[quote name='O segundo Sol' timestamp='1476707977' post='3450175']
Como escolher uma linguagem para começar a estudar? Eu aprendi um pouco de C na faculdade, bem básico mesmo, até os ponteiros mas n sei como ganhar dinheiro usando isso lol. Ouvi dizer que web programming é até melhor pq os programadores nessa área trabalham daqui do Brasil fazendo sites pra gringos. É verdade isso?
Vou começar no codecademy
[/quote]
Eu não posso lhe dar os caminhos das pedras, não sou da área, mas vou lhe contar algumas histórias.
Carrasco_Santo quando tinha 22/23 anos estava tentando se inserir no mercado de trabalho, como gostava de jogos, informática e já tinha feito antes um curso de Delphin e lógica de programação, resolveu fazer um curso básico de Linux. Após isto resolveu de maneira auto didata aprender Python. Quando estava pegando jeito para a coisa se sentiu muito pressionado por aos 24 anos ainda não ter um emprego bacana e resolveu estudar pra concurso e hoje Carrasco_Santo é concursado, mas ainda tem interesse na área de informática.
3 caras que Carrasco_Santo conheceu em 2002, o gordo, o moreno e o magro, gostavam muito de informática e Age of Empires 2 (que os 4 jogavam). Todos fizeram cursos de informática meia boca mas eram bem autodidatas.
O gordo era o mais deles, aprendeu banco de dados (MySQL), apache e PHP com apostilas da internet e fazendo sites a princípio de aprendizagem e depois com o primeiro emprego de modo profissionalizado. Saiu da empresa pequena para uma grande, que está até hoje, e hoje ganha 13k por mês. Aprendeu novas coisas, Javascript, OracleSQL e se formou em Criptografia, ele quer se dedicar a isto, quer trabalhar em uma gigante da informática no futuro.
O moreno não tenho contato com ele mais, mas por informações do gordo ele já foi para o lado da administração de sistemas Linux, deve ganhar por volta de 5K por mês. Fez certificações e cursos para aumentar seu curriculum.
O magro era mais promissor que o moreno, mas uma determinada fase da vida dele (lá pelos idos dos 15 anos) ele descobriu a putaria e mulherada, começou a farrear, foi pra academia e ficou bombado, era o que comia mais mulher dos 3, comia mulher a rodo. Passado vários anos, 2016, desempregado, gordo, uma namoradinha meia boca, não se dedicou aos outros a alguma área da informática nem porra nenhuma. É sustentado pela mãe.
O gordo deve ter 31/32, o moreno uns 29/30 e o magro (ex-bombado e agora gordo) tb 29/30.
O gordo é casado com a irmã do ex-bombado, mulher linda e inteligente, diferente do irmão.
Recentemente o sobrinho da minha namorada demonstrou interesse na área de informática e conversei com ele, fui conversar com o gordo e falei:
"E aí gordão, sobrinho da minha namorada está interessado em informática, o que vc recomenda pra ele aprender?"
"Recomendo ele aprender Java, Javascript e um banco de dados, pode ser PostgreSQL sem problema".
"Vc não recomenda PHP ou MySQL de primeira não? Foi por aí que vc começou"
"Se vc aprende Java e Javascript PHP é mamão com açúçar, com Portgre vc já começa em alto nível em banco de dados, MySQL quase ninguém sério usa".
"E o que você recomenda? Estudar por conta própria, ser autodidata igual vc foi?"
"Recomendo que ele faça curso destas coisas, apostila, vídeo de internet, etc, seria complemento, não principal. Eu perdi tempo demais sendo autodidata, mas era o que eu tinha na época, não tinha grana pra pagar curso. Se eu tivesse feito curso eu teria aprendido muito mais em menos tempo e com menos erro, teria aprendido de maneira mais otimizada."
E eis que aquele mito do DIY ou faça você mesmo, do autodidatismo, ficou um pouco abalado depois do relato do amigo gordo.
Mais um relato do gordo que me passou uma vez: "Mercado de informática tem muito profissional ruim, muitas vezes as empresas se vêem obrigadas a contratar um cara ruim ou meia boca pq falta profissional no mercado de trabalho, pra muitas empresas é melhor ter um cara bosta deste do que não ter ninguém, já cansei de ajudar contratados lá na empresa que não sabia coisas que deveria saber e eu tinha que fazer a parte do moleque".
Por fim uma outra história de outro gordo que Carrasco_Santo conhece. Era terceirizado no órgão público, o mesmo terminou o curso de Sistemas de Informação e ganhou uma oportunidade um estágio interessante, mas que pagava bem menos o que ele ganhava na época como terceirizado. Ele estava receioso de sair, já que tinha "estabilidade" como terceirizado, enquanto todos os colegas falavam para ele não se arriscar, já que não se sabe o dia de amanhã, Carrasco_Santo foi um dos poucos que falou pra ele "Vai e não tenha medo". Resultado, ganha 6k por mês atualmente.
Resumindo:
- Se vc não acha chato esta parte de informática, faça.
- Se tiver condições, faça curso para otimizar os resultados, se não tiver, se vira com apostila, tutorial, vídeos, etc.
- Se dedique, fique bom, existe um espaço do caralho na informática pra profissional bom (não estou dizendo excelente ou top de linha), devido a quantidade de cara ruim na área.
- É uma das poucas profissões que lhe permitem ir trabalhar no exterior sem problemas se você tiver excelente qualidade técnica. Cansou do Bananil? Bye sem medo.
"Acreditar é mais fácil do que pensar. Daí existem muito mais crentes do que pensadores." (Bruce Calvert)