mecânicas, com o sistema de deathballs + 1a, hard counters, a intensidade do gameplay do BW, por exemplo, era muito melhor. O cara ficava com aquela sensação "como ele fez isso?".
E o SC2 não é popular na Coreia porque é ruim mesmo, sul-coreanos tem um ótimo poder de compra e a melhor internet do mundo, o preço em si não é problema. E o LoL é o maior jogo "PAY-TO-WIN" da história comprando "runas" e "heros". Riot é gênio do empreendedorismo.
SPL Final 2013, SC2
SPL Final 2005, BW
Bônus: OSL 2012 Jangbi vs Fantasy, BW
Bônus: OSL 2010 Flash vs Effort, BW
Cadê o público sul coreano? Que ,tradicionalmente, adora RTS, o preço do ingresso continua o mesmo...
[/quote]
Só assistir o vídeo que eu postei nesse tópico. O kra, que está na coréia, explicou o por que disso. Sem contar que o sc2 está crescendo bem la agora, depois das mudanças nos pc bang's.
[quote name='Kilix' timestamp='1375819901' post='3076335']
cara, ta ai uma coisa engraçada... eu acho que eu nunca fiz um e-amigo (oq era comum em qlqer outro jogo online) no sc2. Tipo, no diablo2 tu conseguia um clan só interagindo com gente que tu nunca viu na vida, o mesmo no bw na iccup, nem que fosse 4fun, o mesmo no dota, o mesmo em qlqer jogo que tenha um cenário competitivo. Só sc2 que tudo parece robozinho. Tu entra num game, gl hf, ggwp, e assim vai indo. Voce entra no bra-1, joga contra um cara, adiciona ele pra treinar mais vezes depois, o cara para de jogar ou voce... sei la, os jogos da blizzard ultimamente nao cultuam o social. Não só sc2, diablo3 é uma carniça pior ainda.
[/quote]
Eu sempre entro no canal do day9, husky e do temp0, sempre tem gente por la interagindo.
Mensagens: 41
Tópicos: 0
Registrado: Apr 2009
Reputação:
0
08-06-2013, 06:28 PM
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 08-06-2013, 06:30 PM por Duolonn.)
[quote name='Kyoshiroi' timestamp='1375820423' post='3076344']
Só assistir o vídeo que eu postei nesse tópico. O kra, que está na coréia, explicou o por que disso. Sem contar que o sc2 está crescendo bem la agora, depois das mudanças nos pc bang's.
[/quote]
A explicação do Khaldor de ser free e a pirataria não é válida, eu já expliquei o porquê. Além do mais, ele vive do SC2 e nunca iria admitir uma coisa óbvia.
Mensagens: 16.966
Tópicos: 140
Registrado: Dec 2007
Reputação:
4
[quote name='Kyoshiroi' timestamp='1375820423' post='3076344']
Eu sempre entro no canal do day9, husky e do temp0, sempre tem gente por la interagindo.
[/quote]
ah sim... mas enfim, qdo o jogo lançou nem chat tinha. isso fodeu muita coisa. e você pelo menos sabe que esses canais existem, a maioria dos players brasileiros desconhecem, por exemplo
Mensagens: 1.748
Tópicos: 87
Registrado: Mar 2008
Reputação:
0
[quote name='Duolonn' timestamp='1375820895' post='3076349']
A explicação do Khaldor de ser free e a pirataria não é válida, eu já expliquei o porquê.[/quote]
Essa é a resposta?
[quote name='Duolonn' timestamp='1375811825' post='3076255']
E o SC2 não é popular na Coreia porque é ruim mesmo, sul-coreanos tem um ótimo poder de compra e a melhor internet do mundo, o preço em si não é problema.[/quote]
Claro que o preço é um problema. Sem contar que ele não só afirmou que o preço era um problema como também explicou o porque, demonstrando as peculiaridades sociológicas da coréia nesse ramo. Mesmo que os sul-coreanos gozassem de um dinheiro farto (o que não é verdade), a mudança de paradigma (agora ter que comprar o que antes você não precisava) leva com que aconteça certa recusa por parte dos consumidores, seja apenas num momento inicial ou não. Só lembrando que ele não só bateu nessa tecla (ter que pagar pelo jogo) no vídeo, como também falou de outros aspectos.
Agora, só uma correção: o starcraft 2 É popular na coréia, só não é mais popular que alguns jogos, porém continua tendo uma fanbase gigante com muitos campeonatos e eventos no decorrer do ano.
Porém isso tudo é papo do passado, o sc2 só está crescendo na coréia do sul e no mundo. Talvez para quem não acompanhe o cenário ele pareça pequeno, mas não é <img src='http://forum.hangarnet.com.br/public/style_emoticons/<#EMO_DIR#>/wink.gif' class='bbc_emoticon' alt='  ' />
Mensagens: 3.281
Tópicos: 113
Registrado: Jul 2002
Reputação:
0
08-07-2013, 01:19 AM
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 08-07-2013, 01:20 AM por S.Dragon[WoS].)
Hoje fui assistir a WCS europa e até me surpreendi com a quantidade de viewers (40k)... po, pra um group stage do RO16 não ta nada mal... eu esperava algo em torno de 10k-20k viewer.
Btw, teve uns jogos bem legais tirando os do stephano q resolveu aposentar.
Na minha opinião no brasil os problemas são esses:
- RTS são + difíceis q os mobas, q além de + fáceis são grátis. Fora isso RTS é um gênero que tem caído MUITO em popularidade.
- O principal (já citado aqui): A battle.net atual é um ambiente que não criou comunidades e não conseguiu reunir os jogadores brasileiros... eu mesmo quando entro me sinto "sozinho", e nunca joguei contra alguém do forum raras exceções de se encontrar no matchmaking. No BW isso era muito diferente, galera vivia nos canais, combinava jogos neles, os clans surgiam com naturalidade etc... no SC-2 os clans não surgiram pela b.net e sim pelos clans antigos de bw ou pela comunidade em foruns.
O jogo ao menos foi muito bem sucedido nos EUA e Europa e na korea ta correndo atrás do prejuízo, mas no brasil realmente foi mto fraco... é foda entrar no forum e não ver praticamente ninguém querendo discutir o jogo.
Mensagens: 18.442
Tópicos: 198
Registrado: Mar 2004
Reputação:
3
outra coisa
a propria blizzard meio que ligou o foda-se
pegaram um monte de gente com hack aí
gente smurfando no campeonato deles e não fizreram questao nenhuma de correr atrás
quando bania alguem era uns 3 meses depois
isso desanima também
Mensagens: 1.748
Tópicos: 87
Registrado: Mar 2008
Reputação:
0
[quote name='S.Dragon[WoS]' timestamp='1375845543' post='3076525']
Hoje fui assistir a WCS europa e até me surpreendi com a quantidade de viewers (40k)... po, pra um group stage do RO16 não ta nada mal... eu esperava algo em torno de 10k-20k viewer.
Btw, teve uns jogos bem legais tirando os do stephano q resolveu aposentar.
Na minha opinião no brasil os problemas são esses:
- RTS são + difíceis q os mobas, q além de + fáceis são grátis. Fora isso RTS é um gênero que tem caído MUITO em popularidade.
- O principal (já citado aqui): A battle.net atual é um ambiente que não criou comunidades e não conseguiu reunir os jogadores brasileiros... eu mesmo quando entro me sinto "sozinho", e nunca joguei contra alguém do forum raras exceções de se encontrar no matchmaking. No BW isso era muito diferente, galera vivia nos canais, combinava jogos neles, os clans surgiam com naturalidade etc... no SC-2 os clans não surgiram pela b.net e sim pelos clans antigos de bw ou pela comunidade em foruns.
O jogo ao menos foi muito bem sucedido nos EUA e Europa e na korea ta correndo atrás do prejuízo, mas no brasil realmente foi mto fraco... é foda entrar no forum e não ver praticamente ninguém querendo discutir o jogo.
[/quote]
A dreamhack open tinha dado 120k~ no twitch e 72k~ na tv sueca. Se a wcs não tivesse sido posta numa data tão podre ia ter uma boa quantidade de views com certeza.
Btw, a despedida do stephano:
http://www.youtube.com/watch?v=KRjvzh9zyZA
Não gostava muito dele, mas ele era engraçado.
|